A sua empresa precisa crescer? Use o exemplo do Airbnb para fazer isso acontecer rapidamente
Se você faz parte de uma startup de rápido crescimento ou uma empresa estabelecida, escolher qual parte do produto focar é extremamente crucial para o sucesso de seu empreendimento.
Em uma entrevista com Riley Newman, diretor de ciência de dados do Airbnb, podemos aprender um quadro valioso para pensar em formas concretas de que a ciência dos dados ajudaram a priorizar as decisões de produtos e o enorme crescimento da startup.
As lições compartilhadas por ele podem ajudar você a dirigir os dados da sua empresa e as decisões de produtos para conseguir crescer.
Os dados são a voz do seu cliente
No Airbnb, Riley vê os dados como a voz dos clientes.
Os analistas e cientistas de dados servem de megafone para amplificar a voz do cliente, trazendo à tona seus desejos através dos logs de interação com clientes, e interpretam isso em decisões acionáveis para o produto, marketing e equipe de suporte ao cliente.
Os dados são a voz do seu cliente. Os dados são efetivamente um registro de alguma ação executada em sua comunidade, que representa uma decisão tomada sobre o que fazer – ou não fazer – com o seu produto.
Cientistas de dados podem traduzir essas decisões para as histórias que outros podem entender.
Melhorar a busca
Para ilustrar o poder de ouvir a voz do cliente, vamos dar uma olhada em um exemplo específico de como o Airbnb utilizou os dados para melhorar o seu produto.
Como um marketplace, a busca está no coração do Airbnb. A afinação cuidadosa desse motor é um fator crítico para acelerar o crescimento e encantar os clientes.
No entanto, no início, o Airbnb não sabia qual tipo de orientação dar aos clientes.
Então eles começaram com uma solução simples, retornando resultados da mais alta qualidade dentro de um determinado raio a partir do local onde os usuários procuraram as informações.
Então, quanto mais pessoas passaram a utilizar o site, o Airbnb adquiria mais dados.
Eventualmente, eles descobriram que, substituindo o modelo inicial por um modelo orientado a dados, eles conseguiram enxergar um aumento no número de reservas e na satisfação dos clientes.
Ao tocar os dados gerados por sua comunidade, o Airbnb encontrou a resposta para entregar um produto melhor.
Impulsionando o crescimento da empresa
Outro exemplo importante é a maneira com que o Airbnb usou os dados para adaptar, conduzir e ampliar a sua experiência para diferentes dados demográficos.
No início de 2014, por exemplo, o Airbnb descobriu que os usuários de certos países asiáticos tendem a ter uma alta taxa de rejeição na home page.
Logo ficou claro que esses usuários se distraíram com fotos e nunca voltaram para a sua reserva.
Um analista de dados deu um mergulho nesse problema e apresentou suas descobertas para a equipe de engenharia que providenciou um redesign.
Para os usuários desses países, o Airbnb removeu os links “neighborhood”, e em vez disso, apresentou os principais destinos de viagem na China, Coréia, Japão e Cingapura.
Como resultado, o Airbnb presenciou aumento de mais de 10% na conversão de usuários asiáticos.
Use os dados a seu favor
Ao mergulhar em seus dados, o Airbnb foi capaz de detectar grandes oportunidades de crescimento e melhoria de seu produto.
Sua combinação de inteligência de dados e expertise empresarial fez com que a companhia fosse avaliada em 10 bilhões de dólares e deixou lições valiosas para pensarmos sobre a análise de dados a nosso favor.
A grande lição nisso tudo é: trate seus dados como a voz de seu cliente – use seus cientistas de dados para decifrar o que eles estão dizendo – e tome decisões que irão conduzir a sua o seu crescimento.
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Este artigo foi adaptado do original, “How Airbnb used data to propel its growth to a $10B valuation”, do VentureBeat.