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Growth Hacking

O maior recurso de growth hacking está debaixo do seu nariz

O maior recurso de growth hacking está debaixo do seu nariz

A maior estratégia de crescimento do seu negócio pode estar logo abaixo do seu nariz. Entenda por que


A maior estratégia de crescimento do seu negócio pode estar logo abaixo do seu nariz. Entenda por que

O seu produto é o seu hack de crescimento.

O seu produto é o seu hack de crescimento.

No início deste ano, Kyle Wild, Co-fundador e CEO da Keen IO deu uma palestra convincente em Tóquio, com o título, o produto é o seu maior recurso de growth hacker.

A mensagem contra intuitiva de Kyle é: foque na construção de produtos que facilitam a retenção e referências de clientes, e o crescimento vai cuidar de si mesmo.

Em seguida, ele postou seus slides e sua apresentação ganhou um grau impressionante de viralidade.

O conteúdo de Kyle foi amplamente compartilhado por causa da simplicidade poderosa de sua mensagem e ao fato de empresa estar executando com sucesso a sua estratégia campeã.

Apesar de ter gastos mínimos com marketing, Keen tem experimentado um crescimento acima do comum.

Os clientes atuais são decorrentes de um grau crescente do valor dos produtos da Keen, todos os meses, até ao ponto que eles compartilham agressivamente seu uso com seus parceiros de negócios.

Construindo uma marca à moda antiga

Dirty Franks é um bar localizado na Filadélfia, que é também é o lar da Wharton School.

Apesar de estar bem perto da escola, raramente é frequentado pelos estudantes da universidade.

Isso é uma pena, uma vez que eles poderiam estudar um plano de marketing para o Dirty Franks, que tem resistido ao teste do tempo.

Há alguns anos o bar não tinha nome, nenhum sinal – nenhum indicação do que estava por trás da porta.

O bar abriu logo após a proibição e os moradores o apelidaram de Franks.

Algumas décadas mais tarde, o bar sem nome tinha se transformado em Dirty Franks e o nome pegou, assim como o bar, o slogan não é tão amigável que é “somente em dinheiro”.

Franks não precisava de uma marca, e, muito menos de um orçamento de marketing.

Os vizinhos que estavam a uma curta distância sabiam que ele era um refúgio para os bebedores sérios que estavam à procura de um ambiente sem frescuras para um licor barato.

Pare com o marketing, depressa

O empreendedor e investidor Brad Feld involuntariamente ecoou Keen and Dirty Franks como uma abordagem de marketing, quando declarou que as empresas devem ter foco na construção de produtos surpreendentes.

Se você tem produtos incríveis, a comercialização desses produtos é trivial. Se você tem produtos, o marketing é impossível.

Em vez de focar em marketing como uma atividade, integre o marketing em (seus) produtos.

Eu não estou sugerindo que startups sigam Franks sem uma estratégia de marketing ao longo da sua vida útil. O marketing clássico certamente tem papel na maturação de uma startup.

No mesmo viés da Keen IO, a Rincon Venture Partners procura por empresas que estão escalando as vendas, apesar da ausência de um orçamento de marketing.

No momento em que investiu na Resumator, fornecedora de software que facilita o processo de contratação, a empresa havia gastado menos de 10 mil dólares em marketing.

Mesmo assim, havia adquirido centenas de clientes e uma quantidade significativa de receita recorrente devido aos méritos de seu produto e, não de uma campanha de marketing.

Pode ser frustrante assistir seus concorrentes confundindo o mercado com altas promessas de soluções. Nesses momentos, se console com outra coisa: startups que dizem ós somos o líder de mercado.

Bem, se você é o líder de mercado, por que ninguém sabe quem vocês são? Por que você tem que dizer que é o líder de mercado, se você realmente é o líder de mercado? Não me diga o que você é, apenas seja e mostre.

Se o seu produto, como Franks, está entregando valor ao seu mercado-alvo, a longo prazo, o capital eficiente da abordagem acabará por pagar isso.

Pare com o marketing. Você não precisa disso.

Pare com o marketing. Você não precisa disso.

O pobre Franks

O proprietário do Dirty Franks provavelmente não tinha isso em mente, mas mesmo assim ele percebeu que a chave para o marketing não é comprar a sua marca com um dilúvio de anúncios.

Pelo contrário, envolve a entrega de um produto de que seus clientes querem a um preço que podem pagar, o que rende um lucro razoável.

O Franks continua do mesmo jeito. Ainda não há nenhuma sinalização.

Acho que até mesmo a pessoa que gerencia os canais de mídias sociais do Franks percebeu que a instalação de um sinal estaria indo um pouco longe demais.

Ainda assim, Franks sobreviveu por mais de 80 anos sem saber que aderia aos conselhos do Sr. Feld.

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Este artigo foi adaptado do original, “The Ultimate Growth Hack Is Right Under Your Nose”, da Forbes.

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