Tornar o seu produto um hábito de consumo é a maneira mais fácil de vender mais. Aqui está como algumas marcas fazem isso
A Fabletics.com vende roupas de treino, com novos estilos saindo do forno todo primeiro dia de cada mês.
A Netflix tem criado em nós a necessidade de assistir filmes e seriados inteiros aos finais de semana.
Para muitos americanos, uma parada no Tim Hortons é um ritual pela manhã, durante o trajeto diário para o trabalho.
Como você pode imaginar, essas marcas têm altos valores no ciclo de vida do cliente, e por isso, eles podem projetar altos lucros a cada trimestre.
Eles criaram essencialmente o hábito de criar produtos e aumentar a probabilidade e frequência da compra.
Há uma variedade de fatores que podem ajudar na criação da formação de um hábito por consumir o seu produto. Aqui estão alguns que devemos considerar:
- Criar um ritual.
- Repetição de produto e ofertas de serviço.
- Ser relevante
#1. Crie um ritual
Em primeiro lugar, é importante realmente entender os seus clientes. Como o seu produto e/ou serviço se encaixa na vida das pessoas? Como você pode fazer isso se encaixar? Qual dia? Qual horário?
Uma vez que você tem essas informações, então você pode construir o seu produto entendendo a rotina do seu cliente.
Você vai notar pelos exemplos que todos os exemplos são baseados em um determinado momento, quando o produto se encaixa convenientemente na vida do cliente, o que cria uma espécie de ritual.
- Primeiro dia do mês: novas roupas de ginástica em minha caixa de correio.
- Fim de semana: a nova temporada de House of Cards direto na minha TV.
- Manhã: café da manhã antes do trabalho.
Muitas vezes pode não ser possível tornar a compra um ritual, no entanto, algumas estratégias de marketing em torno do seu produto podem fazer dele um ritual.
No Brasil, a Camiseteria transformou o hábito de comprar camisetas um ritual, com temas, designers e campanhas que duram 1 vez.
Assim, ou você compra quando receber o e-mail, ou corre o risco da sua estampa predileta ter sido vendida, quando você for comprar.
#2. A repetição
Um ritual torna-se um ritual se for repetido, então agora, você precisa descobrir como fazer seus clientes voltarem.
A Fabletics oferece um desconto para o seu primeiro kit com 3 peças e você se torna um membro VIP.
O status VIP significa que você tem acesso a produtos com desconto todos os meses, e significa que a Fabletics mantém os seus dados e vai faturar no seu cartão todo dia 5, se você não cancelar sua assinatura.
Isso faz com que você volte ao site mensalmente, não apenas para conferir os novos estilos, mas também para dispensar a cobrança em seu cartão.
Para um varejista menos, essa tentação pode ser um frete grátis ou um pequeno presente durante um determinado período. O ponto aqui é criar algo atraente para fazer os clientes voltarem.
#3. Seja relevante
A criação de um produto ou serviço habitual cria um grupo emocional de clientes que certamente irão pedir um café fresco, se houver creme nele em vez de leite, ou escrever comentários ruins no Twitter, Yelp e Google+, se o seu produto não os ajudou em nada.
Nese caso, você precisa ser implacável na prestação de um produto de qualidade e de um serviço excepcional ao cliente.
Por mais que esse grupo possa ser implacável, eles também podem ser embaixadores poderosos.
Seus clientes mais habituais vão começar a voltar para sua loja, mesmo durante períodos de folga, bem como espalhar a sua palavra para seus amigos sobre o quão incrível você é.
Crie um produto e um serviço que tenha uma alta probabilidade de frequência de compra e você vai ter um modelo de negócio sustentável.
Isso é feito através da construção de um ritual que se encaixa convenientemente na rotina diária do seu cliente, promovendo a repetição e tendo algo atraente para que os clientes voltem para sua loja, e por último, sem implacável na oferta de um produto com um serviço de atendimento excelente.
Você tem um produto ou serviço que transformou em um hábito para seus clientes?
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Este artigo foi adaptado do original, “The 3 R’s of Habit Forming Products”, do Vantage.