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Vida Saudável

O jet lag nosso de cada dia

O jet lag nosso de cada dia

Você acredita que pode adequar seu ritmo de sono à sua rotina, ou deve adequar a sua rotina ao seu ritmo? Aqui está a resposta


Você acredita que pode adequar seu ritmo de sono à sua rotina, ou deve adequar a sua rotina ao seu ritmo? Aqui está a resposta

Se você se considera uma pessoa que produz mais pela manhã, acordando cedo, ou uma coruja, que só trabalha de madrugada, há uma nova pesquisa que pode mudar a sua ideia sobre acordar cedo ou ficar acordado até tarde.

Cada um de nós tem um ritmo circadiano único, diz Till Roenneberg, professor de cronobiologia e um dos maiores especialistas mundiais sobre o sono.

Em linhas gerais, esse ritmo circadiano é normalmente caracterizado como precoce, intermediário ou tardio, correspondendo às pessoas que vão voluntariamente para a cama e acordam cedo, em uma hora moderada, ou muito tarde.

Se você é forçado a acordar mais cedo do que o seu corpo aguentaria, você sobre do que podemos chamar de jet lag social.

Todos nós temos um círculo circadiano específico que influencia nossa rotina.

Todos nós temos um círculo circadiano específico que influencia nossa rotina.

Pessoas com um ritmo circadiano precoce podem encarar bem uma jornada de trabalho a partir das 7h, enquanto outras não. Dormir fora de sincronia com essas preferências pode ser prejudicial para a sua saúde.

Um estudo conduzido pelo National Institutes of Health e publicado em março na PLOS ONE descobriu que adultos obesos com um ritmo tardio tendiam a comer mais, desenvolver apneia do sono e desenvolvem níveis mais altos de hormônios do estresse e níveis mais baixos de HDL, que é o colesterol bom.

Seu ritmo também pode ajudá-lo a ganhar peso, em primeiro lugar. A pesquisa mostrou que uma única hora de incompatibilidade entre seu cronótipo e sua rotina pode aumentar o risco de obesidade em 33%.

Em um estudo publicado pela Chronobiology International, pessoas com ritmos tardios ganham mais peso durante a faculdade, em comparação aos outros alunos, mesmo a faculdade sendo um dos melhores ajustes para os notívagos.

O cérebro também pode ser afetado. Outro estudo descobriu que os indivíduos que têm preferência pelo horário noturno para realizar suas atividades diárias são propensas à depressão, mais do que pessoas de outros cronótipos.

Alguns cientistas alemães escanearam os cérebros de homens jovens e descobriram que a massa branca, que transporta e amplifica os neurônios era menos coesa em certas partes do cérebro em pessoas tardias.

A dificuldade em levantar da cama pode ser um indicio do jet lag social.

A dificuldade em levantar da cama pode ser um indicio do jet lag social.

Isso pode fazer o cérebro dos cronótipo tardios menos eficiente. Quase todas as células do nosso corpo são suscetíveis de refletir nosso cronótipo.

Em um estudo realizado em maio, cientistas voluntários examinaram as células de suas faces internas e descobriu que cronótipos tardios tendem ter atividades que contribuem para o início do sono tardio.

Isso demonstra que a vontade de ficar acordado até tarde ou de levantar cedo não é apenas uma escolha de estilo de vida, mas reside em seu DNA.

Poucas pessoas podem se dar ao luxo de organizar suas vidas de acordo com seus cronótipo. Por outro lado essa é a melhor maneira de aliar produtividade e escolhas saudáveis.

Dormir tarde e acordar às 7h vai consumir suas energias. Tente organizar a sua rotina em torno do seu ritmo circadiano. Isso vai ajudar você a funcionar melhor e, não consumir sua saúde por conta dos hábitos do sono.

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Este artigo foi adaptado do original, “Everyday Jet Lag” do Well.

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