Quer saber por onde começar a construir uma empresa de sucesso? A resposta está no conteúdo, não no produto
A pergunta que não quer calar, para muitos empreendedores é, como construir uma audiência e validar os clientes sem criar um produto e ficar esperando que as pessoas gostem?
A resposta para isso está no conteúdo.
Por que a boa estratégia de conteúdo é fundamental para o seu negócio
Construir um produto gasta muito tempo e dinheiro. Você não gostaria de ter certeza que as pessoas vão comprar antes de fazer esse investimento?
Um blog é uma arma secreta incrível para fundadores de startups. Não é apenas um lugar em que você pode começar a validar suas ideias sem ter um produto completo para oferecer, mas também é um lugar onde você pode construir a sua marca, ideias, obter feedback e envolver seus futuros clientes em uma conversa que vai ajudá-lo a construir algo útil.
Um blog constrói credibilidade
As pessoas estão mais dispostas a comprar um produto quando se trata de alguém que já conhecem e confiam. Porque então não se estabelecer como uma fonte confiável antes de ter algo para vender?
Um blog é uma plataforma incrível para você estabelecer-se como líder no seu mercado.
Com 1 ou 2 posts por semana, com muito conteúdo de alto valor ou de notícias, muitas vezes é suficiente para se destacar na multidão de blogs de negócios do seu mercado, que não educam verdadeiramente o usuário.
Defina seus valores e seu público e foque em escrever conteúdo que as pessoas possam achar digno de compartilhar no Facebook.
Um blog constrói uma audiência
Uma empresa focada em construir uma audiência antes de construir um produto vai compreender que encontrar e capturar sua audiência é mais importante que trabalhar com produtos que não têm relevância para o seu mercado.
Pense nisso: se um amigo que você conhece há 1 ano mostra seu novo produto e você não gosta é provável que você irá ajuda-lo a melhorar porque você gosta do seu amigo.
Mas se um estranho na rua mostra um produto a você e você não gosta, você não irá se importar. Essa pessoa e seu produto não significam nada para você. Com isso, você simplesmente não compra.
O Moz (que anteriormente era SEOmoz) começou como um blog e construiu uma enorme audiência de leitores antes de lançarem seu produto principal.
Eles descobriram que seus leitores fiéis estavam dispostos a ficar com eles através dos produtos Moz, porque já tinham encontrado conteúdo valioso em seu blog e sabiam que eles deveriam ter algo que valia a pena apostar.
É a ideia da reciprocidade: se você criar um recurso valioso para as pessoas e investir em seu sucesso, eles vão ser leal a você e retribuir o favor apoiando-o em sua jornada.
Um blog constrói inovação
Uma vez que você estabeleceu-se como uma fonte credível, com um público fiel, você pode começar a usar o blog para validar suas ideias de produtos.
Danielle Morrill usou seu blog para construir credibilidade como analista de negócios em startup. Ela publicou mensagens, rankings e analisou startups de diferentes mercados.
Com base nisso ela lançou seu produto real, um índice de análise de startups.
O Groupon começou de maneira semelhante. Um blog que os fundadores atualizavam manualmente o site com ofertas diárias de restaurantes e ofertas de cinema.
Se você se envolve com seus leitores, você pode iniciar conversas fascinantes e aprende os detalhes e toques que seu produto precisa e que você nunca teria pensado.
Como desenvolver uma estratégia de conteúdo pré-produto eficaz?
Construir uma estratégia de conteúdo antes de você ter um produto não é fácil. Mas os benefícios de passar o tempo construindo essa estratégia superam vastamente os inconvenientes de gastar esse tempo e muito mais dinheiro na construção de um produto sem público.
Assim, como um dos fundadores, tendo tempo e recursos limitados, o que você pode fazer?
#1. Crie um calendário de conteúdo modesto
Quantas vezes você pode postar algo de maneira realista e verdadeira? Você consegue escrever 1 ou 2 vezes por semana?
Tudo que você tem que fazer é criar uma planilha simples, com datas e alguns temas para as primeiras semanas.
#2. Defina o seu público
Quem você acha que serão seus futuros clientes? Você sabe o mercado que deseja operar? Você sabe as pessoas que precisa atingir: gestores, donos, mães, etc.?
Não seja muito amplo em sua segmentação. Essa estratégia quase sempre sai pela culatra. Informações generalistas demais muitas vezes são inúteis e não resolvem os outros tipos de problemas que as pessoas buscam em blogs de negócios.
Concentre-se no seu nicho e na sua especialidade. Fale com as pessoas que você quer que sejam seus clientes, e esqueça de todo o resto.
#3. Crie uma lista de discussão
Ferramentas como Mailchimp fazem isso de maneira muito simples. Mesmo que você tenha poucos seguidores, coloque um formulário de inscrição em todas as páginas do seu site para tornar fácil as pessoas receberem o seu conteúdo.
Envie uma atualização regular para essa lista, seja compartilhando conteúdo do seu blog, ou qualquer outra notícia que possa manter os seguidores envolvidos com você.
#4. Comunique-se com seus seguidores
É ótimo ter mil endereços de e-mail no seu mailing. Mas você precisa ter uma comunicação direta com essas mil pessoas.
O poder do seu público aumenta diretamente com base no quanto você interage com ele.
Você deve pedir feedback e, em seguida, responder os e-mails de feedback pessoalmente. Faça muitas perguntas. Pergunte às pessoas o que elas querem ler e peça para que elas compartilhem os desafios de seus negócios.
O blog de sua startup precisa ser a sua arma secreta. Ele tem o poder de transformar visitantes em clientes e ideias de produtos em lançamentos bem sucedidos.
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Este artigo foi adaptado do, “How to Build a Successful Company without a Product”, do KISSmetrics.