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Marketing de Conteúdo

Como dar futuro à sua estratégia de marketing de conteúdo

Como dar futuro à sua estratégia de marketing de conteúdo

Em um mundo em que milhares de sites e blogs produzem conteúdo a sua estratégia de conteúdo pode estar em apuros. Aqui está como se salvar


Em um mundo em que milhares de sites e blogs produzem conteúdo a sua estratégia de conteúdo pode estar em apuros. Aqui está como se salvar

Qual é o futuro do marketing de conteúdo?

Qual é o futuro do marketing de conteúdo?

Tendências vêm e vão no mundo do marketing digital. Algumas técnicas de “quentes” – como as palavra-chave, os diretórios de artigos, a compra de links e etc. – diariamente veem sendo enfraquecidas como técnicas relevantes para os buscadores.

Mas outros modismos mais benignos representam grandes oportunidades para os profissionais de marketing atraírem atenção, se forem espertos.

Quando você vê uma tendência emergente, pular nela com uma rápida implantação de conteúdo (chamada newsjacking) pode ser uma ótima maneira de aumentar a sua visibilidade e gerar novo interesse pela sua marca.

Mas, qual é a razão de alocar esforço nessa verticalização de conteúdo, se eles são dependentes de tendências que acabarão por morrer?

O conteúdo é um jogo de longo prazo. Se você não tem uma forma de engajamento sustentável para unir suas peças de conteúdo, você está perdendo dinheiro e tem o risco de ficar em desvantagens com seus concorrentes mais experientes.

Essencialmente, você quer encontrar o ponto ideal entre saltar sobre as tendências quentes e deixar seu conteúdo à prova do futuro para que você continue a derivar valor a longo prazo.

Uma lição do Upworthy

Olhe a estrutura dos títulos das matérias mais populares do Upworthy.

Não há nenhum argumentando com o fato de que o gigante de conteúdo viral tem sido um dos sucessos de internet em 2013 e 2014.

Com um número impressionantes de 88 milhões de visitantes únicos em novembro de 2013, o site derrotou concorrentes de mídia como o Business Insider, BuzzFeed e Huffington Post em termos de de visitantes únicos mensais.

Este sucesso é impulsionado, em grande parte, pelos títulos do Upworthy, que fazem uso da “lacuna de curiosidade”.

Essa teoria é impulsionada por 2 estágios.

  1. Na primeira fase, a situação deixa claro que você está perdendo algo. No caso desta manchete, isso enfatiza que você não sabe o que esse garoto fez de incrível.
  2. Na segunda etapa, você é conduzido para aliviar a dor de perder algum tipo de ação.

Eventualmente, os títulos do Upworthy não serão tão eficazes como são hoje (na verdade, alguns sugerem que nós já podemos ter alcançado um ponto de saturação do Upworthy e o Facebook está mesmo atualizado seu algoritmo News Feed).

Então se você quiser aproveitar essa tendência, a solução aqui não é escrever 2 títulos como Upworthy faz.

É usar a ciência para assegurar que você cria títulos que melhor irão resistir ao teste do tempo. Suponha que você está escrevendo um post compartilhando um estudo de caso de um cliente.

Você pode ser tentado a tentar capitalizar sobre o sucesso do Upworthy através da marcação do post com algo como “esta empresa estava quase falida. A maneira como eles se recuperaram da falência vai surpreender você”.

Mas infelizmente, os leitores se acostumaram com estas manchetes hiperbólicas, e isso se torna menos eficaz, deixando com um pedaço de conteúdo que não recebe a atenção que merece a longo prazo.

Então, em vez de usar a estrutura do Upworthy, use a lógica subjacente que a torna tão eficaz: a lacuna de curiosidade.

