X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Colaborativo

De olho no mercado online

Mercado Online

Nunca foi tão fácil empreender, começar o próprio negócio, do que agora, na era da internet. Hoje, com uma série de ferramentas gratuitas à nossa disposição, cursos e métodos de aprendizado online e com absolutamente nada para investir, é possível começar uma nova carreira, um novo negócio na internet


Nunca foi tão fácil empreender, começar o próprio negócio, do que agora, na era da internet. Hoje, com uma série de ferramentas gratuitas à nossa disposição, cursos e métodos de aprendizado online e com absolutamente nada para investir, é possível começar uma nova carreira, um novo negócio na internet

O mercado online tem vaga para diversos perfis de profissionais: se você é um prestador de serviços, um comerciante, um produtor de conteúdo ou um empreendedor, você com certeza terá bastante espaço para prosperar no mundo online. Esse mercado, para se desenvolver e se especializar até o nível que se encontra hoje, criou novas necessidades e, com isso, novas oportunidades de trabalho.

É um mercado novo que, embora esteja submetido a regras de negócios que se pode aprender em um curso universitário, depende do uso e do conhecimento de ferramentas muito recentes, ou seja, que não são ensinadas nas faculdades.

BlogÉ simples de entender. Você precisa de faculdade para montar uma loja, por exemplo? Para trabalhar como ilustrador, programador ou tradutor? Não. Da mesma forma, existe no mercado online um grande número de carreiras bem promissoras que, para serem seguidas, basta um pouco de curiosidade, disposição e uma conexão com a internet!

Mas que tantas oportunidades são essas na internet? Que tal listarmos alguns casos concretos para que a visualização fique mais clara?

A internet é um território de compra e venda de produtos. E onde existe compra e venda, existe publicidade, propaganda e gente querendo expor a sua marca e a sua mercadoria. E esse processo de divulgação gera diversas necessidades que são supridas por trabalhadores freelancer.

Escritores, programadores, designers, tradutores, ilustradores, produtores de filmes, fotógrafos, marqueteiros, e uma série de outros profissionais estão envolvidos nesse processo em menor ou maior escala, de acordo com cada produto, cada serviço. Para operacionalizar essa contratação, alguns sites foram criados para atender essa demanda. Sites como Odesk, ou Elance, reúnem milhares de ofertas de tarefas a serem desempenhadas, bem como outros milhares de perfis de profissionais dispostos a suprir essa demanda.

Você paga e recebe por meios eletrônicos, como cartão de crédito ou paypal, e pode sacar o dinheiro que ganha diretamente para sua conta bancária. Tudo isso trabalhando de casa para pessoas que nunca conheceu pessoalmente.

E-commerceNão só isso, você pode inclusive começar a vender produtos na internet. Mesmo sem ter a menor ideia de programação de HTML ou possuir uma fábrica de qualquer coisa. Uma das maiores demandas do mercado online é a facilitação de tarefas técnicas para que todo mundo que saiba apenas ler e escrever consiga se virar muito bem quando enfrentar alguma dificuldade ou uma barreira que seja de conhecimento técnico.

Ou seja, hoje, você não precisa saber nada de programação para montar um site e publicá-lo na internet. Da mesma forma, transformar esse site em uma loja virtual é tão complicado como baixar um arquivo. Ferramentas como o WordPress criam modelos e padrões que funcionam para determinadas tarefas – você simplesmente instala um “módulo de loja virtual” no seu site e ela está pronta.

Quanto aos produtos para vender, você não precisa ter nenhum. Exportadoras de diversos países – como Estados Unidos e China – oferecem um serviço chamado de DropShipping, que funciona da seguinte maneira. Você monta uma loja virtual, atende o cliente, recebe o pagamento e compra da exportadora. Ela se responsabiliza em vender pra você mais barato e enviar o produto diretamente para o seu cliente. Você não precisa cuidar de estoque nem de logística para ter a sua loja virtual hoje!

E ainda há muito espaço para aqueles que querem ser blogueiros profissionais, escrevendo sobre assuntos que gostam. Se você conseguir um grande número de pessoas, em torno de qualquer interesse que seja, começa a reunir uma audiência com determinado poder econômico.

Existem ofertas disponíveis para todo tipo de público na internet e, não importa se o seu blog é para homens ou mulheres, crianças ou adultos; vai existir algum sistema para transformar essa audiência em algo rentável – sejam anúncios que pagaram você a cada clique recebido, sejam produtos e serviços que podem ajudar o seu público em alguma coisa. O próprio Google disponibiliza um sistema chamado Google Adsense, no qual os blogueiros podem inserir anúncios relevantes à sua audiência e receber um pagamento a cada clique gerado.

As oportunidades não param de aparecer na internet. Se você é um curioso por natureza, disposto a aprender coisas novas, saiba que existe um mundo enorme de possibilidade à sua frente. Basta saber aproveitá-lo.

Texto escrito por Henrique Fogli, blogueiro profissional, empreendedor online e leitor do Jornal do Empreendedor. Em um dos seus sites ele disponibiliza uma série de dicas para aqueles que querem começar uma carreira diferente, aprender como ganhar dinheiro na internet e trabalhar em casa.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot