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Marketing de Conteúdo

O abismo da confiança no marketing de conteúdo

O abismo da confiança no marketing de conteúdo

As pessoas não confiam no conteúdo que sua marca produz. Veja como resolver esse problema


As pessoas não confiam no conteúdo que sua marca produz. Veja como resolver esse problema

O marketing de conteúdo tem um grande problema de credibilidade.

O marketing de conteúdo tem um grande problema de credibilidade.

Como o volume de conteúdo produzido e publicado por marcas continua aumentando, é mais importante do que nunca que seu conteúdo faça uma conexão.

E enquanto o conteúdo original criado pela marca pode ser uma ótima maneira de se conectar, nem sempre essa é a melhor maneira de influenciar a sua opinião.

O fato é que as pessoas confiam em outras pessoas, mas não confiam nas marcas.

Mesmo quando estranhos estão postando comentários e opiniões online, o nível de confiança é de 70% todo tempo, contra o marketing de conteúdo, que tem a confiança do usuário apenas 30% do tempo.

Como resolver o problema da confiança?

O marketing de conteúdo deve ser mais do que apenas um conteúdo original sendo produzido pela sua marca.

A curadoria de conteúdo, cada vez mais vem desempenhando um grande papel em cada estratégia de marketing de conteúdo.

Considere esta comparação. A Papa Johns quer se aproximar as pessoas e as famílias a ficarem juntos.

A postagem de @abeyta1988 no Twitter falando sobre como Papa Johns traz sua família para a mesa é muito mais poderoso do que qualquer tweet original que eles poderiam postar.

Um depoimento positivo é o melhor conteúdo que você pode criar.

Um depoimento positivo é o melhor conteúdo que você pode criar.

O nível de confiança é muito maior em ouvir a experiência de uma pessoa real do que ouvir a Papa Johns falando de si.

A melhor parte sobre isso é que os comentários e opiniões de usuários estão prontamente disponíveis e, ao contrário do conteúdo original, não tem que ser criado a partir do zero.

Uma simples pesquisa por qualquer empresa ou nome do produto dominante no Twitter, Facebook, Instagram, e outros canais sociais fará surgir toneladas de menções.

A maioria das marcas já está monitorando essa conversa usando ferramentas de análise social. O próximo passo é reusar os melhores comentários de usuário para o marketing de conteúdo.

A maneira mais fácil de fazer isso – coisa que muitas marcas já estão fazendo – é se envolver com esses clientes através de canais sociais.

Compartilhe as boas menções à marca e agradeça ao autor. Responda ou reposte o conteúdo dos fãs da marca.

Aprenda através do tweet do Papa Johns acima e você poderá ver que eles estão definitivamente já está fazendo essa parte também.

Use o conteúdo de marketing gerado pelo usuário

As interações sociais são importantes, mas as marcas têm um porta-voz maior do que apenas os canais sociais.

Um ponto poderoso do conteúdo gerado pelo usuário está em ganhar a confiança e esse deve ser o ponto central de comunicação da marca.

Se você está fazendo bem a mídia social, você já está interagindo com os clientes e respondendo suas questões. Você já está monitorando o que as pessoas estão dizendo online.

O próximo passo é colocar o conteúdo do usuário para trabalhar como parte integrante de seu programa de marketing de conteúdo.

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Este artigo foi adaptado do original, “Content marketing trust gap”, do bazaar voice blog.

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