Descubra como começar o ano com pé direito, estando em equilíbrio nas 8 grandes áreas da vida de todo ser humano chamadas de “saúdes”
Em seus treinamentos, Rodrigo Fonseca, presidente e fundador da Sociedade Brasileira da Inteligência Emocional no Brasil, sugere algumas dicas nas oito grandes áreas denominadas “saúdes”.
A ideia é estarmos saudáveis em cada uma. São elas: física, espiritual, intelectual, familiar, profissional, financeira, social e ecológica. Coloque em prática e entre com pé direito no Ano Novo:
#1. Saúde física
Descubra o que te dá prazer e FAÇA! Por exemplo, fazer academia ou dança de salão só porque está na moda não é boa opção.
O exercício físico está ligado na nossa criança interior e se ela não gostar da atividade, ela o boicota com certeza. Por isso muitas vezes não conseguimos dar continuidade em algumas atividades que nos propomos a fazer.
#2. Saúde espiritual
A palavra-chave é IDENTIFICAÇÃO. Não deixe se levar pela experiência do outro se uma determinada religião é boa ou não.
Conheça as filosofias de cada uma, visitando aquelas que mais lhe agrada aparentemente e encontre a que mais se identifica e que lhe traz uma sensação de paz interior.
#3. Saúde intelectual
IMAGINAÇÃO é o inicio de toda criação! Sempre ressalto sobre o tripé do ser humano: corpo, mente e espírito e a importância de funcionarem em sintonia.
Procure informações que lhe dão prazer durante a leitura, pois são elas que garantem a apreensão pelo cérebro e mais tarde o uso para criar o que precisa. Se você gosta de ler romances, leia. Curte gibis? Leia. O segredo da leitura com prazer é o poder que ela tem de desenvolver nossa imaginação.
#4. Saúde familiar
Comunicação é a origem de quase todos os problemas do ser humano! É o centro de tudo, sem ela perdemos a raízes.
O grande impasse é que nunca nos ensinaram como nos comunicar melhor com os nossos pais, filhos, amigos, colegas de trabalho e muito menos nos relacionamentos amorosos.
Aí, sempre achamos que o outro entendeu exatamente o que falamos, mas muitas vezes ocorre o seu oposto. O importante é treinarmos falar o que sentimos aos nossos entes queridos e o que não queremos receber.
Crie o hábito de falar o que você gosta e o que não gosta e perceba uma grande mudança em todos os relacionamentos.
#5. Saúde profissional
Faça o que você AMA! Com certeza terá sucesso e ajudará muito as outras pessoas. Nós passamos de oito a doze horas dos nossos dias trabalhando.
Se você não ama o que faz está literalmente matando metade da sua vida! Será que por mais que eu ganhe bem, fazendo o que não gosto, está valendo à pena?
Qual o valor da metade da sua VIDA? Exerça os seus talentos e descubra o verdadeiro valor da sua vida.
#6. Saúde financeira
Dê DIREÇÃO para o seu dinheiro antes que ele desapareça sem que você perceba!
Podemos dar três direções básicas ao nosso dinheiro: a primeira delas é INVESTINDO 10% para o seu futuro, segunda dica é investir mais 10% em VOCÊ (diversão, beleza, cursos, etc). Por final, restará ainda ter 80% para pagar as contas.
Experimente e descubra como o seu dinheiro tem um poder muito maior do que imaginava quando for direcionado.
#7. Saúde social
DEVOLVA uma parte ao universo do que ele te proporcionou de graça! Ou seja, de que maneira você pode ajudar a sociedade com os seus talentos que recebeu de graça?
Libere espaço dentro de você doando e ensinando seus maiores talentos. Faça o bem e perceba seus dons se MULTIPLICANDO para que você possa “ganhar” de quem poderá lhe pagar.
#8. Saúde ecológica
Podemos entender o PLANETA como uma parte do nosso corpo. E o que você está fazendo para conservá-lo?
Quem garante que não somos uma célula deste imenso corpo chamado Terra? São atitudes diárias simples como tomar banho mais rápido, escovar os dentes com a torneira fechada e incentivar a reciclagem tanto em sua casa como na empresa que farão grandes diferenças no seu… no nosso MUNDO.
No final das contas, TUDO o que fazemos para o outro um dia voltará para nós!
___
Artigo escrito por Rodrigo Fonseca. Mais informações em www.lotustreinamentos.com.br.