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Marketing de Conteúdo

O retorno sobre o marketing de conteúdo

O retorno sobre o marketing de conteúdo

Você está dando atenção ao conteúdo que produz? Entenda como o ele impacta em seus resultados


Você está dando atenção ao conteúdo que produz? Entenda como o ele impacta em seus resultados

O conteúdo é uma das poucas formas de marketing que tem um retorno sobre composição.

Funciona como uma conta bancaria, que começa pequena e recebe ganhos incrementais, mas com o tempo se torna grande.

Assim, os esforços de marketing de conteúdo exigem um investimento consistente, mas em última análise, pode render grandes resultados.

Os esforços do HubSpot provam essa máxima: atraindo mais de 1 milhão de leitores por mês em seu blog.

Vamos usar alguns dados hipotéticos para provar o ponto. O conteúdo não é relevante apenas por 1 dia. Apenas cerca de 1/3 das visualizações e um post são gerados no primeiro dia.

Na verdade, o gráfico abaixo mostra a função densidade de probabilidade para a quantidade de pageviews por post em 2014. Ele mostra que um post típico irá gerar entre 1 ou 2 vezes mais tráfego durante o tempo.

Número de pageviews após o primeiro dia de publicação.

Número de pageviews após o primeiro dia de publicação.

Ao criar uma campanha de marketing de conteúdo, o marketing delibera sobre o seu equilíbrio entre conteúdo sempre vivo, lugares que são sempre interessante para os leitores, e conteúdo temporal.

As campanhas de marketing de conteúdo que distorcem a favor de mais conteúdo original irá crescer mais rápido e maior do que aquelas que se concentram no conteúdo temporal.

Vamos comparar 2 blogs hipotéticos.

O primeiro blog é um blog focado em conteúdo sempre atual. Cada post gera cerca de 150 visualizações em um dia, por cerca de 20 dias.

Os posts veem a decadência modesta, mas ainda geram cerca de 18 consultas por dia, depois de 1 ano.

Você pode ver claramente o efeito da capitalização. Em 1 ano, o blog está gerando mais de 250 mil visitantes por mês.

Lembre-se que este é um exemplo hipotético, com execução perfeita. Mas a ideia ainda se mantém.

Impacto do conteúdo sempre atual em um blog.

Impacto do conteúdo sempre atual em um blog.

Contrastando com essa estratégia, temos uma estratégia temporal. Nesse exemplo, cada post gera cerca de 150 visualizações no primeiro dia, 20 no segundo, mas a degradação é muito mais agressiva.

Até o final do ano, cada post gera 1 visita por dia. O tráfego desse blog, ao final do mesmo período dirige 70 mil visitantes, menos de 1/3 do que o anterior.

Impacto do conteúdo temporal em um blog.

Impacto do conteúdo temporal em um blog.

Enquanto o conteúdo temporal dirige menos tráfego, eles mantém os eu blog fresco.

Mas, para se beneficiar desses efeitos combinados, os profissionais devem investir constantemente em conteúdo atual que continua contribuindo para o aumento do tráfego, a construção da marca e, eventualmente, gerar vendas.

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Este artigo foi adaptado do original, “The Compounding Returns Of Content Marketing”, do blog do Tomasz Tunguz.

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