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Marketing de Conteúdo

7 segredos do conteúdo compartilhável

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Veja como transformar o seu conteúdo em algo que as pessoas vão compartilhar


Veja como transformar o seu conteúdo em algo que as pessoas vão compartilhar

Como podemos aumentar o compartilhamento do nosso conteúdo?

Como podemos aumentar o compartilhamento do nosso conteúdo?

A eficácia dos meios de comunicação social, vem de sua capacidade de explorar o desejo mais intrínseco das pessoas: o desejo de compartilhar.

As pessoas compartilham por razões diferentes. Aqui estão segredos e gatilhos específicos da psique humana que motiva as pessoas a compartilharem coisas, e algumas dicas de como você pode usar isso a seu favor.

#1. Validação social

Há um forte desejo de aprovação dentro de nós. Costumamos deixar essa necessidade de ser aceito ditar nossas ações, opiniões e decisões.

Essa necessidade de validação torna a popularidade contagiante. Na verdade, não é errado dizer que, na maioria dos casos, a popularidade de algo para uma pessoa é diretamente proporcional à popularidade dessa mesma coisa nos grupos em que ela se identifica.

O que levar em conta

Considere criar botões de compartilhamento (com contagem de ações) claramente visível para todo conteúdo que você publica.

#2. Entretenimento

Um estudo conduzido por Jonah Berger, autor do popular livro Contagious, observou quase 7 mil artigos do New York Times para avaliar quais haviam sido mais compartilhados.

A descoberta foi que, as boas notícias eram mais compartilhadas. A maioria das pessoas querem ser portadoras das boas notícias, ao invés do infortúnio.

Ele descobriu ainda que, o conteúdo que provocava emoções de alta excitação, como alegria, surpresa, emoção, admiração, raiva, frustração ou ansiedade, era compartilhado mais o que todo o resto.

Outro estudo, mostrou que 61% das pessoas online compartilham coisas interessantes, 43% compartilham coisas engraçadas e 29% compartilham conteúdo único.

O que levar em conta

Crie conteúdo reativo. Escreva conteúdo que desencadeie emoções positivas e alta excitação. Certifique-se de que seus títulos evocam curiosidade e admiração.

#3. Valor prático

Berger também descobriu que os artigos mais compartilhados eram não apenas interessantes e surpreendentes, mas também informativo.

Em outro estudo realizado, constatou-se que 84% das pessoas avaliam a utilidade do conteúdo antes de compartilhar qualquer coisa. Uma das razões porque as pessoas compartilham é para enriquecer a vida dos outros.

O que levar em conta

Crie listas de como fazer coisas que abordem especificamente as perguntas mais frequentes que seu público faz, e compartilhe dicas para fazer um processo ou conceito mais fácil de se entender.

Isso ajudará a gerar mais tráfego orgânico dos buscadores, também.

#4. Crenças e causas

As pessoas estão mais propensas a compartilhar o conteúdo que irá ajudar a se definir perante os outros, com 68% das pessoas compartilhando para mostrar aos outros o que eles se preocupam.

Eles compartilham conteúdo que espelha a sua imagem, e 84% das pessoas afirmam que compartilham e mostram apoio a causas e questões que se preocupam.

O que levar em conta

Compartilhe seu conteúdo de maneira que realmente ressoe com seus leitores. Por exemplo, se o seu público é composto por artistas visuais – imagens criativas e inovadoras podem desencadear a partilha.

Investigue seus dados demográficos para entender suas necessidades e desejos para que você possa criar um conteúdo que se relaciona com as pessoas.

As pessoas querem compartilhar as causas pelas quais acreditam.

As pessoas querem compartilhar as causas pelas quais acreditam.

#5. Interesse

A grande sacada das mídias sociais está na oportunidade que ela dá aos usuários se conectarem com pessoas afins.

O conteúdo é uma ferramenta que ajuda as pessoas a se envolverem com as outras. Apenas compartilhando ou curtindo uma postagem, o usuário pode reacender uma antiga companhia ou fazer novas conexões com pessoas que compartilham os mesmos interesses.

O que levar em conta

Compartilhar conteúdo relacionado aos trend topics em seu setor, ou aqueles que podem inspirar a discussão vai ajudar muito.

#6. Incentivo

Toda resposta gerada pelas pessoas tem como objetivo ganhar uma recompensa, ou evitar uma punição.

A teoria do incentivo propõe algo similar. Ela afirma que as suas ações são motivadas pelas suas recompensas.

O que levar em conta

Quando se trata de aumentar o compartilhamento, os incentivos poderiam incluir o reconhecimento por parte dos participantes, descontos ou acesso a conteúdos exclusivos.

#7. Estética

Pense na forma, mesmo quando estivermos falando de conteúdo. Organize o seu conteúdo de maneira que seja fácil do leitor escanear e deixe claro o caminho que o olhar deve seguir.

Se os usuários são apresentados a grandes blocos de texto, é provável que eles não leiam tudo.

A hierarquia visual é muito importante para ajudar as pessoas a compreenderem as informações facilmente.

O mesmo vale para web design, tipografia, imagens e cores. Cada elemento deve trabalhar bem em conjunto, fazendo com que o todo seja algo agradável.

O que levar em conta

Use subtítulos e bullets. Quebre os grandes blocos de texto em parágrafos menores. Escolha uma fonte que torne o texto fácil de ler, para que as pessoas gastem tempo interpretando a sua mensagem, em vez de tentar ler as palavras.

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Este artigo foi adaptado do original, “The 7 Secrets to Shareable Content”, da Entrepreneur.

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