Via de regra, o marketing de conteúdo precisa vencer 3 desafios para funcionar
Ao longo dos últimos 6 meses o pessoal do Percolate passou grande parte do seu tempo conversando com marcas grandes e pequenas para identificar os desafios e as chaves do marketing de conteúdo.
Enquanto cada marca tem uma percepção sobre o conteúdo e, não existe regra do sucesso a Percolate encontrou 3 grandes desafios que foram compartilhados com todos os mercados produtores de conteúdo.
Esses desafios conduziram à necessidade de uma abordagem mais sistêmica para a criação dos conteúdos e será imprescindível nos profissionais de conteúdo em um futuro próximo.
Vamos a eles.
#1. Como criar conteúdo de maneira mais eficiente?
Como já descrito em “The Content Marketing Revolution”, a escala e o ritmo de compartilhamento nas mídias sociais agora é medido em não milhões, mas bilhões, tanto em termos de audiência quanto em peças de conteúdo.
Vivemos em um mundo dominado por social mobile, engolido por fluxos infinitos de conteúdo gerado pelos usuários. O que precisamos é de uma maior eficiência, o que só pode vir com novos processos e sistemas.
As linhas de montagem implementadas por Henry Ford era capaz de produzir 8 vezes mais carro do que antes, fazendo com que um novo modelo do Ford T ficasse pronto rapidamente.
Cada montadora foi forçada a adotar esse modelo ou desistir do mercado. Da mesma forma, as marcas precisa adotar novas tecnologias que aumentam a eficiência se eles quiserem lidar com o volume de novos posts, fotos, vídeos tweets e comentários existentes.
Mas a velocidade e a escala são apenas uma parte dessa equação.
#2. Como criar conteúdo mais eficaz?
Gestores de comunidades precisam entender o tipo de impacto que o seu conteúdo realmente tem, e como eles podem aumentar esse impacto.
Além do mais, como novas opções de segmentação, mercados e plataformas surgem, e estes desafios crescem em escala e complexidade.
É por esta razão que vemos uma necessidade real de marcas modernas encontrarem maneiras de simplificar e introduzir a automação de marketing em cada etapa do processo de marketing de conteúdo.
#3. Como criar conteúdo que seja consistente com a marca?
A consistência é o desafio final, aquele que os maiores profissionais de equipes de crescimento e equipes de marketing apontam.
Conforme as marcas vão se expandindo e diversificam a sua pegada digital, as equipes de marketing precisam se certificar de que a equidade do núcleo e a identidade da marca que eles representam é preservada ao longo de cada parte do conteúdo.
Perder o controle da mensagem, em nome da velocidade e do volume nunca é um bom negócio, especialmente quando as marcas são tão publicamente humilhadas em seus tropeços nas mídias sociais.
Este problema é ainda mais agudo em um ambiente global, onde as diferenças culturais entre as regiões e os dados demográficos do público podem levar grandes desafios para a consistência.
A solução
Qual é a respostas para esses desafios? A solução pode estar nos 7 blocos de construção de conteúdo. Eles são o primeiro passo para a sistematização: a criação de um conjunto de regras que governa cada parte do conteúdo que criamos.
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Este artigo foi adaptado do original, “3 Things That Hold Back Your Content Marketing”, do Percolate.