O coração é a chave para construir negócios e histórias duradouras. Aqui está como usar isso a seu favor
Como empreendedor, você provavelmente passa muito tempo envolvido com dados e métricas. E isso é necessário se você quiser construir uma marca competitiva e sólida.
Mas se você quer criar uma marca épica e durável, é melhor você começar a fazer algumas decisões com o seu coração.
Se você é um empreendedor, você está trabalhando com a ação. Você está tentando vender para as pessoas, movê-las para gastar e decidir comprar de você. Não há tempo para o pensamento racional. Tome as grandes decisões com o coração, e as pequenas com sua cabeça, afirma Kevin Roberts, CEO da Saatchi & Saatchi.
Nascido na Inglaterra, Roberts, que não terminou o ensino médio, trabalhou como executivo de publicidade em todo mundo.
Aos 32 anos ele conseguiu bons resultados como o CEO da Pepsi no Oriente Médio, e desde então se tornou uma força no mundo da publicidade.
Seu livro Lovemarks: o futuro por trás das marcas, publicado em 2004 foi traduzido para 18 idiomas.
Robert argumenta que a publicidade precisa fazer 3 coisas: fazer você rir, fazer você chorar, ou fazer você pensar. Em outras palavras, é preciso envolver as pessoas em um nível emocional.
Eu acho que a construção de marcas está morta. Agora estamos falando sobre a criação de um movimento. A Apple é um movimento, não uma marca.
Um dos filmes favoritos de Roberts é um comercial da Nova Zelândia Telecom chamado “pai e filho”, que acompanha a relação entre um homem e seu filho ao longo do tempo.
No final, o filho acaba tendo o seu próprio filho e começa a olhar as coisas como seu pai olhava, no início do comercial.
O anúncio tem o efeito de transformar a empresa de telecom em uma empresa que permite manter você em contato com a sua família. Roberts diz que o comercial tende a fazer as pessoas chorarem, e depois ligarem para seus pais.
A emoção faz as pessoas agirem. Como um empreendedor é justamente disso que você precisa.
Veja o vídeo abaixo para encontrar mais histórias e explicações sobre o poder da emoção, com exemplos práticos. Assim você terá a oportunidade de começar a gerar ideias com o seu coração.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Good Companies Make You Think. Great Companies Make You Feel”, da Entrepreneur.