Conheça os 5 erros em comum cometidos por empreendedores e candidatos políticos.
Empreendedorismo e eleições políticas são situações distintas, mas na prática possuem o mesmo objetivo: promover um ideal ou produto e fazer com que as pessoas acreditem nisso como a melhor solução para a ocasião.
Inevitavelmente, somos obrigados a nos deparar exaustivamente em todo ano eleitoral com candidatos de todos os tipos, que parecem transformar o voto nulo na melhor opção.
Mas não só os candidatos incomodam nossas vidas. As empresas também são abusadinhas e infernizam a vida do consumidor: carreatas com buzinas irritantes, carros de som, inúmeras ligações de telemarketing, spams e folhetos distribuídos por todos os lugares. Fora a poluição visual com outdoors, painéis, faixas, cavaletes e tudo aquilo que você mais odeia. É isso mesmo: o que você mais odeia, afinal, ninguém gosta dessas porcarias.
Mas se as pessoas não simpatizam com tudo isso, por que essas ações nunca mudam?
É aí que gosto de comparar candidatos e empreendedores em suas ações e objetivos para identificar algumas das falhas mais comuns cometidas por ambos, e que em grande parte, são responsáveis por aproximadamente 27% das empresas abrirem falência no primeiro ano de vida, segundo dados do Sebrae.
Confira 5 erros em comum cometidos por empreendedores e candidatos:
1. Falta de planejamento.
Infelizmente, a maioria das pessoas acham que planejar é muito mais chato do que executar. O legal é colocar a mão na massa. Agilidade! Afinal, o empreendedor brasileiro não tem dinheiro para investir em planejamento, mas tem grana suficiente para refazer o que dá errado. E é assim também na política. Falta de recursos ou de tempo não é desculpa para ausência de planejamento, nem que ele seja curto e rápido. Planejar é prevenir erros, é economizar tempo e dinheiro.
2. Mensagens vagas e sem foco.
Nos dias de hoje, convencer as pessoas é uma tarefa mais difícil. Grande parte da população tem acesso à informação de forma instantânea e aprofundada. Convencer é uma mistura de razão e emoção. Assim como grande parte das empresas, os candidatos insistem em oferecer o mesmo “feijão com arroz” que os demais concorrentes. “Mais saúde, educação, transporte e lazer” possuem o mesmo e fraco efeito persuasivo de “qualidade, bom atendimento e ética”, no mundo dos negócios.
3. Despreparo.
“O bom político é aquele que conhece os anseios do povo”. “Faço o melhor spaghetti da cidade, já posso abrir meu próprio restaurante”. Essas são algumas das crenças de candidatos políticos e novos empresários, respectivamente, que possuem certa razão, mas são levadas muito ao pé da letra. Bons políticos e bons empreendedores precisam estar preparados para coordenar suas ações, reduzindo as chances de falhar. Pesquise, estude e procure orientação profissional antes de se aventurar.
4. Direcionar investimentos.
Investir em propaganda é um mistério. Grandes empresas investem milhões e não conseguem mensurar com exatidão os resultados de cada mídia. Sendo assim, investem em tudo, pois há recursos e algo sempre funciona. Para as pequenas empresas e candidatos, não saber direcionar investimentos no que realmente tem maiores chances de resultado, é um tiro no pé. Além disso, as pequenas empresas não costumam planejar e medir os recursos para propaganda, gastando além do que podem na expectativa de chover dinheiro no estalar dos dedos. E é o que não acontece na prática.
5. Uso incorreto das redes sociais.
“Redes sociais? Já uso o Facebook, Twitter, Google Plus, etc”. Nos dias de hoje, boa parte das empresas e candidatos possuem uma conta nas principais redes sociais. Possuir uma conta não significa que você realmente está lá e que está obtendo o retorno desejado. Usar as redes sociais de modo presente e correto é essencial para que as ações sejam bem recebidas pelos usuários. Empresas e candidatos estão lá por causa deles, portanto é preciso saber o que deve ser feito antes de se aventurar. A propaganda pode facilmente causar efeito reverso e fazer você ser odiado nas redes sociais.
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Este artigo foi escrito por Hudson Melo, designer gráfico estrategista com foco no projeto e design de marcas e tudo que as envolve.