X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

maneirasquevocêpodeajudarumamigoquesofrededepressão
Vida Saudável

5 maneiras de ajudar um amigo com depressão

A depressão é o mal do século. Saiba como você pode ajudar quem está sofrendo.


A depressão é a principal causa de incapacidade no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 10% dos adultos sofrem de depressão. Mas porque se trata de uma doença mental, ela pode ser muito mais difícil de entender do que, digamos, o colesterol elevado.

tumblr_inline_o21841Vr7w1sndsvm_540

Uma importante fonte de confusão é a diferença entre ter depressão e apenas sentir-se deprimido. Quase todo mundo se sente para baixo, de tempo em tempo, mas a depressão clínica é diferente. É um transtorno médico, e ela não vai desaparecer só porque você quer que ela suma. Ela perdura por pelo menos duas semanas consecutivas e significativamente interfere com a sua capacidade de trabalhar, jogar ou amar. Provavelmente, você conhece alguém que sofre de depressão.

Aqui estão algumas maneiras que você pode ajudar:

tumblr_inline_o218i0dH6L1sndsvm_540

1. Ajudar a encontrar ajuda: Se você conhece alguém que luta contra a depressão, incentive-os – gentilmente – a procurar ajuda. Você pode até mesmo oferecer-se para ajudar com tarefas específicas, como procurar por terapeutas na área ou fazer uma lista de perguntas a se fazer um médico. Para alguém com depressão, estes primeiros passos podem parecer insuperáveis.

tumblr_inline_o218lxZwAe1sndsvm_540

2. Ser informado: Se eles se sentem culpados ou envergonhados, mostre que a depressão é uma condição médica como asma ou diabetes. Não é uma fraqueza ou um traço de personalidade, e eles não devem esperar “apenas superar isso” como  se fosse um braço quebrado. Quanto mais você sabe sobre a doença mental, melhor você é capaz de entender o que eles estão passando, e apoiá-los.

tumblr_inline_o218jrPSNM1sndsvm_540

3. Não subestime-a: Se você ainda não experimentou uma depressão, evite comparar com quando você se sentiu para baixo – comparando o que eles estão experimentando com sentimentos normais ou temporários de tristeza pode fazê-los sentir-se culpados por lutar.

tumblr_inline_o218klLjwF1sndsvm_540

4. Livre-se do estigma: Apenas falar da depressão abertamente já pode ajudar. Por exemplo, uma pesquisa mostra que questionar alguém sobre pensamentos suicidas, na verdade, reduz o risco de suicídio. Conversas abertas sobre a doença mental ajuda a livrar-se do estigma, e torná-lo mais fácil para as pessoas pedirem ajuda. E, quanto mais pacientes procuram tratamento, mais os cientistas vão aprender sobre a depressão, e melhor o tratamentos será.

tumblr_inline_o2194cunD91sndsvm_540-1

5. Continue a conversa: Devido aos sintomas da depressão serem intangíveis, é difícil saber que alguém pode parecer bem, mas está realmente sofrendo. Só porque seu amigo pode parecer bem um dia, não assuma que ele ‘melhorou’. Continue a apoiar.

___

Escrito por Lisa LaBracio para o TED-ED Lessons. Animação de Artrake Studio.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot