X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

maxresdefault
Empreendedorismo

Isso também passará

Uma parábola que ilustra a maneira mais sábia de encarar o empreendedorismo.


Quem teve a ousadia de montar seu próprio negócio sabe muito bem que seu empreendimento pode oscilar entre momentos de desequilíbrio angustiante e triunfos revigorantes.

Contudo, tanto na crista da onda quanto nos momentos de crise, um verdadeiro empreendedor nunca perde o foco nem abaixa os braços. Sabe lidar com as decepções com coragem e desfrutar do sucesso sem viver de utopias.

Para todos aqueles que desejam manter as rédeas do seu negócio sem perder o senso da realidade vai esta profunda história que nos convida a refletir:

Era uma vez um rei bondoso e sábio que se encontrava no final de sua vida. Um dia, pressentindo a chegada da morte, chamou seu único filho, tirou do dedo um anel e deu-lhe dizendo: “Quando fores rei, leve sempre contigo este anel. Nele está uma inscrição. Quando passares por momentos difíceis ou de glórias, retire o anel e leia o que nele está escrito.”

O velho sábio rei morreu, e seu filho passou a reinar em seu lugar, sempre usando o anel que seu pai lhe dera. Passado algum tempo, surgiram conflitos com o reino vizinho que culminaram numa grande guerra.

E num momento de grande angústia no aceso das batalhas, vendo mortos e muitos feridos caídos em meio ao rio de sangue, lembrou-se do anel, tirou-o e leu a inscrição: “Isso também passará.” E continuou a lutar com seu valente exército. Perdeu batalhas, venceu outras tantas, mas, ao final, saiu vitorioso.

Ao retornar para seu reino, entrou coberto dos lauréis da conquista e coroado de glórias, sendo aclamado por todos como o maior dos heróis. Nesse momento, ele se lembrou de seu velho e querido pai. Tirou o anel e novamente leu: “Isso também passará.”

Como em um constante jogo de cara ou coroa, o mundo dos negócios convive permanentemente com suas duas faces: decepções e vitórias. Portanto, quando a sua moeda estiver no ar, lembre-se das sábias palavras: “Isso também passará.”

“Isso também passará”

_

Autora: Márcia Eboli

Comente este artigo

Populares

Topo