Se a sua empresa precisa superar o desafio do crescimento, um growth hacker pode ser o profissional ideal
Uma vez que as startups estão prontas para escalar, seu maior desafio é muitas vezes a contratação de um profissional capaz de liderar todo o crescimento.
A maioria das startups acabam tentando contratar profissionais com habilidades e experiências que acabam se tornando irrelevantes, em vez de se concentrar nas habilidades essenciais.
As descrições típicas de cargos são muitas vezes carregadas de requisitos genéricos, mas aparentemente necessárias, como a capacidade de estabelecer um plano estratégico de marketing para atingir objetivos corporativos, construir e gerenciar a equipe de marketing, gerir vendedores e etc.
De modo geral, as exigências de trabalho e competências mencionadas acima são fundamentais para startups em fase de crescimento inicial.
Depois de um processo de conversão eficiente e desenvolvimento de clientes, o próximo passo crítico é encontrar maneiras escaláveis, repetíveis e sustentáveis de fazer o negócio crescer.
Se você não pode fazer isso, nada mais realmente importa. Então, em vez de contratar um diretor de marketing com todos os pré-requisitos mencionados anteriormente, contrate ou nomeie um growth hacker.
O que é um growth hacker?
Um growth hacker é um profissional cujo norte verdadeiro é o crescimento. Tudo que eles fazem é examinado pelo potencial impacto sobre o crescimento escalável.
A característica comum parece ser a capacidade de assumir a responsabilidade pelo crescimento de uma startup. O growth hacker tem um desejo ardente de conectar o seu mercado com a solução de sua empresa.
Além disso, eles precisam ter a criatividade para descobrir formar únicas de conduzir esse crescimento, além de testar a evolução das técnicas comprovadas por outras empresas.
Um growth hacker efetivo também precisa ser disciplinado para seguir um processo de priorização de ideias, testando ideias e sendo analítico o suficiente para saber quais ideias devem prevalecer e quais devem ser cortadas.
Quanto mais rápido esse processo puder ser repetido, mais ideias e maneira de escalar o negócio aparecerão.
Growth hacker ou diretor de marketing
Nem todos os growth hackers podem ou devem evoluir para diretor de marketing. Um diretor de marketing precisa ser capaz de moldar a estratégia da empresa, construir e gerenciar uma equipe de marketing e coordenar fornecedores externos, entre muitas outras responsabilidades.
Alguns growth hackers serão ótimos nisso, enquanto outros ficaram entediados com essa rotina. O importante é notar que, sem maneiras comprovadas de escalar e sustentar o crescimento do negócio, todo o resto perde a importância.
Você é um growth hacker?
As startups e as empresas precisam se beneficiar da construção de uma comunidade mais ampla de growth hackers.
O problema é que nem todas as pessoas estão preparadas ou moldadas para serem growth hacker. Se você acha que está pronto para o desafio, manifeste-se.
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Este artigo foi adaptado do original, “Find a Growth Hacker for Your Startup”, do Startup Marketing.