Os negócios não são como antigamente. A tecnologia está mudando os negócios, e o marketing está tentando se manter na briga
O livro “What’s the Future of Business”, de Brian Solis analisou como os profissionais de marketing podem enfrentar o futuro dos negócios.
Separamos 4 sugestões importantes para você garantir a sobrevivência do marketing da sua empresa.
#1. Concorra por relevância
No final do dia você não está competindo por atenção. Você está competindo pela relevância e, para ganhar relevância você tem que entender quais os valores de seus clientes conectados.
Se não pararmos para descobrir isso agora, vamos contribuir para o darwinismo digital.
O darwinismo digital ocorre quando a evolução do comportamento do consumidor e a tecnologia evoluem mais rápido do que a capacidade dos profissionais de marketing para se adaptar.
Com os avanços da tecnologia em constante aceleração, você não pode simplesmente continuar reagindo a tecnologia. O que você pode fazer é pensar em como irá usar plataformas novas e existentes para oferecer uma abordagem nova e significativa.
Até mesmo marcas icônicas, como a Kodak fecharam porque não entenderam como seu consumidor evoluiu e como poderiam acompanhar essa mudança.
#2. Entenda o egossistema
Assim como as marcas se tornaram parte do povo, as pessoas se tornaram marcas. As pessoas compartilham fotos de suas refeições, enquanto seus amigos respondem curtindo e compartilhando.
Há um sentido de valor inflado quando alguém constrói essas comunidades e elas reforçam esse comportamento.
As pessoas criaram egossistemas em torno de si próprias e você tem que passar por eles. Você realmente tem que tentar chamar atenção de alguém. E uma vez que você faz isso, entenda quais devem ser os próximos passos.
A primeira parte de todas as campanhas de sucesso, o conteúdo precisa responder 2 perguntas:
- O que você está tentando fazer?
- Como você mede o valor?
É difícil você conseguir calcular qualquer tipo de ROI quando não sabe qual tipo de retorno quer ter.
#3. Aceite que a tecnologia cria diferenças
Atingir o público conectado requer aceitar o que os torna diferente de consumidores menos conectados.
Eles são diferentes quando encontram e interagem com a sua empresa, da mesma forma que eles entram em seu funil de vendas de maneira diferente de seu cliente tradicional.
A melhor maneira de fazer esse público agir é aprender com eles, se inspirar e encontrar maneiras de agarras a sua atenção para os resultados produtivos.
É preciso direcionar a atenção para o que eles querem que seus prospects façam em seguida.
#4. Faça mais do que envolver-se em tempo real
O verdadeiro potencial das mídias sociais é na análise de conversas para identificar oportunidades de sentimento, evitar crises e compreender e antecipar a evolução das necessidades de dirigir os resultados.
O marketing tem a capacidade de melhorar os relacionamentos. Podemos usar as diversas mídias sociais para este recurso e agregar valor às experiências que as pessoas têm diariamente.
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Este artigo foi adaptado do original, “Brian Solis: Four Ways to Be the Future of Marketing”, do Vocus.