A sua startup precisa criar uma mensagem de impacto? Siga essas dicas
Em muitos aspectos, messaging é uma parte crucial na operação de uma startup.
Por mais que seja importante ter um bom produto, startups precisam de uma mensagem forte para que os principais interessados se convençam que seu produto têm valor.
Mas muitas startups lutam com messaging por uma série de razões:
#1. Um bom messaging é centrado no cliente. Ele fala com as necessidades, desejos e motivações do cliente.
A maioria das startups são centradas em seus produtos. Elas são obcecadas nas funcionalidades do produto ao invés de benefícios. Isso cria uma grande desconexão entre as startups e os clientes.
#2. Uma boa mensagem é inspiradora, educacional e cativante. Tem que conversar com os benefícios do, em vez de falar sobre o produto.
Ela precisa entregar inspiração para que os clientes queiram saber mais, não é sobre apelos comerciais.
#3. A mensagem requer perspectiva, que é algo que falta em muitas startups. Empresários gastam tanto tempo no produto, que fica difícil se afastar da ação.
Isso significa que os empresários lutam com preconceitos e pensamentos enraizados de seu produto.
Como as startups descobrem uma mensagem eficaz?
A melhor abordagem é pedir ajuda. Pode ser um profissional de marketing de startup, clientes potenciais ou já existentes, consultores, investidores ou funcionários.
Quem escolhe uma startup, oferece uma visão de um mundo diferente. As pessoas que não estão intimamente envolvidas com uma startup podem oferecer novas ideias e direção.
A realidade é que eles estão de fora do seu negócio e por isso, não estão presos emocionalmente com a sua startup.
Por isso a melhor maneira de criar sua mensagem e encontrar uma maneira diferente e talvez melhor para capturar o valor de uma startup é através da ajuda de terceiros para criar uma bela mensagem.
Para começar a pensar na mensagem que a sua startup quer deixar para o mercado, aqui estão algumas perguntas que as startups precisam se perguntar:
- O que o nosso produto oferece?
- Quais são os benefícios para os clientes? Como isso faz sua vida mais fácil melhor e mais rentável, etc.?
- O que faz nosso produto ser diferente ou único? Trata-se de coisas: como preço, características, design, etc.
- Quem são os públicos-alvo? Tenha algo em mente, clientes diferentes dão valor a coisas diferentes.
- Quem é a concorrência? Trata-se de olhar direta e indiretamente para competidores e rivais.
Ao responder a estas perguntas, a startup é capaz de impulsionar o processo de criar mensagens para seu mercado.
Para os empreendedores, a principal coisa a se lembrar é que isso possui um papel crucial no crescimento de uma startup. Uma mensagem forte faz o marketing de uma startup e esforços de vendas mais centrada no cliente, focada e eficaz. Também permite que todos cantem a mesma página do livro de hinos.
A sua startup precisa continuar avançando. Precisa continuar mudando à medida em que cresce e evolui o cenário competitivo.
Por isso, criar a mensagem da sua startuo muitas vezes é um trabalho contínuo para que ela esteja sempre em relevância.
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Este artigo foi adaptado do original, “Five questions that drive successful startup messaging”, do Mark Evans.