X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Vida Saudável

O importante papel das fibras em nosso corpo

O importante papel das fibras em nosso corpo

Você sabia que as fibras são componentes essenciais à nossa saúde? Veja onde elas atuam


Você sabia que as fibras são componentes essenciais à nossa saúde? Veja onde elas atuam

A fibra é a fase estrutural das plantas e de um dos compostos mais abundantes na natureza. Enquanto a fibra é muitas vezes usada como um termo geral, há na verdade 2 tipos de fibras: solúveis e insolúveis.

A fibra solúvel dissolve-se em líquido e forma um gel no corpo, o que promove uma sensação de saciedade. Ela não costuma ter um efeito laxante.

A fibra insolúvel não se dissolve em líquido e, em vez disso passa em grandes quantidades através do intestino, ajudando a remover os resíduos acumulados. Isso resulta em um efeito laxante.

A fibra solúvel é encontrada na maioria das frutas e produtos de farelo, ao passo que a fibra insolúvel é encontrada na maioria dos vegetais e produtos de trigo integral.

 

As fibras são ricas em benefícios à saúde.

As fibras são ricas em benefícios à saúde.

O que a fibra faz por nós

Normalizam evacuações

A fibra aumenta o peso, tamanho e maciez das fezes (incluindo fezes que se acumularam no cólon).

Isso as torna mais fáceis de passar e, pode ajudar a curar a constipação. Além disso, esse efeito de volume pode fazer fezes líquidas mais sólidas.

Melhora a saúde do cólon

Além de varrer o cólon de resíduos acumulados, a fibra também se liga a toxinas causadoras de câncer dentro dele.

Isso nos protege através de pólipos, tumores e outras questões colo-retal. Comer uma boa quantidade de fibras também tem sido associado à prevenção de hemorróidas, embora evidências sobre este assunto atualmente seja tênue.

Promove a perda de peso

Alimentos ricos em fibras tendem a promover a perda de peso por 3 razões. Em primeiro lugar, a fibra tende a exigir uma grande quantidade de tempo de mastigação, o que dá aos nossos corpos mais tempo para registrar saciedade.

Em segundo lugar, a capacidade da fibra de absorver água no cólon também resulta em sentimentos de saciedade, o que desestimula excessos.

Em terceiro lugar, alimentos ricos em fibras tendem a ser saudáveis e com baixas taxas de calorias e gordura.

Controla os níveis de açúcar no sangue

A fibra é um carboidrato complexo, o nosso corpo não pode quebrar as ligações químicas entre os seus níveis de glicose.

Isso significa que a fibra não aumenta os níveis de açúcar no sangue. Na verdade, ela tem o efeito oposto: a fibra nos ajuda a absorver o açúcar, estabilizando assim os níveis no nosso sangue e reduzindo o risco de diabetes tipo 2.

Quase todos os alimentos ricos em fibras são seguros para diabéticos e pré-diabéticos.

As fibras ajudam a equilibrar o nível de açúcar no sangue.

As fibras ajudam a equilibrar o nível de açúcar no sangue.

Reduz o colesterol

Estudos têm mostrado que a fibra pode reduzir todos os níveis de colesterol, uma vez que tem capacidade de reduzir a quantidade de bílis que é reabsorvido no intestino estimulando o fígado fazer mais sais biliares.

Para fazer isso, o corpo necessita do colesterol, por isso incentiva o fígado a produzir mais receptores de LDL.

Qual a quantidade de fibra que precisamos?

Segundo os pesquisadores, a ingestão diária recomendada de fibras para adultos e crianças acima de 4 anos de idade é de 25 gramas, embora, infelizmente, muitas pessoas ficam com níveis insuficientes.

Isso acontece principalmente devido a um consumo excessivo de alimentos não naturais, que muitas vezes não contêm nenhuma fibra e leva a prisão de ventre generalizada.

Felizmente, a prisão de ventre é uma das condições mais fáceis de curar: simplesmente comendo mais alimentos ricos em fibras!

___

Este artigo foi adaptado do original, “The Many Important Roles of Fiber in the Body”, do NaturalNews.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot