O seu conteúdo não precisa ser apenas lido, mas compartilhado. Aqui está a chave para que você consiga isso
Você já sabe que conteúdo é importante. Os profissionais de marketing espertos estão usando conteúdo de qualidade para criar conscientização de marca e direcionar o tráfego para seus sites.
Muitos criadores de conteúdo sonham em tornar seu conteúdo viral. Aqui estão 9 dicas para criar conteúdo que seja compartilhado.
#1. Identifique e compreenda seu público alvo
Antes de começar a escrever, tire um tempo para identificar o seu público-alvo. É difícil fazer as pessoas a compartilharem seu conteúdo, se elas não se importam com ele.
Por isso, é preciso descobrir quem é o seu público-alvo e mostrar o seu conteúdo para eles. Tudo que você precisa fazer é algumas perguntas básicas.
Quem: você sabe qual é o seu público? Mães donas de casa, estudantes universitários, casais aposentados, adolescentes, profissionais de marketing, engenheiros, músicos ou cientistas?
O quê: de que o seu público-alvo precisa? Crie algo que vai ajudá-los.
Quando: quando o seu público-alvo está on-line? Publique com esses momentos em mente.
Onde: onde eles vivem, trabalham e se divertem? Alguém que vive em Paris não precisa de uma lista dos melhores restaurantes de Calgary.
Porquê: porque esse é seu público online? Eles estão à procura de informações específicas, entretenimento, ou validação?
Como: como seu público-alvo usa a internet? Eles estão usando um computador ou estão, na maior parte do tempo, usando o smartphone? Verifique se o seu conteúdo é compatível.
#2. Crie um título que chame atenção
As primeiras impressões são essenciais. Não importa o quão bom o seu conteúdo seja, se ninguém irá se preocupar em ler.
Há muitas maneiras diferentes de escrever um título atraente, mas aqui estão algumas dicas para você começar:
- Inclua uma promessa em seu título: “Tudo que você precisa saber sobre Star Wars”.
- Números deixam o seu leitor sabendo o que vem pela frente: “7 razões para as crianças dos anos 80 amarem Star Wars”.
- Faça perguntas para estimular a curiosidade: “Qual personagem de Star Wars é sua alma gêmea? “
- O sempre popular how to funciona muito: “Como se tornar um Jedi”.
#3. Seja original
A internet é infinita, então as chances são altas de que alguém já ter escrito sobre o tema que você escolheu.
O que você pode acrescentar à conversa? Talvez você tenha uma voz distinta, uma perspectiva engraçada, ou um exemplo único, que seja, que traga algo original para a conversa.
#4. Não tenha medo de fazer algo grande
Não acredito nessas pessoas que dizem que as novas gerações são preguiçosas e não têm interesse pelo conteúdo.
As pessoas mais jovens valorizam o seu tempo e não vão ficar continuar no seu site se você desperdiçar o seu tempo, mas se você está fornecendo alta qualidade, envolvendo o conteúdo, você pode deixa-lo longo e detalhado.
De fato, alguns estudos têm mostrado que o conteúdo mais longo é compartilhado com mais frequência do que posts mais curtos.
Tendências estão se afastando dos posts rápidos e curtos e estão indo em direção ao formato longo e de histórias em estilo de revista que fornecem uma experiência profunda.
#5. Evoque emoções
Quando as pessoas respondem a algo emocional, muitas vezes são obrigadas a compartilhar isso.
Jonah Berger e Katie Milkman co-autor de um artigo chamado “O que faz o conteúdo viralizar?” compartilharam muitos insights interessantes sobre viralidade.
Mas, o mas o maior ensinamento foi que os conteúdos que provocam emoções de alta excitação são mais propensos a viralziar. O estudo cita emoções específicas como espanto, raiva e ansiedade.
Elas também descobriram que o conteúdo que despertava emoções positivas é mais compartilhado do que o conteúdo que evoca sentimentos negativos.
#6. Preste atenção nas tendências
Use as atuais tendências e notícias sobre eventos recentes como inspiração quando você estiver criando conteúdo.
Isso torna mais fácil pensar em novas ideias. Usar trending topics e eventos atuais significa que você tem um público interessado em seu conteúdo.
#7. Adicione recursos multimídia
Pessoas processam o conteúdo visual mais rápido que o escrito. O conteúdo visual também é mais envolvente e mais memorável.
Empresas inteligentes estão incorporando mais conteúdo visual em seu trabalho. Gifs e infográficos estão cada vez mais populares.
Sites como stockfootage.com ou istockphoto.com fornecem vídeos e imagens que parecem profissionais e são livres de direitos autorais, por isso, se você não tem as habilidades ou equipamentos para criar o seu próprio conteúdo visual, você ainda tem opções acessíveis.
#8. Torne útil
O conteúdo que reconhece e resolve problemas também tem mais chances de ser compartilhado. Apesar de um artigo sobre como fixar a sua pia do banheiro pode não parecer muito interessante, é um problema comum que muitas pessoas precisam lidar.
Se alguém achar seu conteúdo útil, eles vão compartilhá-lo com outras pessoas que enfrentam o mesmo problema.
Dê um conteúdo aos seus clientes que os ajude a usar seu produto ou serviço e, eles só vão querer compartilhar com os amigos.
#9. Torne a informação acessível
Há uma grande quantidade de informação online. Quando as pessoas estão lendo online, elas analisam a página para ver se o conteúdo que precisam está lá.
Se o leitor não encontrar o que está procurando em seu site, vai passar rapidamente para o próximo.
Aqui estão algumas dicas para tornar a informação acessível:
- Use títulos e subtítulos que identificam claramente os seus temas.
- Use listas para tornar as informações fáceis de organizar.
- Escreva parágrafos curtos, com 3 a 4 linhas.
- Use uma linguagem simples. O seu vasto vocabulário pode ser impressionante, mas isso não o torna acessível ao leitor médio.
- Use imagens para ilustrar seus pontos.
- Crie um infográfico para explicar dados complicados e estatísticas. Infográficos como o que está neste post são mais fáceis de entender e mais divertidos de ler.
- Use o espaço em branco. Gigantescos blocos de texto são intimidantes e, é difícil para os leitores identificar rapidamente a informação que eles querem em longas passagens.
A criação de conteúdo que as pessoas querem compartilhar é um trabalho árduo, mas vai valer a pena quando o tráfego de seu site atingir um novo recorde. Use essas dicas para criar um conteúdo de alta qualidade que os usuários se verão obrigados a compartilhar.
___
Este artigo foi adaptado do original, “9 Tips for Creating Content that Gets Shared”, do Jeff Bullas.