A sua empresa precisa começar a se relacionar bem com a imprensa? Aqui está por onde começar
Conseguir a atenção da imprensa pode ser uma das melhores maneiras de construir sua marca e espalhar palavras sobre sua empresa.
Mas provocar o interesse da mídia pode ser difícil. Como tudo no mundo dos negócios, isso exige um plano bem pensado, um foco na construção de relacionamentos e um pitch articulado.
Relações públicas possui a capacidade de moldar a história que você e os outros dizem sobre sua marca. Isso pode mudar a percepção do público e criar um impulso para o seu negócio.
Antes de começar a tentar obter mídia, vamos refletir um pouco:
- Qual é a sua história?
- Quem estaria interessado?
- Quando você quer contar a sua história?
- Por que é importante agora?
- De que maneira a sua história é única?
#1. Saber que é notícia
O que você têm feito é interessante? Um dos erros que as pessoas cometem é lançar sua empresa sem pensar sobre o que é notícia. Essas são algumas das principais razões que você pode usar um jornalista para promover a sua empresa:
- Lançamento da Empresa.
- Lançamento de produto.
- Notícias ou pesquisas.
- Resposta a um evento de notícias.
- Parcerias.
- Financiamentos ou investimentos.
- Um próximo evento.
Notícias precisam ter algo “novo”. Certifique-se de que você considera isso antes de lançar algo.
Os jornalistas estão sempre à procura de boas histórias, no entanto não vão cobrir algo que não seja interessante.
#2. Seja conciso
Não perca o tempo de um jornalista com muitos textos no primeiro contato.
Envie um pequeno e-mail se apresentando e explicando as notícias que você precisa compartilhar. Se eles estiverem interessados, envie a oferta através de um comunicado de imprensa com mais detalhes.
Segundo pesquisa da Ragan, os métodos preferidos para os jornalistas serem são: e-mail, telefone e LinkedIn.
Descubra como um jornalista gosta de receber as suas informações, perguntando a primeira vez que você entrar em contato.
#3. Encontre o jornalista certo
O envio de e-mails para um jornalista que não cobre a sua área é um grande erro. Se você está lançando um aplicativo, não vá incomodarum jornalista político. Se você está lançando um novo aplicativo, encontre um jornalista que tende a cobrir lançamentos de aplicativos.
#4. Seja útil
Coloque junto no kit de imprensa todas as informações relevantes. Você pode carregar no Dropbox ou Google Drive.
Para começar, inclua os seguintes elementos:
- Press release.
- Fotos de alta qualidade.
- Logos e imagens (se aplicável).
- FAQ ou fichas informativas.
- Vídeos.
Quanto mais você puder oferecer, mais fácil fica para um jornalista escrever sua história. Algumas publicações vão enviar o seu próprio fotógrafo para obterem fotos exclusivas.
Torne-se disponível para entrevistas e fotografias. Pense cuidadosamente sobre a imagem que você deseja transmitir.
Como isso vai ter impacto no que você veste, onde você tira as fotos e as informações que você fornece?
#5. Ofereça algo único
O que você pode oferecer que é único? Um jornalista não quer escrever a mesma história que outra publicação.
Você pode pensar em oferecer uma publicação exclusiva para quem você acha que seria o mais interessado ou apropriado para cobrir a sua história.
#6. Pense a longo prazo
Trate o RP como qualquer outro relacionamento comercial. Você precisa investir tempo e energia para conhecer diferentes jornalistas.
Faça o seu melhor para responder rapidamente as informações relevantes, e não seja agressivo.
Todos nós odiamos sermos assediados por vendedores no telefone. Lembre-se de cada vez que você falar com um jornalista estará adicionando a sua própria impressão.
Certifique-se de que você está construindo um bom relacionamento.
Relações públicas é a maneira que você apresenta o seu negócio para o mundo
É a marca que você constrói. Comece a pensar sobre a história que você quer dizer, então, determine quais os canais que você pode usar para compartilhar essa história.
Antes de começar coletar jornalistas, pense sobre a história que você quer dizer e se são oportunas e relevantes.
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Este artigo foi adaptado do original, “Your Complete Guide to PR”, do blog do Canva.