X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Como criar um viral no Youtube

Hovercat

Saiba como viralizar seus vídeos e aproveitar uma das melhores ferramentas da internet: o Youtube. O Jornal do Empreendedor traz um plano detalhado de como fazer um video viral.


Com mais de 4 bilhões de acessos diários, a oportunidade de exposição através do Youtube é tremenda. Mas não se engane: só porque seu vídeo está no Youtube e você acha que o conteúdo é muito bacana, não significa que você vai capturar o tipo de atenção que deseja.

Então, o que precisa ser feito para que um vídeo alcance o status de “viral”? Trata-se de um fenômeno aleatório, ou isso pode ser feito intencionalmente?
Uma agência criativa da California acredita não apenas ter decifrado o segredo dos virais, como que também pode injetar uma mensagem dentro da diversão.

Conheça a Mekanism

Mekanism é uma agência responsável pela criação de diversas campanhas virais nos Estados Unidos, com clientes como Pepsi, Virgin Mobile, Axe e Century Fox.
Uma de suas mais recentes criações foi o vídeo “Hovercat”, lançado no dia 9 de Junho deste ano para promover a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA – Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade contra os Animais, em tradução livre).

Em apenas 64 segundos a Mekanism capturou a atenção, passou a mensagem e transformou o vídeo em um viral, que hoje conta com mais de 1 milhão e 44 mil visualizações.

Não é um viral qualquer

Embora George seja um gato treinado, Dan Harris não é uma estrela convencional dos vídeos virais. Especialmente deste. O apresentador do ABC News não diz uma única palavra durante todo o vídeo, não faz nada embaraçoso e nem mostra nenhum de seus talentos durante a produção. O vídeo é todo sobre o gato e a mensagem de adoção.
Isso é muito diferente dos vídeos virais pioneiros, como o “Star Wars Kid” (do menino gordinho brincando com um bastão) ou o “Charlie Bit Me” (em que um garotinho reclama da mordida de seu irmão mais novo), que alcançaram um sucesso acidental e não possuem outro objetivo que não seja entreter.
Desde que foi lançado no Youtube, o “Hovercat” alcançou o sucesso não só entre os amantes dos animais, sendo publicado no blog de Ryan Seacrests, Mashable, USA Today e The Los Angeles Times.
Portanto, se alguém pode falar de virais, este alguém é a agência Mekanism.

O “Doce com Remédio”

Quando se trata da criação de virais, a Mekanism utiliza uma filosofia que chamam de “Doce com Remédios”, na qual a recepção da mensagem é maior quando aliada ao entretenimento. Assim, o primeiro passo é o “doce” – entreter. Em seguida, eles injetam a mensagem – o “remédio”. O diretor de Criatividade da Mekanism explica como isso acontece:

doce com remedio

Estratégia da Mekanism se baseia na filosofia de misturar doces com remédios

“O desafio era fazer algo que promovesse a ASPCA e fizesse as pessoas sorrirem. Animais são divertidos. É possível encontrar milhares de vídeos de animais no Youtube com milhares de visualizações diárias, por um motivo: os bichos fazem coisas engraçadas, e as pessoas gostam de assistir a isso. Nós buscamos fazer algo assim, mas, diferentemente de uma criança em uma filmagem caseira, nós não poderíamos arranjar um animal e ficar esperando que ele fizesse algo interessante. Se quiséssemos criar um viral convincente, precisaríamos de nosso próprio gato, com um conceito que viesse descrito logo no título. E assim nasceu o Hovercat.

Publicar e rezar?

Uma vez que o conteúdo foi escolhido, é preciso criar um plano estratégico. Esta mentalidade coloca o vídeo em um plano global de marketing, e não apenas com foco no vídeo em si.
A última coisa que alguém deve fazer é “publicar e rezar”. Esta é a atitude comum de agências inexperientes. A maioria do foco e do trabalho deve ser em volta da campanha que será lançada com o vídeo, para que tenha o máximo de impacto e alcance.

