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Vida Saudável

Como vencer a insônia sem remédios

Quais os hábitos que podemos praticar para ter uma excelente noite de sono sem a ajuda das drogas?


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Quais os hábitos que podemos praticar para ter uma excelente noite de sono sem a ajuda de remédios?

As preocupações do seu dia lhe perturbam durante a noite? Você tem dificuldade para dormir e acaba vendo o dia amanhecer assistindo televisão, ou olhando para o teto? Se ficar em repouso é algo incômodo para você, a esperança surge em um comprimido para dormir todas as noites, apenas para conseguir fechar os olhos por alguns momentos.

Esse é um cenário muito comum e familiar para grande parte (senão todos) os empreendedores, com suas dúvidas, dívidas, e milhares de problemas.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas preciosas para superar a insônia sem a ajuda de medicamentos:

1. Evite alimentos processados

Você provavelmente está começando a notar um padrão: mudar a sua dieta é a chave para manter uma saúde invejável.

Isso vale para as pessoas que comem alimentos com grande quantidade de açúcar refinado, farinhas processadas, realçadores de sabor cheios de química, corantes, óleos perecíveis e conservantes. As pessoas não estão recebendo os nutrientes de que necessitam com o consumo desses alimentos.

Os acúcares e os hidratos de carbono, por exemplo, são rapidamente absorvidos na corrente sanguínea, onde tentam interferir nos padrões normais do sono.

“Os corantes artificiais podem ser os culpados, uma vez que esses corantes químicos desencadeiam uma resposta estimulante que pode colocar o seu corpo em luta, aonde a adrenalina (cortisol) e os outros hormônios são liberados em excesso, sinalizando para o seu corpo que está na hora de se manter acordado e em alerta”

Corte os alimentos processados de sua dieta, especialmente a partir do momento em que o sol se põe até quando for para a cama. Isso pode ajudar a promover a tranquilidade e a calma, além de se preparar para o sono.

Reduza ao máximo o açúcar. Além de dormir melhor, você viverá mais.

Reduza ao máximo o açúcar. Além de dormir melhor, você viverá mais.

2. Fortaleça sua dieta com super-alimentos

A partir do momento em que cortar alguns alimentos de sua dieta deixar um vazio na sua alimentação é importante que eles sejam substituídos por outros alimentos mais adequados.

No caso de insônia frequente, o consumo de frutas e verduras orgânicas são uma contribuição muito importante para a sua dieta, uma vez que elas promovem a alcalinidade e elimina o consumo de outros nutrientes que possam ser causadores da insônia.

Muitas pessoas relataram sucesso em superar a insônia mudando a dieta completamente para o consumo de alimentos alcalinos, pelo menos por alguns dias. Junto com isso, o consumo de grandes quantidades de verdes podem ajudar a nivelar o seu sistema nervoso.

Alimentar o seu corpo com doses superconcentradas de frutas e legumes, bem como um conjunto diversificado de alimentos probióticos, microalgas e outros alimentos que você provavelmente não esteja comendo o suficiente.

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Sucos frescos, frutas e vegetais orgânicos pela manhã e mistura de um complemento alimentar verde é uma excelente maneira de começar o dia com o pé direito. Isso vai permitir pronto para dormir assim a que noite chega.

3. Desligue todos os equipamentos eletrônicos

Para que o seu corpo consiga entender que está na hora de começar a produzir os hormônios do sono, como a melatonina, é necessário se manter afastado das fontes de luz.

O brilho constante que aparelhos como televisão, computador, tablet e celulares emanam, basicamente mandam sinais para o cérebro de que ainda é dia e isso inibe a produção de hormônios do sono.

“Nós todos sofremos com poluição luminosa. Temos luzes diariamente e em todos os momentos do nosso dia, o que mantém nosso cérebro cronicamente acordado. Além disso, a maioria das pessoas não têm ideia de quanto a escuridão é essencial para uma boa noite de sono”

4. Gaste energia com exercícios diários

Outra causa comum de insônia é a falta de exercícios físicos, o que cria sonolência natural em seu corpo depois de um longo dia.

Muitas pessoas sentam-se em ambientes fluorescentemente iluminados durante a maior parte do dia, e volta para casa gastando o seu tempo sedentário no sofá, assistindo televisão.

Ao praticar pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica moderada diariamente, mesmo que isso signifique uma caminhada em torno do bairro, ou levantar alguns pesos leves (se você for homem), você naturalmente fadiga o seu corpo para que o sono venha ao final do dia.

O corpo precisa exercer energia para chegar fisicamente cansado ao final do dia. E este esforço de energia tem mostrado, através de vários estudos têm mostrado na verdade funcionar melhor do que as pílulas para dormir e induzir o sono e ajustar melhor a qualidade do sono.

Técnica de respiração de Dr.Andrew Weill, muito recomendada:

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Este artigo foi adaptado do original, “How to overcome insomnia without prescription drugs”, do Natural News.

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