Você está pensando em marketing de conteúdo e não sabe por onde começar? Aqui está o que você precisa saber
Dizem que a aprendizagem é sempre uma mão dupla. Que, quando olhamos para trás, de onde viemos, podemos ver coisas que gostaríamos de ter conhecido ou feito melhor.
Isso não poderia ser mais preciso quando eu olho para trás ao longo dos anos em meus esforços de marketing de conteúdo.
Por isso, aqui estão 7 ideias importantes que todo profissional deveria saber quando entrasse no marketing de conteúdo. Certamente isso vai ajudar você a fazer toda a diferença.
#1. Adaptar suas personas
A persona é uma representação ficcional de seu cliente ideal. Você pode criar diferentes personas de clientes ideais com base em características comuns, necessidades ou problemas.
Desenvolver suas personas não é apenas uma peça fundamental de sua estratégia de marketing, mas também de todas as funções dentro de sua organização.
Eles são fundamentais, porque você pode personalizar a sua estratégia de conteúdo, ofertas de conversão, mensagens sociais em torno de objetivos específicos de cada persona, necessidades e pontos de dor.
Adaptar o seu conteúdo em torno de suas personas ajudará a assegurar que está encontrando as pessoas certas, ajudando a aumentar o engajamento e a construir um público fiel dos tipos exatos de pessoas que você está tentando atingir a conversão.
Sem personas claramente definidas, você vai simplesmente dar um tiro no escuro com seus esforços.
#2. Olhe para isso como um investimento
O marketing de conteúdo (como a maioria das coisas no mundo dos negócios) é uma maratona, não um sprint.
Não vai ser um sucesso do dia para a noite, mas em vez disso deve acumular impulso ao longo do tempo, como uma bola de neve rolando morro abaixo.
Isso pode ser bastante assustador para aqueles que veem de um fundo de mídia paga com gratificação instantânea em resultados.
A fim de manter o foco e dedicação no início, lembre-se continuamente que cada post do blog e cada oferta de conteúdos são um investimento no seu marketing “ativo” e no negócio.
Embora seja geralmente estimada em 6 a 9 meses para realmente começar a pegar o ritmo, este é um investimento relativamente curto para o sucesso a longo prazo de seu programa de marketing.
#3. Torne o conteúdo uma iniciativa organizacional
Uma chave para o sucesso no marketing de conteúdo é fazer com que toda a organização, compre uma cultura de conteúdo.
Isso significa que todos na organização, não só vão ficar animados sobre os esforços de sua equipe de marketing, mas também vão realmente se envolver na produção e promoção de conteúdos.
A sugestão é começar no topo e usar todos os executivos para fazer a criação de uma cultura de conteúdo.
De lá, você pode seguir este conselho para promover a cultura de conteúdo em toda a organização.
#4. Conteúdo não tem que ser escrito
Muitas vezes, quando pensamos em marketing de conteúdo nós imediatamente pensamos em texto escrito. No entanto, é importante ter em mente que isso é apenas um formato de mídia.
Se a escrita não é o seu forte, pense em incorporar um conteúdo em vídeo ou áudio em sua estratégia.
Em última análise, você quer escolher o formato de mídia que funciona melhor para a sua equipe para produzir e o que é melhor recebido pelo seu público.
Esse pode também incluir uma combinação de formatos de múltiplos meios de comunicação.
Depois de encontrar o equilíbrio certo, você será capaz de criar conteúdo mais fácil com maior impacto em seu público.
#5. Qualidade sobre a quantidade
Houve durante muito tempo essa pergunta: o que é melhor, escrever uma tonelada de artigos básicos ou alguns artigos surpreendentes?
É importante que você tenha uma forma consistente e uma frequência ao postar. Então, é preciso haver um equilíbrio, que é ligeiramente diferente para cada organização baseada em recursos, a indústria e seu público.
Normalmente eu recomendo postar no mínimo 3 posts de boa qualidade, 700 palavras em mensagens por semana.
Embora quando o primeiro post parecer muito, esta é uma ótima fórmula para construir uma tração em seu marketing de conteúdo rapidamente (geralmente de 4 a 6 meses).
Se você pode fazer mais do que 3 posts por semana, isso é incrível, mas garanta, no mínimo que você tenha tempo pra postar 3.
#6. Escrever é apenas a metade da batalha
Quanto mais demorado possa ser escrever o seu conteúdo, isso é apenas metade da batalha. A outra metade é promover o conteúdo para conduzir as pessoas a lerem.
Esta parte muitas vezes é ignorada pelos profissionais de marketing simplesmente porque eles ficam muito felizes em terminar o conteúdo.
Certifique-se de criar um plano de ação para promover o conteúdo do blog e dedicar 25% a 33% do tempo que levou para escrever no blog para promover cada novo post. Isso é fundamental para obter o máximo de sua estratégia de marketing de conteúdo.
#7. Adapte
Uma das maiores habilidades que o marketing de conteúdo especializado possui é saber como redirecionar o conteúdo de muitas maneiras diferentes.
Por exemplo: vamos supor que você ou alguém da sua empresa está criando uma apresentação para uma feira de negócios. Essa é uma grande parte do conteúdo que pode ser facilmente reposicionado em muitas formas diferentes, proporcionando um enorme valor ao conteúdo.
Após o evento, reutilize o conteúdo como uma oferta de conversão on-demand. Em seguida, temos o webinar transcrito em texto e dividido em cada uma das principais ideias em posts individuais.
Depois disso, pegue os blogs mais populares e amplie para criar um e-book (e assim por diante).
Apesar de cada estratégia de marketing de conteúdo ser um pouco diferente dependendo da organização, as ideias deste artigo serão aplicáveis a qualquer cenário.
Para aqueles que estão apenas começando com uma estratégia de marketing de conteúdo, espero que você possa manter isso em mente e que ajude a acelerar o seu sucesso.
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Este artigo foi adaptado do original, “7 Tips for Starting a Content Marketing Startegy”, do Mashable.