Entenda as 3 características que estão por trás de um growth hacker
Os growth hackers estão deixando sua marca nas startups de tecnologia norte-americanas. Postagens de empregos estão surgindo em toda a web procurando um growth hacker. Em breve essa tendência vai se espalhar por aqui.
Empresas em todas as fases, e não apenas startups estão ansiosas para encontrar esses profissionais e, muitas vezes recrutam de maneira tão agressiva pessoas para responderem pelo crescimento, como para outras vagas.
Sean Ellis estava certo criou o termo growth hacker em 2010. Apesar da agitação em torno dos growth hackers, a maioria das empresas não estão cientes do verdadeiro significado do growth hacking além do reconhecimento de que eles fazem coisas crescer, ou ganhar novos usuários.
Diferente da maioria das profissões em tecnologia, um growth hacker não é um profissional com um conjunto determinado de habilidades ou conhecimentos.
Dan Martell, fundador da Clarity afirma que o growth hacking é uma atitude, muito mais do que um conjunto de ferramentas.
Growth hacker têm uma atitude comum, o processo de investigação interna e a mentalidade única entre tecnólogos e profissionais do marketing.
Essa mentalidade orientada a dados, criatividade e curiosidade, permite que um growth hacker atinja uma crescente base de usuários na casa dos milhões.
Dados
Growth hackers têm uma paixão pelas métricas e indicativos. Sem métricas ou dados, um growth hacker pode se sentir fora do lugar e desconfortavelmente exposto.
Esta forte inclinação para os dados leva o growth hacker longe das métricas da vaidade. Dados e métricas são fundamentais para a forma científica com que um growth hacker descobre um caminho para o crescimento.
Ao invés de olhar para métricas como estritamente um mecanismo de comunicação de dados, o growth hacker enxergam os dados tanto como inspiração para um produto melhor, como um teste.
Esta abordagem científica para o crescimento é chamada de distribuição de engenharia. Os melhores growth hackers adotam uma abordagem rigorosa, empírica para o crescimento e distribuição.
O foco de um growth hacker é alcançar o crescimento através da iteração de métricas específicas.
Essas métricas podem ser qualquer coisa, desde uma taxa de inscrição de conversão, até mesmos um coeficiente viral. Os dados inspiram novos produtos e segmentações coerentes.
Criatividade
Michael Birch, um dos primeiros growth hacker e fundador da Bebo afirma que o growth hacking é uma arte, e não uma ciência. Embora dirigido por dados e métricas, os growth hackers também são solucionadores de problemas criativos.
Um growth hacker tem uma destreza mental vibrante que sempre está pensando em novas maneiras de adquirir novos usuários. Eles não param de analisar dados para construir novas e desconhecidas fronteiras para encontrar o crescimento.
Você é bom com ambos os lados do seu cérebro? Se você for apenas criativo, nunca vai saber o quão boas são as suas ideias. Se você só tem mentalidade analítica, então você vai saber exatamente o quão ruim são suas ideias.
As pessoas criativas intuitivamente concebem o que é melhor para o usuário, enquanto as pessoas orientadas a dados fornecem grandes insights.
Os verdadeiros unicórnios são aqueles que podem ir do início ao fim, projetando, construindo, medindo, analisando e interagindo combinando intuição e análise em profundidade.
A combinação de uma mentalidade criativa e analítica permite que um growth hacker tenha uma imagem coerente e sistêmica do produto.
Curiosidade
Um growth hacker tem o fascínio no porque os visitantes escolhem ser usuários e se envolvem por alguns produtos. Com os usuários distraídos de hoje, os growth hackers estão habitualmente explorando para encontrar novas maneiras de empurrar os indicadores para cima.
Um growth hacker nunca para. O próprio Facebook ainda tem uma equipe de crescimento, mesmo com 1 bilhão de usuários ativos. Growth hackers são constantemente curiosos e têm um desejo insaciável de aprender.
Essa curiosidade leva a uma compreensão do produto e experiência do usuário muito além da superfície. Um growth hacker deseja entender a mentalidade do usuário para poder replicar seu método com cada vez mais usuários.
Essas são as características do growth hacker
Growth hackers são uma raça rara e altamente improvável. Uma mistura de dados, criatividade e curiosidade.
Como é um campo novo, e bem dimensionado, alguns acreditam que, atualmente existem apenas uns poucos profissionais em atividade, no Vale do Silício.
Embora eles sejam um número pequeno agora, não há teto de vidro e a porta está aberta para todos.
A maioria dos growth hackers aprenderam com a necessidade de iniciar uma empresa com um orçamento de marketing zero.
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Este artigo foi adaptado do, “Defining A Growth Hacker: Three Common Characteristics”, do TechCrunch.