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Marketing de Conteúdo

Dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas

Dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas

O marketing de conteúdo pode ser uma carta na manga para a estratégia das pequenas empresas. Veja como se beneficiar disso


O marketing de conteúdo pode ser uma carta na manga para a estratégia das pequenas empresas. Veja como se beneficiar disso

Pequenas empresas podem usar o marketing de conteúdo como vantagem competitiva.

Pequenas empresas podem usar o marketing de conteúdo como vantagem competitiva.

As pequenas empresas têm, historicamente, sido lentas em adotar as estratégias de marketing de conteúdo que os profissionais de marketing das empresas usam.

Isso acontece mais fora do Brasil do que aqui dentro. Por aqui, vemos que as pequenas empresas são mais rápidas em adotar estratégias digitais para que seus negócios cresçam, e são em empresas maiores que têm problemas com as ideias digitais.

Mas, independente de o conteúdo ser criado em casa ou terceirizado por uma agência, haverá um momento em que ideias criativas para novos conteúdos interessantes se tornam escassas.

Aqui estão 7 dicas para criar um conteúdo excelente.

#1. Criar um calendário marketing de conteúdo

Ter um calendário que documenta uma estratégia de conteúdo é uma ótima maneira de garantir a criação de conteúdo em tempo útil.

Por outro lado, essa estratégia é muitas vezes negligenciada.

Acredite: 61% dos profissionais de marketing dizem que sua maior dificuldade é na criação de conteúdo, que leva maior parte do tempo, mas apenas 44% relatam terem uma estratégia de marketing de conteúdo documentada.

Ter um calendário programado de conteúdo para o mês é o primeiro grande passo que vai lhe dar uma quantidade definida de tempo para traçar estratégias, ideias, criar e publicar.

#2. Descubra o que funciona

Antes de pesquisar outros locais em busca de inspiração, compreenda as características do conteúdo passado, que já funcionou.

Mergulhe no Google Analytics para verificar as páginas que mais direcionam tráfego para seu website e quais palavras-chave as pessoas usam para encontrar esse conteúdo.

As estatísticas sociais também podem fornecer informações sobre os conteúdos com um bom desempenho.

Verifique o desempenho nas mídias sociais, utilizando serviços como o AddThis que incorporam botões de compartilhamento em blogs com informações de rastreamento.

Essas tendências ajudam a melhorar e informar quais os tópicos e estratégias têm funcionado, e como usar essa inteligência para pensar no conteúdo futuro.

#3. Faça newsjacking

As mídias sociais também são úteis na apresentação de ideias para temas em tempo real.

Escrever o conteúdo em torno de trending topics ou fazer newsjacking (usar notícias quentes ou tendências como inspiração para seu conteúdo) ajuda a fornecer um conteúdo valioso para as pessoas que estão procurando por ele.

Melhore o conteúdo, abordando diferentes lados de uma história, assumindo uma posição controversa, ou o complementando com diferentes mídias, como vídeos ou infográficos.

#4. Crie uma pesquisa

Crie notícia com uma pesquisa simples.

Compreenda a postura do consumidor em um determinado assunto, ou em um mercado, pode fornecer material para muitos tipos de conteúdos, como artigos e infográficos.

Isso provavelmente vai resultar em backlinks para o seu conteúdo e constrói reputação como uma das principais fontes de dados em uma área.

A criação e realização de pesquisas tornaram-se muito mais fácil com produtos como o SurveyMonkey e Google Consumer Surveys que permitem a criação de pesquisas e compra de respostas em uma faixa de preço acessível.

#5. Utilize conteúdo visual

Embora grande parte do SEO se concentre no texto, que é a maneira pela qual os buscadores entendem as mensagens, o conteúdo visual é muito mais atraente para os leitores humanos.

O público é naturalmente ligado a ser mais engajado com o conteúdo visual, já que 90% da informação que chega ao cérebro é visual, o conteúdo que utiliza imagens fica 94% mais fácil de ser visto do que aqueles sem.

Uma pesquisa com os profissionais de marketing da MarketingSherpa descobriu que as imagens eram a forma mais fácil de conteúdo para se produzir.

Mantenha os visitantes envolvidos e se movendo, adicionando imagens estáticas ou GIFs animados em seu conteúdo por escrito.

#6. Inicie um videolog

Outra forma fácil de criar conteúdo de alta qualidade é a criação de vídeos.

Para se ter uma ideia, 78% das pessoas dizem que assistem a vídeos on-line toda semana, e 55% dizem que assistem todos os dias.

Começar um videolog não é caro ou demorado. Vídeos curtos são os mais fáceis de digerir, e simples de filmar com uma webcam pessoal.

Vídeologs exigem um mínimo de edição e, pode ser postado imediatamente para o YouTube. Um estudo realizado pelo Animoto descobriu que o conteúdo de vídeo ajuda persuadir 73% dos consumidores a comprarem um produto ou serviço.

Um videolog é uma excelente maneira de espalhar seu conteúdo.

Um videolog é uma excelente maneira de espalhar seu conteúdo.

#7. Redirecione o conteúdo

Se encontrar um tema e fazer a pesquisa é muito demorado, crie um conjunto de conteúdos que já tenha criado em torno de um determinado tema.

Reúna o conteúdo com um tema subjacente, como por exemplo, dicas de webdesign, e empacote em um post para suplementar o blog.

Isso cria um pacote de materiais valiosos para os leitores digerirem.

Outra forma de adaptar os conteúdos é revisitar uma peça mais antiga de conteúdo e fornecer atualizações.

Novas informações são constantemente estudadas e avaliadas, o que pode facilmente ser relatado como uma atualização de um post anterior.

O conteúdo é uma grande arma para pequenas empresas

O marketing de conteúdo é um componente essencial a qualquer estratégia digital. Quer fazer mídias sociais? Sem conteúdo, impossível. Quer fazer SEO, sem conteúdo, impossível. Quer fazer links patrocinados? Sem conteúdo, impossível.

As pequenas empresas têm uma grande vantagem: a tomada de decisão é mais rápida e acertada e, por isso, fica mais fácil reagir ou agir a qualquer mudança digital.

Por isso, aproveitam bem o conteúdo para competir com grandes empresas, que ainda não aproveitam o marketing digital para guiar as estratégias de marketing.

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Este artigo foi adaptado do original, “7 Outstanding Content Marketing Tips for Small Business”, do Search Engine Watch.

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