Qualquer um dos possíveis títulos a seguir podem provocar curiosidade sem usar uma estrutura enigmática:

  • “Como nós ajudamos a empresa X a aumentar os lucros em 150% e evitar a falência”
  • “Quer ver como a empresa X impulsionou os lucros em 150% e evitaram a falência”?
  • “A empresa X impulsionou de maneiras inesperadas os lucros em 150% e descartaram a falência”

Ao provocar a curiosidade em seus leitores de uma forma atemporal, você vai posicionar o seu conteúdo para tirar proveito da psicologia que está dando o atual sucesso do Upworthy, mas de uma forma que seja mais sustentável a longo prazo.

Identifique as tendências

Se você quer saltar sobre as tendências quentes que estão apenas emergindo, você precisa saber que elas são emergentes.

Acumular uma tendência existente, ou pior, uma que está quase esgotada, não vai te dar o tráfego viral associado com a parte principal e, isso não vai ajudá-lo a criar um conteúdo com futuro que servirá para o seu site seguir em frente.

Isso é uma situação onde todos perdem. Então, para aproveitar as estratégias descritas neste artigo, você tem de pensar em seu trabalho como sendo um observador ativo das tendências.

Tenha em mente, porém, que as tendências possam assumir muitas formas diferentes:

  • Tipo de conteúdo. O conteúdo pode ser entregue em diversos formatos (incluindo posts, mensagens nas mídias sociais, gráficos, infográficos, infográficos animados, Slideshare, vídeos, entrevistas em áudio, podcasts e muito mais).
  • Estilo de título. Os titulos do Upworthy são um exemplo clássico deste tipo de tendência, mas não são a única fórmula de títulos que existe. Diferentes estilos vêm e vão, então mantenha os olhos abertos para alterações que as manchetes populares formatos evoluem.
  • Efeitos visuais. O flat design é agora, mas provavelmente não vai ser sempre o caso. A entrega de conteúdo que usa técnicas quentes de design pode ser uma ótima maneira de aumentar a sua visibilidade, mas é muito importante que não vá muito longe do seu tipo de imagem estabelecido. Se você liberar o conteúdo do gráfico, tente projetar peças que integram novos estilos sem completamente partir das diretrizes da marca atua.
  • Assunto. Conteúdos que pegam carona com notícias são o exemplo perfeito de trabalho que pode ser ótimo no momento e sofrem ao longo do tempo. Se você vai criar conteúdo orientado à notícia, é imperativo que você encontre uma maneira de adicionar valor que resista ao teste do tempo.

Torne as tendências de introdução em conteúdo de futuro

Você pode certamente monitora tendências através dos mecanismos habituais como os trending topics do Twitter ou alertas do Google. Mas se você quer ser mais proativo sobre tendências de monitoramento, você vai querer usar uma ferramenta de tendência social como Topsy.

Ver vários resultados sobre este tema sugere que há interesse atual nele e que existe potencial para uma nova peça de conteúdo.

Se este assunto específico foi algo que pode interessar a meus leitores, eu posso capitalizar sobre ele nas etapas abaixo.

O Topsy pode ajudar você a encontrar assuntos para escrever e navegar nas tendências.

O Topsy pode ajudar você a encontrar assuntos para escrever e navegar nas tendências.

#1. Crie uma manchete provocando a curiosidade

Talvez seja uma tendência, mas os títulos do Upworthy podem ainda ser eficazes entre os leitores.

Neste caso, eu poderia fazer algo como, “O próximo Best-Seller está em seu HD?”. Essa é uma frase que provoca curiosidade, mas não use a hipérbole para desativar muitas pessoas para as manchetes de estilo Upworthy.

#2. Entregue o conteúdo em um estilo atualmente popular

A Infografia tem sido popular, e como resultado, você pode decidir entregar um post de conteúdo como um infográfico animado.

A Infografia animada oferece muitos dos mesmos benefícios tradicionais, mas com a vantagem adicional de ser relativamente novo e atraente.

 

É muito fácil ter a certeza que mesmo tendencial o conteúdo é bem posicionado para o sucesso a longo prazo do que ignorando as horas extras de esforço e perder o engajamento futuro.

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Este artigo foi adaptado do original, “How to Future-Proof Your Content Marketing Strategy”, do Hubspot.

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