Você lamenta suas perdas, ou comemora suas vitórias? Aqui está como você deve usar o autoconhecimento para superar desafios
Aprenda a medir o seu desempenho com o autoconhecimento.
Para isso, faça 2 listas de acompanhamento de desempenho. Uma lista destaca os golpes de sorte, as suas vantagens, o bom feedback, sua rede de networking confiável.
Use também nessa lista, o fato sobre ter nascido no momento certo e no lugar certo, sua saúde, sua liberdade e sua vida.
Junte-se a isso sua educação, seu conhecimento de mercado e tudo que você vem aprendendo ao longo do tempo.
Agora, prepare-se para a outra lista.
A outra lista é o outro lado. Ele contém os obstáculos que você precisa lidar diariamente, os defeitos e os seus problemas, as críticas à sua obra e etc.
É uma lista que mostra o que está errado, as pessoas que têm mais “sorte” do que você, e os momentos em que você se sente incompreendido.
A coisa, é que em cada etapa, durante todas as crises, em todos os momentos de dúvida, você sempre tem uma escolha. Você pode ler e reler as 2 listas, e escolher de que lado quer ficar.
A escolha é sua. Conheça a si mesmo. Conheça suas limitações e seus pontos fortes. Os desafios sempre irão existir.
Use a lista para ver onde você chegou, e a outra, para saber o que falta. Leia os fatos – contra e a seu favor – e decida como proceder.
A escolha é sua. O seu comportamento precisa ser sua fonte de conhecimento.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Make two lists”, do blog do Seth Godin.