Por que será que um plano de negócios raramente funciona?
Porque, quase todos, depois de escrito acabam se aposentando em uma prateleira empoeirada, enquanto o futuro que eles descreveram nunca acontece, e as empresas teimam em se lançar em um futuro incerto?
Um plano de negócios tradicional é algo muito centrado, um exercício de foco e concentração que os empreendedores precisam passar.
Um plano de negócios tradicional é geralmente precipitado. Mas os empreendedores ainda não sabem.
O plano de negócios tradicional é precipitado, geralmente por um desses pensamentos:
- É melhor escrever um plano de negócios porque isso é o que a maioria das empresas de negócios fazem.
- Precisamos escrever um plano de negócios, se quisermos conseguir algum financiamento.
Planos de negócios tradicionais são bastante intencionais. Eles são atenciosos, analíticos, completos e decisivos: todas as características de uma empresa supostamente inteligente.
Na verdade, o plano de negócios é um inflexão na vida do empreendedor.
Pensar nos planos de negócios de maneira tradicional não funciona. Um plano que começa na cabeça do empreendedor, cheio de lógica e razão, muitas vezes carece de paixão, emoção e propósito.
E, um plano que começa com a suposição de ser capaz de entender e explicar todas as mudanças relevantes que vão acontecer no futuro é obsoleto antes da tinta secar após a impressão.
O plano de negócios que funciona começa a partir de um lugar diferente, com um conjunto diferente de premissas e ideias. Ele começa a partir de uma abordagem centrada no coração, que significa que você precisa começar pelos sentimentos que você tem.
Esse plano também tolera mudanças, mas também é baseado na realização de uma mudança como fator-chave que irá manter as coisas na direção certa porque a jornada de sucesso nos negócios não é um processo linear.
Antes de trabalhar no plano de negócios, precisamos passar pela sala dos sonhos. Nessa sala, partimos para imaginar nosso negócio, mas não do ponto de vista lógico.
Em vez disso, precisamos sonhar com a visão do negócio com perguntas como:
- Porque você quer iniciar um novo negócio?
- Quem será beneficiado com a sua ideia de negócio?
- O que isso significa para o mundo?
Só depois de encontrar as respostas e entender essas coisas você pode partir para qualquer plano tático e planejar o seu negócio, uma vez que já sabe onde quer chegar.
A verdadeira diferença entre o plano de negócios que sempre funciona e o plano de negócios tradicional está na forma como você pensa e se sente sobre o plano: é a sua atitude e sua relação com o plano que vai fazer toda a diferença.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Business Plan that Always Works”, da Inc.