Você acha que growth hacking é uma moda? Selecionamos algumas evidências que comprovam o contrário.
Existe uma série de novidades em torno do termo growth hacking e, nos Estados Unidos existem muitas empresas procurando por um growth hacker.
Infelizmente, algumas pessoas acabam pensando que isso significa que vai crescer magicamente com o trabalho de um growth hacker, e que esse profissional pode fazer a empresa crescer de qualquer maneira.
Embora seja fantástica a ideia das empresas estarem se preocupando e levando o crescimento a sério, é importante que as pessoas mantenham os olhos na recompensa de construir profundas empresas e redes sustentáveis.
Você não pode criar atalhos para os padrões de crescimento de longo prazo: quando alguém está ativamente usando um produto que acaba compartilhando com seus amigos sem perceber.
Dito isso, você precisa encontrar os hacks certos que o ajudem a chegar aos pontos do crescimento sustentável.
O LinkedIn começou com Reid Hoffman convidando toda a sua rede profissional para acompanha-lo, o Facebook começou a se expandir faculdade a faculdade até que eles tivessem 20% dos alunos de todas as universidades, e o Airbnb começou sua oferta inicial postando no Craigslist.
Embora essas tenham sido grandes estratégias, as empresas só começaram a decolar a partir do momento que tiveram laços mais sustentáveis.
Portanto, quando se fala em crescimento, é preciso descobrir se a sua empresa tem um caminho para a sustentabilidade.
Em outras palavras, não importa se você tem 10 mil ou 10 milhões de usuários. O que importa, mais do que o número de usuários é como você transforma esses usuários em usuários duradouros.
Aqui estão algumas reflexões sobre growth hacking e sobre como você deveria encarar o crescimento dentro da sua empresa.
#1. Porque o growth hacking merece atenção dentro das empresas?
Hackear o crescimento não é o melhor termo, mas descreve um novo processo para a aquisição e engajamento dos usuários que combinam o marketing tradicional e as habilidades analíticas com habilidades de desenvolvimento de produtos.
No passado, os departamentos de marketing e produto eram, muitas vezes dissonantes.
O conceito de growth hacking é um reconhecimento de que, quando você se concentra na compreensão de seus usuários e como eles descobrem e adotam seus produtos, você pode construir recursos que ajudam a adquirir e reter mais usuários, em vez de apenas gastar seu dinheiro.
#2. Os resultados alcançados pelo growth hacking
Quando Josh Elman entrou no Twitter, eles tinham um desafio interessante. Muitas pessoas estavam ouvindo sobre o Twitter diariamente através da imprensa, blogs e amigos e se inscreviam.
Mas nenhum deles permaneciam na rede social. Os esforços de marketing típicos do passado teriam usado e-mail marketing, links patrocinados ou um redirecionamento completo do produto.
Mas, em vez disso, a equipe investiu ainda mais no Twitter. Através de pesquisas, a equipe queria descobrir qual seria o momento “aha” para um novo usuário e, em seguida, reconstruiu toda nova experiência de usuário.
O Twitter descobriu que se você tivesse escolhido seguir entre 5 e 10 seguidores no primeiro dia, você estava mais perto de se tornar um usuário de longo prazo, já que você tinha escolhido coisas do seu interesse.
E se o Twitter ajudasse a aproximar pessoas que se conheciam, a coisa ficava ainda melhor. Ao se concentrar nos recursos para ajudar os usuários a encontrar seus amigos, a taxa de retenção aumentou dramaticamente.
#3. Como se pode hackear o crescimento?
Você simplesmente não pode hackear o crescimento. Quaisquer tentativas de criar artificialmente os padrões de crescimento, como fazer spam para seus amigos no Facebook ou Twitter pode resultar em um espantoso número de usuários fisgados, mas nenhum usuário retido.
Em vez disso você precisa pesquisar os dados de seus usuários mais ativos e apaixonados e descobrir os padrões centrais profundos que incentivaram os usuários a se tornarem usuários ativos.
Feito isso, você tem que construir características sustentáveis que ajudam a atrair usuários em uma base contínua, como bons fluxos virais ou landing pages grandiosas.
Finalmente, você precisa criar uma experiência que ajuda os usuários a compreenderem rapidamente o seu produto e se tornarem ativos.
#4. Uma tendência que veio pra ficar?
A maior parte das discussões em torno do growth hacking é que ele ajuda a lembrar a todos o quão importante é fazer crescer o seu produto.
Muitas empresas acham que se apenas construírem um produto incrível, irão atrair muitos usuários. Isso infelizmente não funciona.
Você precisa conhecer o seu usuário e entender o que em seu produto atrai novos usuários e ajuda seus usuários ativos e criar soluções que ajudem que isso aconteça.
Saber construir e vender produtos sempre foi uma característica para o sucesso. Portanto, certamente ainda vamos ouvir muito falar sobre growth hacking no futuro.
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Este artigo foi adaptado do original, “What is ‘Growth Hacking’ really?”, Josh Elman no Medium.