O Facebook está punindo conteúdo de baixa qualidade. Aqui está como criar conteúdo grandioso diariamente
Nos últimos dias a internet foi pega de surpresa com o golpe mais recente do Facebook para editores: um novo algoritmo irá rebaixar muitos posts de fanpages.
As pessoas estão chamando isso de golpe do Facebook. Elas não poderiam estar mais enganadas.
O Facebook agora irá filtrar as mensagens que oferecem pouco valor aos usuários. Para ser mais específico, o Facebook irá eliminar mensagens:
- Puramente promocionais.
- Copiada diretamente de anúncios.
- Promoções sem sentido.
Isso é bom para os profissionais de marketing, e obviamente é bom para os usuários do Facebook.
A maioria do conteúdo do Facebook é ruim
Aqui está o porquê:
- Marcas e agências ainda não estão pensando em como publicar conteúdo de qualidade diariamente. As agências só têm experiências em fazer comerciais de 30 segundos.
- As marcas não têm assuntos de valor para postarem, relegando as mídias sociais nas mãos de pessoas sem experiência em conteúdo.
- Esses profissionais inexperientes compartilham sobre o que eles gostam, que não tem nada de relevante sobre a marca.
- Para manter a comunidade envolvida, as marcas investem em promoções ocasionais. Estes lugares são uma ótima maneira de conseguir curtidas baratas.
- Para aumentar o ROI, os gestores patrocinam posts ocasionais, com algum material para download, compra ou campanha. Esses posts geralmente geram baixo engajamento.
O Facebook está forçando as marcas a adotarem uma nova maneira de contar histórias, uma nova abordagem para a marca e uma nova solução para o conteúdo geral do Facebook.
As marcas precisam abraçar o storytelling
Grandes marcas contam uma história.
Elas embarcam em uma jornada e convidam os usuários a se juntarem a elas. As histórias não estão apenas nos comerciais ou no site.
As histórias precisa ser escrita todos os dias através de conteúdo empolgante conduzido pelo envolvimento diário com a marca.
É muito mais fácil criar uma história da marca com uma visão que inclui a entrega de um episódio diário. Obviamente isso exige mais da marca, mais das pessoas e mais de todo ecossistema em que a marca está envolvida.
Mas, por outro lado, a marca pode, pela primeira vez mostrar quem é, o que pensa, e por que não, ao que veio.
E isso não é algo exclusivo ao conteúdo social, ou ao conteúdo do Facebook. É sobre tudo que a sua marca respira.
Trata-se mais do que um calendário de conteúdo, trata-se de criar a história da marca para conseguir mostrar quem ela realmente é, o que esperar dela, seus benefícios e vantagens, como uma história, todos os dias do ano.
Assim, ao invés de você publicar besteira, está convidando sua comunidade para um passeio.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Facebook is punishing crappy contente – here’s how to create great contente every day of the year”, do Jon Burg.