Como alcançar o sucesso com seu vídeo viral

O método utilizado pela Mekanism é baseado na fórmula “Pessoas + Plataforma x Efeito Bola-de-Neve = Resultados”.
Isso demonstra que eles entendem que um viral não é um show solo, mas que precisa-se de muitas pessoas, da plataforma correta e de um plano para que se alcance o objetivo.
Portanto, sim. É possível criar um viral conscientemente, mas isso requer muito planejamento.

hovercat

“Hovercat” da Mekanism se transformou em um sucesso da internet

Parte #1 – As pessoas

Para a criação de “Hovercat”, a Mekanism começou uma busca pelos virais mais relevantes da internet com um mês de antecedência. Uma das decisões mais importantes que eles tomaram foi a de identificar como “influenciador” alguém que primeiramente amasse os animais, e não apenas um blogueiro com grande audiência.
Isso é importante, pois mostra que deve haver uma ligação com a causa proposta, e não apenas o convite a alguém famoso que não representa nada para o produto que se pretende obter.
A Mekanism foi transparente sobre a missão a que se propôs (adoção de animais), de modo que os “influenciadores” foram avisados e convidados a participar semanas antes do lançamento do vídeo.

Parte #2 – A Plataforma

Quando se trata de marketing pelo Youtube, é preciso algo mais do que apenas dizer “Vamos criar um vídeo!”.
Existem 10 categorías no site, e apenas os “top vídeos” destas categorías é que vão para a página principal do Youtube. Isso significa que é preciso pagar para entrar na categoría dos mais vistos.
Com isso em mente, a Mekanism decidiu que aquele domingo do dia 9 de Junho seria o melhor dia para lançar o vídeo somente na categoria “pets and animals” de forma que capitalizassem as 150 visualizações necessárias para alcançar o topo, ao invés das 1 milhão de visualizações necessárias na categoria “comédia”.
Este é um grande exemplo de como usar a plataforma a seu favor. Se tivessem postado em outra categoria, o vídeo nunca se tornaria um viral.

Parte #3 – Efeito Bola-de-Neve

A primeira Lei de Newton diz que “um objeto parado tende a continuar parado, tal qual um objeto em movimento tende a continuar se movimentando”. Seria ótimo poder dizer o mesmo dos vídeos de marketing.
Não é porque um vídeo começou a ganhar visualizações que ele vai continuar até se viralizar. Pelo contrário: a tendência é que logo caia no esquecimento.
Mas é aqui que entra o efeito Bola-de-Neve.
Com a publicação constante do vídeo pelos “influenciadores” previamente selecionados, o vídeo “Hovercat” chegou rapidamente à quarta posição dos mais vistos da categoria “pets and animals”. Combinando isso com um número considerável de sites populares, logo o vídeo bateu a primeira posição. “Hovercat” estava se transformando em um viral.

bola de neve

O bom planejamento leva a um efeito Bola-de-Neve, que mantém o vídeo em movimento

Sucesso atrai sucesso

Esta exposição rapidamente se tornou orgânica, com outros blogs e sites não relacionados aos “influenciadores” publicando o vídeo. Para muitos, este poderia ser o ponto onde se termina o trabalho e apenas se espera os resultados. Mas não para a Mekanism.
Com a intenção de se manter em movimento, eles continuaram a promover o vídeo através de seus “influenciadores”, além de fazer exibições ao vivo em eventos da ASPCA em Nova Iorque, onde a audiência podia fazer perguntas e ouvir mais histórias e curiosidades. Isso serviu como um grande exemplo de que um plano não termina quando o sucesso é alcançado, mas precisa de mais impulso para este sucesso.
No fim de tudo, qual foi o resultado?
– Mais de 1 milhão de visualizações do vídeo
– Milhares de blogs e sites postando, relembrando e discutindo o viral
– Mais de 8 mil tweets sobre a campanha e a ASPCA

Recapitulando a estratégia do vídeo viral:

#1: Doce com Remédios
– Nada acontece se a atenção do espectador não for capturada
– Enviar uma mensagem consistente

#2: Não “publique e reze”
– Apenas o ato de fazer o vídeo não é uma estratégia
– O vídeo é apenas parte de todo um planejamento de marketing
– Identifique bons “influenciadores”, que realmente estejam ligados àquilo que pretende transmitir, e não apenas pessoas com grandes audiências
– Saiba escolher a categoria no Youtube

#3: Efeito Bola-de-neve
– Assim que as coisas começarem a se movimentar, faça com que o movimento continue!
– Crie um plano de pós-lançamento

Adaptado de texto de Lewis Howes, originalmente publicado na Forbes.com.

Gostou? Assine o Jornal do Empreendedor e receba novidades direto no seu email:

Todos os dias, você recebe no seu email um apanhado geral das notícias do Jornal do Empreendedor. Fique sempre atualizado com o que há de mais recente no mundo do Empreendedorismo no Mundo. Assine grátis agora.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot