Qual a importância da curadoria de conteúdo na sua empresa? Aqui está o porque você deveria repensar isso
Recentemente, o New York Times anunciou que estava acrescentando curadoria de conteúdo em sua página principal.
Segundo eles, o objetivo da curadoria era dar aos leitores uma razão para navegarem pela sua página mais vezes, e passar mais tempo online.
A curadoria é um passo progressivo para uma editoria tradicional, mas não se trata de um caso isolado. Com o lançamento do FirstFT, o Financial Times também está fazendo seu próprio movimento em direção à curadoria de conteúdo.
A ideia do Financial Times é atuar como um juiz neutro e oferecer as grandes histórias do dia, independente de onde elas estejam vindo. Eles sabem que ninguém tem o monopólio da informação.
Abraçar a curadoria sinaliza uma mudança sísmica nas expectativas dos consumidores de informações. Estamos em uma nova era da informação, onde o público experiente está buscando contexto juntamente com o conteúdo.
Eles querem mais do que uma história, eles querem entender as várias maneiras em que essa história está sendo contada.
Isso significa que mesmo a cobertura editorial mais exemplar só se torna completa quando se está embalada com uma perspectiva adicional.
Ainda assim, existem as empresas com uma reação instintiva para a curadoria de conteúdo que dizem que isso não oferece o mesmo valor do conteúdo.
Produtores e editores de conteúdo, sejam os tradicionais, digitais, ou as muitas marcas que estão aproveitando os benefícios do marketing de conteúdo precisam entender que hoje, a curadoria traz um enorme valor para o crescimento de um negócio.
Curadoria é liderança de pensamento
Um equivoco comum é pensar que a liderança de pensamento é exclusivaente do domínio do conteúdo original.
Como o New York Times e o movimento FirstFT ressaltaram, o processo de contratação de uma perícia para identificar as melhores e mais significativas seleções de informação é uma inegável demonstração de especialização.
E essa oportunidade é executada em todo o espectro de conteúdo. A curadoria oferece a oportunidade não apenas de participar da conversa, mas de moldá-la.
A curadoria é um serviço
Com tantas editoras tradicionais e digitais, um número perpetuamente crescente de canais de distribuição, e tantos escritores especializados, esse é um momento incrível para o conteúdo.
O lado negro desta era é que os consumidores tem plena consciência do que escolher para compartilhar como algo útil ou valioso, e que por isso, vale a pena compartilhar.
Mas isso vale a pena quando sua curadoria se torna um serviço voltado a sua audiência.
A curadoria é eficiência
Pergunte a qualquer um que esteja lutando para estabelecer um relacionamento eficaz com seu público e a pessoa vai dizer que esse é um processo constante.
Vivemos em um ciclo de conteúdo constante, graças, em grande parte, à mídia social e o trabalho de editores e profissionais que não permitem que o conteúdo fique em silêncio.
A curadoria de conteúdo faz com que seja possível sustentar uma cadência mais eficaz, sem que o custo elevado da criação de conteúdos inéditos.
A curadoria é imperativa
Mas apesar de todo o seu valor, talvez o fator mais motriz por trás da curadoria é que a vida e alcance do conteúdo prospera nela.
Nos velhos tempos, o conteúdo era como a maçã que não caiu longe de sua árvore. Mas hoje, o conteúdo opera de forma muito diferente. Ele acontece em torno da internet, a partir das mídias sociais, pelos e-mails e por todos os lados.
Para participar dessa dinâmica e garantir o sucesso do seu próprio conteúdo, editores de marketing necessitam igualmente fazer da curadoria uma operação. Eles precisam garantir que o conteúdo de terceiros seja sempre útil para os consumidores e para o negócio.
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Este artigo foi adaptado do original, “Why Curation Matters to Content”, do Marketing Profs.