X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Storytelling

Você está publicando conteúdo ou produzindo histórias?

Você está publicando conteúdo ou produzindo histórias?

Você já parou para pensar se está criando histórias ou simplesmente inundando a internet com lixo?


Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Você já parou para pensar se está criando histórias ou simplesmente inundando a internet com lixo?

Você cria belas histórias, ou apenas publica conteúdo?

Você cria belas histórias, ou apenas publica conteúdo?

Ira Glass, apresentador do “This American Life” da NPR, fala sobre storytelling em termos de blocos de construção.

Histórias são construídas sobre 2 coisas importantes: relatos e reflexão. Você pode pensar em relato como ação.

O que está acontecendo na história? Como é que os relatos se deslocam ao longo dela? Qual é a ordem em que as coisas acontecem? Esta é a raiz das histórias. Alguma coisa acontece então algo acontece novamente, então algo acontece novamente.

Mas a segunda parte, explica Glass, é o que distingue uma boa história de uma grande história. A segunda parte é a reflexão.

Reflexão, como ele explica, é o ponto onde o narrador diz por que eles estão contando a história. É o ponto onde você tem a percepção de que aprendeu algo novo. Esse é o brilho da boa narrativa.

Eu acho que um dos maiores erros que um grande número de produtores de marketing de conteúdo fazem é que eles não enraízam o seu conteúdo na história.

Há tanta pressão sobre os produtores de conteúdo on-line para exibirem muitas e ricas palavras-chave, coisas relevantes e oportunas, que a arte de contar histórias realmente se perde.

Pense sobre a média do seu conteúdo. Hoje em dia a maioria das pessoas tem uma abordagem muito estereotipada sobre escrever em blogs.

Elas possuem um título atraente, uma introdução concisa, e, em seguida, uma grande e longa lista de coisas.

Claro, há algo a ser dito sobre a breve capacidade de digitalização, mas será que não há espaço para gastar um pouco mais de tempo na criação de uma boa história também?

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert

Pensar sobre conteúdo em termos de história dá trabalho. Antes mesmo de começar a digitar palavras na tela, você precisa olhar seriamente para o motivo de você estar fazendo o que você está fazendo.

Agora, a reflexão não precisa ser um processo intensivo, longo e trabalhoso.

Seu conteúdo precisa ser distribuído em formato de histórias.

Seu conteúdo precisa ser distribuído em formato de histórias.

Realmente, é preciso perguntar a si mesmo alguns pontos importantes:

  • Por que estou contando essa história?
  • Qual o valor que eu estou oferecendo ao meu público?
  • Que novidade eles irão aprender ouvindo minha história?

Se você puder responder a essas perguntas, você já está no seu caminho para contar uma história melhor, seja em um blog, um podcast, um vídeo, ou um livro – qualquer tipo de conteúdo.

Então, uma vez que você tem um bom controle sobre o seu conteúdo, você pode trabalhar retrocedendo e descobrindo as histórias, ou ações, você vai usar isso juntas para mover a sua história.

Precisa de um exemplo? Leia tudo o que o Seth Godin escreve, e assista suas apresentações. Cada coisa que ele faz é uma experiência, e está enraizada na história.

Você poder estar longa de ser entretido, mas você também aprende algo novo. Relatos e reflexão. Relatos e reflexão.

Será que a aplicação de técnicas de contar histórias boas dá mais trabalho? Bem, em primeiro lugar, vai dar. Depois de um tempo isso se torna um hábito.

Eu prometo a você que o seu conteúdo será melhor por isso.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Are You Publishing Contento or Producing Stories?”, de Suze Muse.

Internet Trends 2019Powered by Rock Convert
Comente este artigo

Populares

Topo