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Growth Hacking

O estilo growth hacking e a importância de pensar como startup

O estilo growth hacking e a importância de pensar como startup

Adotar o estilo growth hacking pode trazer benefícios aos negócios. Entenda como levar o growth hacking para a cultura da sua organizaçã


Adotar o estilo growth hacking pode trazer benefícios aos negócios. Entenda como levar o growth hacking para a cultura da sua organização

A cultura hacker

Fazer mais com menos. Isso lhe soa familiar? Esta é uma declaração que podemos escutar em todas as reuniões de estratégia e planejamento.

Sim, há momentos em que, quando você puder, deve fazer mais com menos. Mas, fazer mais com menos não é um mantra em si. É uma forma de administração que tenta aumentar a produtividade e otimizar os processos para se ter mais eficiência.

Esta é a maneira pela qual as empresas competem hoje em dia, sem necessariamente pensar como isso vai posicioná-los no futuro.

A inovação e o risco, muitas vezes carregam um custo muito alto para que algumas empresas possam suportar. Isso é mais do que apenas dinheiro ou finanças.

Explorar novas situações também apresenta um custo de oportunidade significativo que pode de fato significar fazer mais com mais, ao invés de fazer mais com menos.

O modelo hacker

O “hacker way” é a ideologia que Mark Zuckerberg há muito emprega no Facebook. É também o nome da estrada que leva ao campus da sede do Facebook em Menlo Park, na California.

Para se ter sucesso nos negócios hoje, você de fato precisa ser um hacker, já que…

Tudo começa com uma mudança de perspectiva e cultura.

Tudo começa com uma mudança de perspectiva e cultura. Às vezes é preciso aprender com uma pequena empresa enxuta (lean startup), para poder colocar a sua empresa de volta nos trilhos.

As lean startups são as queridinhas atuais da indústria. Twitter, Foursquare, Instagram, Pinterest, Uber, AirBnB são empresas que estão inovando em mercados com modelos de negócios antigos, enquanto criam mercados inteiramente novos.

No mundo das startups, ao contrário das grandes organizações, os funcionários não apenas usam vários ‘chapéus’, como estão sendo exigidos a se destacarem em cada frente para ajudar a empresa a ganhar impulso e, finalmente crescer.

Esse é o clássico intraempreendedorismo.

Os intraempreendedores são os novos empreendedores

Intraempreendedores repensam e promovem a inovação em processos, desenvolvimento de produtos, marketing, colaboração e em qualquer lugar e em todos os lugares que forem possíveis.

Na comunidade startup, uma das coisas que mais se fala sobre intraempreendedorismo é o papel do hacker de crescimento ou growth hacker.

Para ser um growth hacker, você precisa ser justamente a pessoa encarregada de fazer mais com menos.

O que é um growth hacking?

Growth hacking é a arte e a ciência de criar a consciência, a tração, adoção com a utilização de meios não ortodoxos. É literalmente um hacker dos processos tradicionais para acelerar os negócios.

Em 2010 Sean Ellis apresentou o conceito no seu artigo “Find a Growth Hacker for Your Startup”.

Em seu artigo, Ellis reconhece a diferença entre o marketing tradicional e o growth hacking no desenvolvimento dos negócios.

O problema é que a maioria das startups tenta contratar para as habilidades e experiências que são irrelevantes, deixando de se concentrar nas competências essenciais.

As típicas descrições de trabalho muitas vezes estão carregadas de requisitos genéricos, mas aparentemente necessários, como a capacidade de estabelecer um plano estratégico de marketing para atingir objetivos corporativos, construir e gerenciar a equipe de marketing, gerir vendedores externos e etc.

A melhor definição sobre growth hacking vem através do Quora, e é dada por Andy Johns:

Growth hacking é a ideia de que um empreendedor precisa ter uma abordagem inteligente ou não-tradicional para aumentar a taxa de crescimento/adoção de seu produto ao hackear processos específicos para fins de crescimento.

O que é conhecido por hackear hoje, será a definição mais comum do mundo da tecnologia no futuro, porque as pessoas estão acordando para o fato de que o crescimento não se limita a um bom produto.

É claro que, quando você ouve a palavra hacker, provavelmente você a entende como invadir redes, ou roubar ideias e invadir redes para acessar computadores e suas informações.

Mas, hacking ainda é um método de contornar tarefas tradicionais para se conseguir atingir uma meta. Para competir com relevância no futuro, os tecnólogos e líderes acreditam que o futuro do marketing se resume à tecnologia.

Growth hacking parece algo intrigante mas, na sua essência, representa uma homenagem à programação e o respeito à cultura das comunidades online, mídias sociais e mobile a fim de influenciar um comportamento diferente.

Em 2012, Andrew Chen, um empreendedor e blogueiro do Vale do Silício descreveu o conjunto de habilidades que serve a corrente growth hacking. Você pode ler a nossa versão desse artigo no “O growth hacker é o novo diretor de marketing”.

Essa é a peça definitiva do que se espera, descrevendo a importância, as habilidades, as responsabilidades e os resultados em potencial de crescimento, quando os hackers assumem o papel do marketing.

Este não é apenas uma única função – toda a equipe de marketing acaba sendo influenciada. Ao invés de um vice-presidente de marketing, com um conjunto grupo de não-marqueteiros se reportando a eles, os growth hackers são engenheiros liderando equipes de engenheiros.

O estilo growth hacking.

As pessoas são o quinto P do marketing e a fonte de crescimento do growth hacking

A metodologia growth hacking é usada por pessoas de tecnologia para impactar um público afim de se atingir os desejados cliques, conversões e resultados.

Isso está certo. Mas está incorreto com relação as pessoas. As pessoas representam o quinto P do marketing e é através da empatia em se compreender os desafios do mundo real que abrimos as portas para novas oportunidades.

Para ter sucesso nos negócios e continuamente competir no futuro você precisa ter a cultura de intraempreendedorismo para desencadear a inovação dentro da sua empresa.

Lembre-se que isso tem muito menos a ver com fazer mais com menos e muito mais com encontrar ou criar soluções quando os recursos e oportunidades são pequenos e modestos.

Hackear o crescimento não é apenas sobre encontrar novos meios para o crescimento e pegar um atalho, mas sim, sobre a descoberta de um meio para um fim, quando os outros caminhos para chegar ao resultado são vazios, medíocres e sem brilho.

 

Este artigo foi adaptado do original, “Think Like a Startup: Growth hacking Introduces New Marketing Hacks to Business”, do Brian Solis.

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