Você sabia que as fibras são componentes essenciais à nossa saúde? Veja onde elas atuam
A fibra é a fase estrutural das plantas e de um dos compostos mais abundantes na natureza. Enquanto a fibra é muitas vezes usada como um termo geral, há na verdade 2 tipos de fibras: solúveis e insolúveis.
A fibra solúvel dissolve-se em líquido e forma um gel no corpo, o que promove uma sensação de saciedade. Ela não costuma ter um efeito laxante.
A fibra insolúvel não se dissolve em líquido e, em vez disso passa em grandes quantidades através do intestino, ajudando a remover os resíduos acumulados. Isso resulta em um efeito laxante.
A fibra solúvel é encontrada na maioria das frutas e produtos de farelo, ao passo que a fibra insolúvel é encontrada na maioria dos vegetais e produtos de trigo integral.
O que a fibra faz por nós
Normalizam evacuações
A fibra aumenta o peso, tamanho e maciez das fezes (incluindo fezes que se acumularam no cólon).
Isso as torna mais fáceis de passar e, pode ajudar a curar a constipação. Além disso, esse efeito de volume pode fazer fezes líquidas mais sólidas.
Melhora a saúde do cólon
Além de varrer o cólon de resíduos acumulados, a fibra também se liga a toxinas causadoras de câncer dentro dele.
Isso nos protege através de pólipos, tumores e outras questões colo-retal. Comer uma boa quantidade de fibras também tem sido associado à prevenção de hemorróidas, embora evidências sobre este assunto atualmente seja tênue.
Promove a perda de peso
Alimentos ricos em fibras tendem a promover a perda de peso por 3 razões. Em primeiro lugar, a fibra tende a exigir uma grande quantidade de tempo de mastigação, o que dá aos nossos corpos mais tempo para registrar saciedade.
Em segundo lugar, a capacidade da fibra de absorver água no cólon também resulta em sentimentos de saciedade, o que desestimula excessos.
Em terceiro lugar, alimentos ricos em fibras tendem a ser saudáveis e com baixas taxas de calorias e gordura.
Controla os níveis de açúcar no sangue
A fibra é um carboidrato complexo, o nosso corpo não pode quebrar as ligações químicas entre os seus níveis de glicose.
Isso significa que a fibra não aumenta os níveis de açúcar no sangue. Na verdade, ela tem o efeito oposto: a fibra nos ajuda a absorver o açúcar, estabilizando assim os níveis no nosso sangue e reduzindo o risco de diabetes tipo 2.
Quase todos os alimentos ricos em fibras são seguros para diabéticos e pré-diabéticos.
Reduz o colesterol
Estudos têm mostrado que a fibra pode reduzir todos os níveis de colesterol, uma vez que tem capacidade de reduzir a quantidade de bílis que é reabsorvido no intestino estimulando o fígado fazer mais sais biliares.
Para fazer isso, o corpo necessita do colesterol, por isso incentiva o fígado a produzir mais receptores de LDL.
Qual a quantidade de fibra que precisamos?
Segundo os pesquisadores, a ingestão diária recomendada de fibras para adultos e crianças acima de 4 anos de idade é de 25 gramas, embora, infelizmente, muitas pessoas ficam com níveis insuficientes.
Isso acontece principalmente devido a um consumo excessivo de alimentos não naturais, que muitas vezes não contêm nenhuma fibra e leva a prisão de ventre generalizada.
Felizmente, a prisão de ventre é uma das condições mais fáceis de curar: simplesmente comendo mais alimentos ricos em fibras!
___
Este artigo foi adaptado do original, “The Many Important Roles of Fiber in the Body”, do NaturalNews.