Você quer encontrar o caminho até o conteúdo de primeira? Aqui está por onde começar
Há uma grande tendência em complicar o marketing de conteúdo. E não por acaso, também fizemos isso com o SEO e as mídias sociais, quando as coisas começaram a esquentar.
As pessoas que tornam as coisas mais complexas do que são ou sabem menos do que pensam, ou estão tentando lhe vender algo. Obviamente, existe pelo menos tantos tipos de marketing de conteúdo como existe grãos de areia na praia.
De fato existem inúmeras maneiras de “fazer” e implantar um conteúdo que funciona.
Aqui estão 6 passos do processo que usamos para os planos de marketing de conteúdo. Talvez isso irá ajudá-lo a ver através da fumaça que está tomando conta do marketing de conteúdo.
6 etapas do processo de marketing de conteúdo
#1. Objetivos de negócio
Agora que o conteúdo é um assunto quente, muitas empresas estão criando conteúdo apenas para dizerem que fazem do conteúdo uma estratégia, quando isso não é verdade. A afirmação “vamos fazer marketing de conteúdo” está substituindo o “vamos fazer mídia social” e “vamos tentar ser virais“.
Mas, as empresas estão totalmente sem rumo. O conteúdo pode servir a propósitos diferentes dentro de uma empresa e, os melhores programas de marketing de conteúdo definem o papel do conteúdo de antemão, não depois do fato.
#2. Estratégia
Qual o objetivo específico da execução desse conteúdo em particular? Para qual público se destina? Em que fase está o funil de compra? Qual é a pergunta-chave ou necessidade que este conteúdo cumpre?
Como sabemos que essa necessidade de conteúdo existe? Você está produzindo conteúdo com base em escutas sociais, análise de palavras-chave em motores de busca, feedback do cliente, ou está apenas produzindo e escrevendo sem nenhum direcionamento?
#3. Produção
Qual o tipo de conteúdo você deve produzir para que seja encontrado e lido pelos usuários? O seu conteúdo precisa ser otimizado e atingir o seu público da maneira certa. Em muitos casos, não há um caminho certo ou errado para produzir conteúdo, apenas uma forma de produzi-lo com base no seu público e suas informações de preferências de consumo.
É aqui que descobrimos o que precisamos fazer, quando precisamos fazer, quem vai fazer e, para quem fazer.
#4. Atomização
Muitas vezes, os profissionais de marketing de conteúdo tentam reinventar a roda em vez de apenas aproveitar todos os recursos e conteúdo que já possuem.
Esta é a atomização do conteúdo – pegar uma grande ideia e fazer muitos conteúdos a partir dela.
#5. Amplificação
Você deve comercializar o seu marketing. A noção de que você pode simplesmente criar um conteúdo interessante e as pessoas vão magicamente tropeçar nele é uma mentira.
Se você construir eles, não necessariamente, virão.
Você tem que tratar as suas execuções de conteúdo como um produto e, lançá-lo da mesma forma que faria com um produto.
#6. Mensuração
Conteúdo não é barato. Ele é apenas diferente de ser caro. O tempo necessário (e em alguns casos, os custos de produção) podem ser significativos. Os melhores programas de conteúdo são aqueles que são medidos, pois os dados obtidos podem ser utilizados para otimizar o conteúdo da próxima vez.
Você pode não ser capaz de medir o impacto do conteúdo sobre as transações por si só. Mas, se você conhece sobre os hábitos de pesquisa de seu público, é possível isolar o impacto do conteúdo nas vendas.
Certifique-se de ter pensado totalmente a análise de dados do conteúdo antes de publicá-lo porque tentar fazer isso posteriormente é como tentar riscar um carro em movimento.
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Este artigo foi adaptado do original, “These are the 6 Steps I Use for Great Content Marketing”, do Convince&Convert.