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4 etapas fundamentais para construção de uma comunidade leal

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A sua marca sonha com uma comunidade ativa na internet? Aqui estão os primeiros passos por onde começar


A sua marca sonha com uma comunidade ativa na internet? Aqui estão os primeiros passos por onde começar

Como vencer o desafio de criar uma comunidade online leal?

Como vencer o desafio de criar uma comunidade online leal?

Quando você olha para os sites mais populares da internet, independentemente do nicho, qual é a primeira coisa que você observa?

Muitas vezes, a primeira coisa que notamos é o nível de atividade, se isso é nas mídias sociais, as sessões de comentários de seus artigos, ou em outro lugar. Muitas empresas têm comunidades incrivelmente fortes cheias de leitores dedicados e participantes.

Essa é a essência desses sites.

Como então podemos obter esse nível de engajamento da comunidade? O que devemos estabelecer como fundações para a construção de uma comunidade leal?

#1. Entenda o seu público alvo de leitores

Provavelmente você está cansado de ler essa frase por todos os lados, mas há uma razão porque isso é sempre repetido.

Compreender o seu mercado alvo é absolutamente crucial para o sucesso de marketing em todos os níveis, e possivelmente, ainda mais crucial em um ambiente incrivelmente barulhento como o marketing digital.

Uma das mais simples e mais poderosas maneiras de identificar qual é o usuário ideal para a sua comunidade é criar personas do leitor, que são semelhantes aos perfis de clientes.

Durante esse processo, você escreve uma biografia hipotética geral dos vários membros de sua comunidade ideal, incluindo informações demográficas e psicográficas, aspirações, comportamento de compra, preferências políticas e assim por diante.

Você pode então usar as personas do leitor como uma ferramenta para manter o foco e a inspiração na produção de novos conteúdos.

Por exemplo, se um de seus membros da comunidade ideal tem uma personalidade descrita como “iniciante em mídias sociais que quer aprender o básico para negócios”, então você sabe que deve desenvolver conteúdo específico sobre a maneira mais fundamental sobre uma presença em mídias sociais.

#2. Escolha seus canais de marketing com cautela

Esta etapa vem do conselho anterior com a criação da persona dos leitores. Quando você tem o seu público ideal em mente, a próxima pergunta é: onde encontro essas pessoas?

Claro, você pode em um impulso configurar contas em todas as mídias sociais e em milhares de sites de curadoria de conteúdo e, em seguida passar horas e horas na manutenção dessas mídias.

Mas, nós todos sabemos que isso é ineficiente e ineficaz. É melhor que você tire um momento para pesquisar os dados demográficos chave de cada canal antes de tomar qualquer decisão.

  • Quais os grupos etários que dominam a rede?
  • Qual é o genêro?
  • As pessoas estão abertas à mensagens de marketing, em geral?

À medida que a respostas da pesquisa a estas e outras questões aparecem, faça uma tabela que capture todas essas informações, como no exemplo abaixo.

Saiba como interagir com seus usuários em cada canal.

Saiba como interagir com seus usuários em cada canal.

#3. Personalize tudo que puder

Das fotos nas mídias sociais, passando pela sua página sobre, campanhas de e-mail, artigos no blog e todo local que você tiver: personalize tudo que puder.

Quando você está construindo uma comunidade online, você está construindo uma tribo de seguidores, leitores, clientes e fãs.

Cada tribo precisa de um líder para apoiarem. Alguém que defina os precedentes e diretrizes. Ser o líder de sua comunidade deve ser um objetivo primário, e personalizar o máximo possível é crucial para alcançar esse objetivo.

Derek Halpern, do Social Triggers é um excelente exemplo de alguém que construiu uma tribo leal, posicionando-se como líder de sua comunidade.

Se você der uma olhada no site da Social Triggers, você vai notar que quase todos os posts de Derek não usam fotos normais ou típicas. Em vez disso, ele usa fotos de si mesmo.

Como se costuma dizer, as pessoas normalmente constroem relacionamentos com outras pessoas, não com logotipos ou marcas.

#4. Encoraje a participação como se não houvesse amanhã

É lógico que se você quiser uma comunidade ativa e fiel, você precisa sair do caminho e encorajar as pessoas a participarem e fornecer recompensa para seus participantes mais leais.

A maioria das pessoas não querem fazer parte de uma comunidade morta. Eles querem uma comunidade com atividades e oportunidades de interação com outros membros da comunidade.

A maneira mais eficaz para maximizar a participação é jogar em todos os tipos de incentivos (reconhecimento, recompensas, etc.) e fatores de motivação de seus membros.

Nada disso acontece da noite pro dia

Enquanto tudo isso parece bastante simples no papel, a construção de uma comunidade leal e fiel nunca acontecerá da noite pro dia.

É um processo muito gradual que requer esforço consciente para assegurar as bases adequadas que estão em vigor, em seguida, a devoção a longo prazo para a construção das fundações.

No entanto, é impossível criar uma tribo do nada e seguir os passos acima será um enorme passo na direção certa.

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Este artigo foi adaptado do original, “4 Fundamental Steps To Building A LoyalOnline Community”, do Social Solutions Collective.

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