Ao contrário da contratação de profissionais, a seleção de estagiários precisa levar em consideração alguns aspectos peculiares, uma vez que esses jovens estão em processo de formação e possuem pouca experiência no mercado de trabalho. Vale lembrar que todo estágio requer comprometimento por parte da empresa contratante, que irá auxiliar os mais jovens a se desenvolverem na aplicação dos conhecimentos técnicos.
Para isso ser possível, Sueli Fernandes, gestora de inserção profissional da Fundação MUDES, instituição sem fins lucrativos voltada para a promoção e integração de jovens no mercado de trabalho, indicou nove aspectos que são fundamentais para o processo seletivo ser um sucesso. Confira abaixo:
- Relacionamento interpessoal: Já dizia o velho ditado: “Cada cabeça é um mundo”. Nem todo mundo nasce sabendo se relacionar com os demais e esse é um ponto a se considerar. Habilidades interpessoais são tão importantes quanto as técnicas. É preciso avaliar a interação entre as pessoas nas organizações e é fundamental que o jovem valorize e contribua para o clima de cooperação interpessoal, visando atingir as metas.
- Trabalho em equipe: É importante perceber se o jovem é capaz de desenvolver e/ou aprimorar atitudes e habilidades imprescindíveis para o trabalho em equipe. O mercado de trabalho valoriza as pessoas que se destacam não apenas pelo seu conhecimento técnico, mas também pela sua capacidade de se relacionar e cooperar para atingir objetivos comuns. A interação entre todos os funcionários favorece também a capacidade de agregar valor organizacional e gerar confiança, proporcionando um ambiente saudável e positivo para todos.
- Dinâmica emocional das mudanças: Para muitas pessoas, as mudanças podem ser vistas como ameaças. Porém, se elas forem encaradas por ângulos diferentes, há grandes chances de elas se transformarem em uma oportunidade. É muito útil identificar se os estudantes saberão como desenvolver uma postura flexível e adaptável às crescentes mudanças do mercado de trabalho.
- Desenvolvendo competências: A junção de habilidades, conhecimentos e atitudes formam uma pessoa ou um profissional competente. É recomendável entender se o jovem pensa em se aprimorar e também oferecer condições de ajudá-lo a desenvolver novas competências.
- Criatividade: Capacidade de reunir elementos já conhecidos pelo nosso repertório e, com isso, pensar em novas soluções para os problemas, a criatividade é um desafio cada vez mais valorizado pelas empresas. Os estudantes precisam ser estimulados a técnicas e métodos para desenvolver, estimular e exercitar seu pensamento criativo.
- Liderança: Apesar de serem muito jovens, é válido estimular as características e competências necessárias para uma pessoa conseguir liderar com sucesso. O desenvolvimento do estagiário permite que ele se perceba de maneira mais aprofundada, criando condições de unir características de liderança com as peculiaridades do meio.
- Empresas verdes: É comum os estudantes conhecerem pouco sobre as questões ambientais nas organizações, aspectos sustentáveis e conscientização ambiental. O meio ambiente já entrou na pauta de muitos negócios e, com isso, surgiram novas áreas de trabalho e oportunidades dentro das organizações. Com isso, é preciso estimular a inovação para transformar a crise ambiental em vantagem competitiva.
- Empreendedorismo e planejamento de carreira: Trabalhar a capacidade de empreender para a realização de projetos de carreira com o jovem é um desafio necessário. O conceito de empreendedorismo tem sido difundido nas organizações para que cada colaborador desenvolva comportamentos empreendedores e passe a atuar como agente de mudanças, melhorando processos, criando novas oportunidades de negócios e acelerando as inovações dentro das organizações.
O planejamento de carreira é algo fundamental para que este jovem tenha uma espécie de roteiro de desenvolvimento profissional no qual ele possa traçar metas objetivas e claras para alcançar realização e sucesso no trabalho. - Gestão do tempo: Saber lidar com prioridades é um desafio até mesmo para grandes líderes. Analisar e estimular a melhor utilização do tempo é fundamental para que se possa adquirir um maior controle sobre a execução das tarefas diárias. Com isso, o estudante conseguirá cumprir todas as suas responsabilidades e aumentar a sua produtividade.