O growth hacking não é um conjunto de ações, mas sim um comportamento. Entenda como implementá-lo no seu marketing
Você, nem ninguém, pode escapar do marketing digital. Toda vez que abrimos um e-mail, um aplicativo, uma rede social e até mesmo alguns softwares, alguém está nos enviando mensagens e anúncios que não podemos fugir.
Todo mundo quer a nossa atenção – e os anunciantes estão se investindo o seu tempo para tornar suas ofertas mais pessoais, mais exclusivas e mais atraentes. Isso é ótimo para o anunciante que tem dinheiro para gastar, mas tornando as coisas ainda mais difíceis para os pequenos que precisam competir.
Nós estamos conscientes sobre a cegueira que toma conta das pessoas. Nela, as pessoas, naturalmente, aprendem a se desligar dos anúncios. Todos nós praticamos isso.
Apresentar anúncios em sites é o mesmo que ser ignorado. Os anúncios em vídeo são ignorados imediatamente. E, se pararmos para prestar atenção, vamos perceber que ignoramos completamente anúncios no celular, não importa onde eles estejam ou como eles são apresentados.
Mas, com fazer as coisas melhorarem, se são as próprias empresas que nos ensinam a ignorar o que elas estão falando, já que não falam nada que valha a pena prestar atenção?
Fuja das mesmices
Assim, se seu anúncio está destinado a ser ignorado e seu custo por clique está subindo de forma constante, como as pequenas empresas competem com grandes empresa em publicidade digital? A resposta, por enquanto, pode ser encontrada no growth hacking.
Como tecnólogos de marketing, temos que considerar a hipótese de desviar tudo que consideramos seguro e familiar para a geração de leads.
O marketing costumava ser um lugar divertido e excitante para se estar onde não tínhamos medo de tentar coisas novas, mas nos tornamos viciados nas taxas de clique, vigiando-as de perto.
Porque growth hacking é a resposta?
Então, o que faz com que o growth hacking seja a resposta? Em parte, porque quebra o molde que estamos acostumados: aquilo que diariamente ignoramos.
O growth hacking entra nas mentes de nossos clientes de maneiras originais que não estão acostumados a ver. Suas mentes não estão predispostas contra o que eles estão enfrentando.
O growth hacking não é uma tática, mas uma estratégia. Você está usando um sistema para sua vantagem, que havida sido explorado antes. Você está mudando a forma como as pessoas percebem a sua marca, fazendo algo que é incomum e diferente.
Ao fazer o que o público ainda não experimentou, você é capaz de entrar em suas cabeças de maneira mais fácil. Você ignora as barreiras que eles involuntariamente criam para filtrar jogadas de marketing.
Basicamente, a ideia é tentar novas manobrar até que elas não funcionem mais e, em seguida, passar para o próximo hack.
Os riscos são grandes, mas valem a pena
Assim como qualquer lançamento de novos produtos, o growth hacking pode ser incrível ou pode fracassar.
Certifique-se de aprender com isso. Você está tentando chegar na frente dos novos clientes (de maneira não irritante), mas as pessoas nem sempre respondem bem à mudança.
Faça o que fizer, encontre maneiras de fornecer novos insights ou um novo valor em qualquer atividade.
Aqui estão algumas dicas para você seguir e pensar sobre o que pode fazer:
- Use o on-line e off-line em conjunto para criar algo intrigante e interativo. Usar a realidade aumentada pode ser um bom começo.
- Use as redes sociais de uma maneira que ninguém tenha pensado. Você talvez encontre maneiras de combiná-las em conjunto para criar um quebra-cabeça fascinante de conteúdo.
- Combine serviços de tecnologia que são geralmente alheios a fazer algo novo.
Conquiste adeptos ao growth hacking
Muitos de nós infelizmente estamos presos em empresas onde o marketing é um pouco antiquado. Conquistar pessoas com essa nova mentalidade pode requerer um pouco de esforço.
Faça sua lição de casa sobre o que você quer fazer e, esteja preparado para vender. Você pode até recrutar alguns de seus colegas de equipe de vendas para ajudar, uma vez que adoram esse tipo de coisa e geralmente os executivos os ouvem.
Você vai querer mostrar claramente o que você espera em troca, que os recursos que você precisa e como você vai medir o seu sucesso.
É hora de colocar os nossos pensamentos de volta e parar de depender exclusivamente o SEM e o tráfego orgânico para resolver todos os nossos problemas de geração de leads todos os meses.
É hora de começar a hackear a sua taxa de crescimento.
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Este artigo foi adaptado do original, “Growth Hacking Your Marketing Strategy”, do Marketing Land.