Quer tirar a prova de que está investindo em marketing de conteúdo do jeito certo? Aqui estão algumas ideias
É muito bom ter exemplos para se seguir. As empresas estão sempre lutando com suas estratégias de conteúdo, tentando encontrar seu público, fazer a audiência crescer, e não têm a menor ideia do que estão fazendo.
Muitas vezes, a melhor maneira de começar e olhar para as empresas que estão fazendo a coisa direito.
Todas as ferramentas que você precisa para praticar o bom marketing de conteúdo estão por aí.
Não há nenhum código secreto, nenhum truque estranho. Tudo se trata de arregaçar as mangas e começar a fazer bem feito. As 6 empresas abaixo são respeitáveis pela maneira com que praticam o marketing de conteúdo.
#1. Buffer
O que eles fazem
Um conselho que sempre damos para empresas é sobre transparência e coerência. Buffer, o aplicativo de gerenciamento de mídias sociais criou um blog chamado Buffer Open, e faz exatamente isso.
O blog discute tudo, de estatísticas da empresa, passando por informações de salários, até mesmo decisões do RH da empresa.
Por que são bons?
Eles incentivam uma cultura de abertura que se tornou contagiosa. Isso funciona para eles, porque eles têm grandes números para apresentar.
Com esse tipo de informação eles criam conteúdo que se torna uma ferramenta de ensino com base em seu próprio negócio (como contratar, determinar a escala de pagamento, e etc.).
Eles também têm uma abordagem extremamente orgânica para guest posts e construção do relacionamento.
Eles não estão apenas atraindo influenciadores, mas também futuros funcionários.
#2. KISSmetrics
O que eles fazem
Algo que sempre estressa as empresas é a produção de mensagens e novos conteúdos diariamente. Algumas empresas produzem mais de 30 mensagens de conteúdo por mês, fora outros trabalhos.
A KISSmetrics, e o cara por trás dela, ou à frente, Neil Patel, sabem muito bem da importância dessas mensagens.
Eles estão a todo momento lançando infográficos, webinars e guias de marketing, na mesma velocidade com que coelhos se reproduzem. Todo objetivo do blog é ser um recurso sempre atual para marketing de conteúdo.
Por que são bons?
Por que será que o marketing de conteúdo do KISSmetrics funciona tão bem? Eles dominam muito bem os números.
O bom conteúdo não é apenas sobre escrever com tempo livre: as vezes você tem que pagar para jogar. Neil divulgou os custos (e os grandes benefícios) que o conteúdo traz para a KISSmetrics.
Ao longo de 2 anos, Neil gastou mais de 28 mil dólares em 47 infográficos (cerca de 600 dólares por produção). Como resultado, ele obteve:
- Mais de 2,5 milhões de visitantes.
- Mais de 40 mil backlinks de mais 3,5 mil domínios únicos.
- Mais de 41 mil interações no Twitter.
- Mais de 20 mil curtidas no Facebook.
#3. Hubspot
O que eles fazem
Você precisa transformar o seu conteúdo em uma conversa. O Hubspot começou a fazer isso extraordinariamente bem.
Eles têm um blog de renome, modelado após as facetas de seu próprio software. Ele está dividido em 3 categorias: marketing, vendas e publicidade.
Eles fornecem insights em cada 1 desses 3 mundos, não necessariamente relacionado com o que estão fazendo. Eles estão apenas falando para as pessoas que se encaixam nessas 3 categorias.
Por que são bons?
Por produzirem um software, eles foram capazes de estabelecer rapidamente um público maciço em torno de dicas práticas, a cargo de soluções criadas por seu próprio produto.
Eles não têm vergonha de serem uma empresa de software, o que ajuda a aumentar a sua credibilidade com base naquilo que falam sobre novas estratégias nessas 3 categorias.
#4. Mention
O que eles fazem
Além de ser um blog fresco com conteúdo regular, você precisa empurrar as pessoas para um jogo social forte.
Você precisa chegar e se comunicar com outros influenciadores, se você quiser se tornar uma parte relevante de toda a discussão. A Mention entende bem isso.
Eles têm guest posts, podcasts e webinars, todos baseados em se tornarem mais relevantes no mundo do marketing de conteúdo.
Por que são bons?
O Mention é uma ferramenta desenhada para impulsionar o engajamento e as conversas, o que significa que eles têm dados incríveis sobre o que as pessoas estão dizendo.
Eles podem trazer influenciadores de ponta para os blogs e podcasts, e estão na vanguarda das conversas, simplesmente usando suas próprias ferramentas.
#5. When I Work
O que eles fazem
O When I Work tem um blog abrangente que tem como alvo as práticas de pequenos negócios, bem como dicas universais para o crescimento do marketing de conteúdo.
Uma parte disso vem em conteúdos regulares. Eles também possuem uma campanha de e-mail chamada “Crash Course To Better Schedulling” em um Q&A com especialistas do mercado.
Por que são bons?
Como uma ferramenta que tem como alvo os pequenos empreendedores, bem como os funcionários, eles têm uma faixa ampla quando se trata de potenciais audiências.
E pelo blog também ser sobre marketing de conteúdo, eles têm a oportunidade de apelar aos jovens empreendedores que estão buscando expandir seus negócios físicos e online, com seus funcionários ao alcance de seu site.
#6. SEMrush
O que eles fazem
Mesmo que você não pense em si mesmo como um influenciador, seu blog pode ter um conteúdo valioso porque você se envolve com pessoas influentes.
O SEMrush, enquanto é um site bastante influente, convida outros profissionais de SEO e influenciadores para o seu blog, para fazer exatamente isso. Eles sediam chats no Twitter e produzem resumos semanais de conteúdo.
Eles estão se engajando na cultura mais ampla do SEO em geral, dando às pessoas um recurso para encontrarem o melhor material sobre o assunto, tudo em seu site.
Por que são bons
O produto atrai pessoas que estão a procura da vanguarda de uma tendência, e que são orientados a dados. As pessoas estão usando o SEMrush para aprender sobre o próximo movimento.
Por ter influenciadores vindo a bordo, eles estão dando aos clientes uma oportunidade ao vivo para ouvir sobre a próxima tendência, e sobre como chegar à frente dela.
Você está pronto para aprender com esses exemplos?
Agora que você já tem alguns exemplos do que algumas empresas estão fazendo no marketing de conteúdo, sabe o que precisa fazer para se tornar uma empresa de destaque online.
Por isso, arregace as mangas e comece a trabalhar. Em breve vamos fazer uma compilação de 6 empresas nacionais que fazem conteúdo do jeito certo, e seria muito bom dar destaque à sua empresa.
___
Este artigo foi adaptado do original, “6 Companies Doing Content Marketing Right”, do ContentMarketer.io.