Você quer tomar melhores decisões na sua vida e nos negócios? A resposta está aqui
Imagine que você pode tomar grandes decisões apenas fechando os olhos, limpando a sua cabeça e se concentrando na sua respiração.
Se a ideia lhe soa atraente, é melhor experimentar. Um novo estudo de pesquisadores do INSEAD e da University of Pennsylvania’s Wharton Business School, descobriu que a meditação pode ajuda-lo a tomar melhores decisões.
Em “Debiasing the Mind through Meditation: Mindfulness and the Sunk-Costs Bias”, os autores escreveram que sessões curtas de meditação podem reduzir a quantidade de decisões que você toma com base em informações do passado que não tem relação com suas escolhas atuais.
Os pesquisadores analisaram a forma como a meditação pode ajudar os líderes a evitar tomar uma decisão com o chamado viés de curso afundado.
Esse viés é a razão das guerras não acabarem rapidamente, das parcerias ruins não terminarem logo, e por isso, você não pode cortar os gastos após o investimento, mesmo sabendo que não haverá retorno.
A chave é que a meditação muda nosso estado de espírito e tira nosso foco dos eventos passados, relações e situações – bem como dos futuros resultados prováveis – para o foco no presente.
Em 2 estudos, os pesquisadores conduziram 2 grupos de pessoas que tinham que tomar decisões, em que os membros de 1 dos grupos meditavam por 15 minutos antes de tomar uma decisão.
Esse grupo não tomou decisões relacionadas com o seu viés de curso afundado.
A equipe, durante o estudo, descobriu também que meditar pode aumentar o seu humor – uma outra maneira da sua mente tomar melhores decisões.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Why You Should Meditate Your Way to Better Decisions”, da Inc.