Veja como criar um processo de experiências de marketing que assegurem o crescimento de sua startup
Você já parou para pensar como faz marketing online para a sua empresa ou startup? Toda empresa que se preze precisa pensar em como progredir o seu marketing.
E para isso, um processo sobre as experiências de marketing é uma das maiores vantagens competitivas que uma empresa pode ter.
Assim, muitos profissionais de marketing tentam táticas e nunca documentam os seus resultados. Pior do que isso é que o aprendizado muitas vezes não é documentado.
Este aqui é a experimentação do processo de marketing para startups. E algumas coisas que todas as startups devem ter em mente durante o estabelecimento de um processo de marketing.
Regra #1: você não tem todas as respostas
Um dos maiores problemas com a experimentação de marketing é como as ideias são geradas.
Ideias são apenas um pequeno passo no todo e, fazer com que as pessoas acumulem ideias para teste é uma receita para o desastre.
Infelizmente não podemos acreditar na intuição, uma vez que eles vão demandar centenas de horas usando os produtos e dificultará a iteração. Portanto, a experimentação é a melhor, se não única, saída.
Regra #2: os clientes possuem as chaves para o crescimento
Se você tem planos para aumentar o seu negócio, você precisa cobrar por ele de alguma maneira.
Quem paga você? Seus clientes.
Simplificando, os clientes são as chaves para o sucesso. É sua tarefa descobrir o que eles gostaram ou não sobre a sua oferta e melhorar o seu produto com base nesse feedback.
Isso é absurdamente simples, mas extremamente importante.
Uma boa pergunta a fazer para os clientes é: quais são os sites que você consulta para se manter atualizado sobre o seu setor?
Assim, pelo ponto de vista de marketing, sabemos exatamente os canais que podemos alcançar. É bom você saber quais blogs, autores e influenciadores seus clientes escutam para conseguir ser relevantes a eles.
Regra #3: feedback qualitativo é fundamental
O feedback de qualidade é muito importante. É rico em insight, quando normalmente vem direto dos clientes, e dá um ponto de partida para criar novas experiências.
Aqui vai um exemplo: a sua empresa está executando uma experiência, e para isso temos 2 equipes com a tarefa de chegar com ideias de experimentos que podem ser executados (testes A/B, mudanças, etc.).
- O time A decide chamar clientes, instala SnapEngage ou Qualarro no site e vai direto procurar os obstáculos do investidor.
- A equipe B decide escavar as estatísticas do Google Analytics, Mixpanel ou KISSmetrics. Eles tomam uma abordagem quantitativo e criam um acúmulo de experiências.
O ponto nesse exemplo é que os experimentos executados devem ter feedback qualitativo como fundição. Você precisa medir resultados com ferramentas de análise, mas essas ferramentas não devem ser a fonte de suas ideias.
É preferível ouvir um cliente dizer que o processo de integração é confuso e perguntar a eles por quê, do que cavar em torno de análises e tirar as próprias conclusões.
Regra #4: tempo de experimento é a sua vantagem competitiva
Você sabe o que esmaga a sua concorrência? O que faz que ninguém mais faz? Aprenda mais rápido do que a concorrência o que os esmaga.
É por isso que tudo é uma questão de processo. Digamos que o Uber tenha 10 experiências de marketing por semana, e eles encontram uma experiência vencedora.
Por outro lado, o Lyft tem executado 5 experiências de marketing por semana, e eles chegam a essa mesma experiência vencedora.
A pergunta é, quem ganha? O Uber.
É por isso que a organização adequada de seus experimentos é importante. Sua experiência depende de algumas peças críticas:
- Experiências conflitantes (muitas vezes você pode executar vários testes de uma vez, apenas certifique-se de que elas não entram em conflito).
- Como podemos medir o sucesso?
- Qual é o próximo experimento?
Um negócio que está sempre sendo testado é um negócio que está sempre aprendendo.
Regra #5: documente as suas experiências
Não se engane, documentar as experiências do passado pode ser chato, mas é um ponto chave.
Muitas vezes, os profissionais de marketing gostam de manter os resultados na cabeça, mas a documentação adequada é fundamental, especialmente quando você trabalha em equipe.
Documente as principais métricas, as datas em que as experiências aconteceram, e se o teste teve algum vencedor, ou não surtiu nenhum efeito.
Uma planilha é a melhor solução que você pode encontrar para documentar o que está fazendo, sem esquecer as experiências passadas.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Startup Marketer’s Experimentation Process”, de Luke Thomas.