As pessoas leem seu blog, mas não compram seu produto? Aqui pode estar o problema
Hoje em dia, todo mundo está se concentrando em marketing de conteúdo, mas a dura verdade é que muito poucas pessoas estão fazendo isso.
Então, onde acontece essa desconexão entre empresas e pessoas?
Por que as empresas passam horas investindo na criação de conteúdo, só para ver seus esforços caindo por terra com o público que estão tentando alcançar?
A resposta não está no conteúdo ruim. Mas sim no conteúdo não focado em conversões.
Pense por 1 segundo.
A razão porque você está construindo conteúdo é que você quer que as pessoas pratiquem alguma ação após consumi-lo, seja compartilhar socialmente, preenchendo um formulário de geração de leads ou mesmo fazer a compra.
Com isso em mente, é lógico que o seu conteúdo precisa incentivar os espectadores a tomar ações, seja por meio de estímulo sutil, ou evidente perguntar.
Se você está criando conteúdo para o bem da criação de conteúdo, perguntando a si mesmo as seguintes perguntas, e age sobre suas respostas.
Isso vai ajudar a melhor suas faixas de conversão e aumentar o retorno sobre seu marketing de conteúdo.
Pergunta #1: eu sei quem são meus compradores?
Certamente todos nós sabemos que uma grande parte de qualquer programa de vendas eficaz é saber quem você quer alcançar, e como chegar a essas pessoas.
Mas a mesma coisa vale para suas campanhas de conteúdo.
Imagine que você tem um site que vende produtos de beleza. Como proprietário, você está orgulhoso de seu fornecimento de produtos ambientalmente sustentáveis e processos de fabricação éticos.
Então, você decide criar um infográfico que descreve esses aspectos do seu negócio.
Mas é aí que você percebe que seus clientes não se importam sobre seus métodos de fabricação, e que suas preocupações são realmente como usar seus produtos e como eles podem ajudar a resolver seus problemas de pele.
Saber quem são seus compradores e quais são suas necessidades ajudará a informar seu processo de criação de conteúdo, assim como ajudar a melhorar suas taxas de conversão.
Crie a persona de seu cliente, e assim você vai saber o que eles querem saber, o que eles consomem e o que você deve produzir para seus clientes.
Pergunta #2: eu sei onde meus compradores estão no funil?
Agora que você sabem quem é o seu potencial cliente, não é suficiente saber apenas quem são eles.
Você precisa criar conteúdo que os agrade em cada etapa do processo de compra.
Os modelos tradicionais de vendas descrevem o processo de compra com as seguintes fases:
- Reconhecimento do problema.
- Busca de soluções potenciais.
- Avaliação de alternativas.
- Tomada de decisão de compra.
- Avaliando a decisão de compra.
Vamos seguir com o nosso exemplo de produtos de beleza. Suponhamos que sentemos para discutir uma lista de potenciais tópicos de conteúdo para o próximo mês.
Ao longo de sua sessão de brainstorming, surgem as seguintes ideias:
- Tudo que você precisa saber sobre como surgem as rugas.
- Você tem espinhas? Os 30 problemas que ninguém fala sobre as espinhas.
- Hidratação 101: dicas para passar bem o inverno.
Superficialmente, todos parecem assuntos interessantes para postar, mas você consegue enxergar o problema? São todos temas que apelam apenas para a primeira etapa do processo de compra.
Enquanto isso, nós poderíamos usar o final de cada post para sugerir os seus produtos como soluções possíveis.
O seu calendário editorial atual não tem nada que pode mover os leitores para baixo no processo de compra, ajudando-os a tomar uma decisão de compra, ou se sentir bem sobre suas decisões.
Aqui estão alguns tópicos, que juntamente com os outros, poderiam ajudar a completar seu calendário de publicação:
- Como nosso ácido docosahexaenóico é originado (e por que isso é importante).
- Você sabe o que está em seu cleanser? Como nossos produtos são armazenados.
- A história de Martha: um estudo de caso sobre a Natural Cleansing.
Pergunta #3: eu incorporei um call to action eficaz?
Na sessão anterior falamos do potencial dos call to action para ajudar os clientes a se moverem através do processo de compra usando o conteúdo que agrada a cada fase de vendas do funil.
Mas esse tema é tão importante que merece atenção especial.
Se você quiser que o seu conteúdo crie oportunidades de vendas, você precisa pedir as oportunidades.
Então, como fazer? Cada pedaço do conteúdo que você criar deve ter um call to action desejado ligado a ele, incluindo qualquer um dos seguintes call to action:
- Peça para seus clientes compartilharem seu post nas mídias sociais.
- Inscrição em boletins e newsletter.
- Encaminhamento para outros leitores.
- Download de e-books e outros materiais.
- Assistir a vídeos.
- Formulário de contato para a sua empresa.
- Chamada para compra.
Obviamente, você vai querer corresponder à ação desejada para cada tipo de conteúdo criado.
Sendo assim, você vai ter melhores resultados pedindo aos leitores para compartilharem um infográfico no Facebook do que pedir para que eles comprem seu produto, no final de sua mensagem.
Mas, uma vez que você tenha decidido sobre o call to action adequado, incluí-lo em seu conteúdo vai fazer uma grande diferença.
Se os espectadores não sabem o que você quer que eles façam, há uma grande chance de que eles não façam nada.
Conhecer seus compradores, atraí-los para os diferentes pontos do processo de compra e pedir para que eles ajam vai ajudar a melhorar os resultados de seu conteúdo.
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Este artigo foi adaptado do original, “3 Essential Elements Needed to Turn Content Consumers Into Customers”, da Entrepreneur.