O seu cliente precisa sentir orgulho de fazer negócios com você. Você tem trabalhado nisso?
Quando o público vê você escolher um caminho vergonhoso, que ele não aprova, que ofende a sua sensibilidade, ele cria uma dissonância que nunca pode ser apagada. As marcas não funcionam porque têm logos inteligentes, ou slogans divertidos, porque produz um monte de anúncios ou propagandas, mas sim, porque alguma coisa em sua história e sua promessa ressoa com as crenças culturais das pessoas. Pessoas como nós.
Essa é a marca de uma marca. Acima de tudo, pessoas como nós, tratamos nossos clientes, tratamos outras pessoas como a nós mesmos.
As pessoas como nós são nossa marca. A marca é um coletivo de pessoas trabalhando em prol de uma história em comum.
Quando uma marca deixa de reverberar nos corações começa a minar a forma como o público pensa sobre ela e eles se sentem mal e desconfortáveis. E, pior, quando a marca cruza a linha do comportamento visto como vergonhoso, a marca cava sua própria cova.
As empresas precisam fazer a coisa certa, simplesmente porque essa é a coisa certa a fazer. Você precisa fazer a coisa certa, porque o seu público não pertence a marca, pertence a si próprio, e quando ele não conseguem entender a sua marca, o seu valor desaparece.
A vergonha entre os indivíduos é corrosiva, um pedágio em andamento em muitos relacionamentos. Nós não gostamos de falar sobre a vergonha, porque a própria ideia da vergonha já é esmagadora. Mas a vergonha na esfera pública é o combustível para os meios de comunicação, e é um contribuinte significativo para a manutenção ou alteração do status cultural. Ela também se tornou uma prática comum dos discursos políticos e, como resultado, praticamente as marcas dos políticos estão permanentemente manchadas. Por isso, político se tornou um adjetivo pejorativo, assim como muitos usam o marketing, como um adjetivo exagerado.
As pessoas podem até ter memória curta pra política. Mas não vão ter depois que sentirem vergonha da sua marca.
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Este artigo foi inspirado no original, “Shame is brand killer”, do blog do Seth Godin.