Sabe aquele livro que você acha que deveria ter lido? Ele está nessa lista
Na semana passada, listamos a primeira parte dos livros que podem mudar a sua vida e sua perspectiva.
Se você não leu a primeira parte dos 24 livros que você provavelmente nunca ouviu falar mas vão mudar a sua vida, precisa ler para que essa parte faça sentido. Se você leu, aqui está a continuação.
Ryan Holiday acredita que não conseguimos ser diferente se não agimos diferente. E não conseguimos sermos profissionais brilhantes, fazendo as mesmas coisas que outros profissionais comuns fazem.
Então, para ser mais do que um profissional razoável, aqui vão mais alguns livros úteis.
#11. My Life and Battles, por Jack Johnson
Este é um livro perdido que saiu de uma série de peças que Johnson – talvez o maior pugilista de todos os tempos – escreveu para um jornal francês, em 1911.
Não é muito tempo, mas é cheio de estratégias muito interessantes e anedotas. Você tem a sensação de que ele era incrivelmente inteligente e sensível.
Quem sabe o lugar que ele ocuparia na nossa cultura e história, se houvesse sido preterido pelo racismo e as pessoas realmente más que o subjugaram? Mas apesar de tudo isso, ele estava sempre sorrindo.
Como Jack London afirma após a mais famosa luta de Johnson: “Ninguém entende ele, este homem que sorri. A história da luta é a história de um sorriso. Se alguma vez um homem foi vencido por algo mais cansativo do que um sorriso, Johnson venceu hoje”.
#12. Company K, de William March
De longe o melhor livro já escrito sobre a Primeira Guerra Mundial.
Mas esse é o problema, a Primeira Guerra Mundial foi horrível, talvez a coisa mais terrível do século 20. E este livro é esquecido justamente porque retrata a guerra e sua inutilidade muito realista.
Queremos saber, mas nós realmente não quero saber.
#13. Babbitt, de Sinclair Lewis
Eu não acho que havia alguém na década de 1920 que teria acreditado que este livro seria completamente esquecido.
Ele estava destinado a ser um romance crítico clássico do sonho americano. Você não pode ler nada sobre os anos 20 e 30 que não comenta Babbitt (que vendeu 130 mil cópias no primeiro ano).
Chamar alguém de “Babbitt” era considerado um insulto e a frase se tornou um tema constante de conversa na mídia e literatura.
No entanto, aqui estamos 80-90 anos mais tarde: você provavelmente nunca ouviu falar do termo ou do livro. Talvez seja porque a sátira mordaz do subúrbio da classe média americana corta mais fundo agora do que na época.
Não importa se o livro é antigo, ainda é muito engraçado e em sua essência, uma crítica de conformidade e que Thoreau chamou de “vida de desespero silencioso”.
#14. Asylum: Na Alcoholic Takes the Cure, de William Seabrook
Em 1934, William Seabrook foi um dos jornalistas mais famosos do mundo. Ele também era um alcoólatra.
Mas não havia tratamento para a sua doença. Assim, ele se internou em um asilo de loucos. Lá, a partir da perspectiva de um escritor de viagens, ele descreveu sua própria viagem.
Em uma base regular, ele diz coisas tão claras, e autoconscientes que você fica atordoado de como um viciado poderia tê-lo escrito em estado de choque. No entanto, todos os seus livros estão esgotados e difíceis de encontrar.
É preciso mergulhar em fontes diferentes
Essa é a única maneira de conseguirmos nos tornar profissionais e pessoas acimas da média.
Assim, mergulhe em novas fontes de conhecimento e literatura. Há muitas coisas que os textos clássicos podem nos ensinar, mas existem muitas outras escondidas em outros textos esquecidos, que nos despertam a criatividade e o desempenho acima da média.
A lista ainda não acabou. Em breve voltamos com mais um capítulo dos livros que você precisa ler.
___
Este artigo foi adaptado do original, “24 Books You’ve Probably Never Heard of But Will Change Your Life”, do Ryan Holiday.