TL; DR
- A viagem para a grandeza é longa – lotada de críticos, céticos e pessimistas
- Você nunca sabe o que o mercado vai lhe dar, e como ele vai valorizar você
- Saiba a diferença entre valor de mercado e valor intrínseco
- Buscar valor de mercado no curto prazo é destrutivo para o valor intrínseco
- Não esqueça do valor intrínseco não-financeiro
- Na busca da grandeza, tenha coragem para construir valor intrínseco
A viagem para a grandeza é longa – cheia de críticos, céticos e pessimistas.
A viagem para a grandeza é longa, e Steph Curry está bem no caminho.
Aqui é Steph Curry sendo grande.
Steph Curry nos dias de hoje evoca exclamações, tais como:
“Never before seen someone like him in the history of ball!” — Lebron James
“Curry is UNREAL!!!!” — Dwayne Wade
“No way” — Dirk Nowitzki
Se alguém tivesse a oportunidade de criar um jogador, nunca teria criado Steph. Teriam criado alguém com tamanho, atletismo, chutes de meia distância, ferocidade externa. Ninguém previria sua revolução.
Steph está fazendo com que todos percebam que se entendeu a grandeza de forma totalmente errada.
Steph é quem ele queria ser, apesar de como os outros acreditaram e definiram o que é grandeza.
‘They were noise’, como falam nos EUA. Eles foram ruído.
Valor de mercado X valor intrínseco
Pessoas e empresas da mesma forma, na busca de grandeza, precisam filtrar o ruído – tanto os positivos como negativos. Declarações prematuras de grandeza podem distrair tanto, se não mais, do que a falta de reconhecimento adequado. Para uma empresa, esse ruído vem dos mercados financeiros e da imprensa que estão constantemente avaliando, julgando, e prescrevendo “valor”.
Os mercados são imprevisíveis. Os mercados vão fluir e estancar. Sempre. No momento, estamos vendo isso de forma dramática nos mercados de tecnologia da forma que os investidores estão atribuindo menos valor para o crescimento, e mais valor a métricas mais fortes de rentabilidade: fluxo de caixa, lucro, etc. Empresas queridinhas da tecnologia com perspectivas de crescimento fantásticas e modelos de negócio fundamentalmente sólidos têm visto seu valor de mercado reduzidos pela metade.
Na terra das startups, em resposta, todo mundo está perplexo. Empresários e investidores estão à procura de respostas. A imprensa está procurando ‘unicorpses‘ (corpos dos unicórnios). Todo mundo está ajustando seus times. Por que? Porque estávamos fazendo errado.
Os mercados estão quase sempre errados. Eles subestimam até que … supervalorizam. Em seguida, eles irão supervalorizar … até que subestimem novamente. Uma empresa tem dois valores dignos de nota: valor de mercado e valor intrínseco. Enquanto o valor de mercado é determinado pelo que um investidor está disposto a pagar em um determinado ponto no tempo, valor intrínseco é uma avaliação fundamental de valor de uma empresa, geralmente, avaliando-se sua capacidade de devolver dinheiro aos acionistas.
“A definição geral de valor intrínseco seria a do valor que se justifica pelos fatos – por exemplo, ativos, lucros, dividendos, as perspectivas definidas. Em um caso normal, o fator determinante mais importante agora é considerado a média de poder de ganhos futuros. O valor intrínseco, então, pode ser encontrado por estimativa deste poder multiplicando-se essa estimativa por um ‘fator de capitalização’ adequado ‘. “- Benjamin Graham
Eu sei que Ben pode ficar excessivamente técnico, às vezes, mas vale a pena ser preciso neste caso. O valor intrínseco de um negócio é função da sua capacidade de extrair valor / gerar fluxo de caixa ao longo do tempo, e essa capacidade é ativada por vantagens competitivas. Alguns exemplos rápidos:
- Google Search: fluxo de caixa futuro gerados por gasto em anúncios em milhares de milhões de usuários que são atraídos pelo o melhor motor de busca do planeta.
- Amazon Retail: fluxo de caixa futuro gerados por gastos do consumidor que resulta de melhor em logística de classe e lock-in do Amazon Prime
Não permita que os mercados te seduzam.
Uma startup demora 7+ anos para um IPO. Neste caminho, uma empresa deve intrinsecamente tornar-se mais valiosa ao longo do tempo, mas a variação em torno disso depende dos mercados. Um mercado em alta (BULL), em média, dura 4.25 anos (desde 1956, de acordo com este estudo). Com base nessa média, como uma startup, é provável que você terá que lidar com um mercado em tendência de queda (BEAR) que vai deixar sua perspectiva de valor em baixa. Kickers: 1) Isso é uma média. O desvio padrão são outros 2,4 anos. 2) Mesmo durante um mercado em crescimento a avaliação está constantemente em fluxo.
Conclusão: os mercados são como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que você vai encontrar e quando. Não persiga métricas du jour que os investidores ou outros pareçam estar favorecendo. Perseguir valor no curto prazo é geralmente destrutivo para o valor intrínseco. É um custo de oportunidade, de tempo, esforço e dólares.
Perseguir valor no curto prazo é geralmente destrutivo para o valor intrínseco.
Mercados seduzem-o e te enchem com o dinheiro, e te distraem da grandeza. Se você fosse uma startup em 2013 buscando crescimento de receitas, em vez de criar uma base de negócios sólida, onde você estaria agora? Se em 2000, Jeff Bezos tivesse procurado lucratividade em vez de reinvestido para desenvolver a melhor infra-estrutura física e digital do mundo, onde a Amazon estaria? Se você fosse um rede social e priorizasse a maximização de receitas sobre a força da rede onde você estaria agora?
A menos que você possa prever os mercados, você tem que focar como um laser na construção de valor intrínseco. Agora se você pode prever os mercados … invista e nem entre no mundo das startups.
Valor intrínseco não-financeiro
Como vivemos em uma sociedade capitalista (nos EUA), muitas vezes é fácil esquecer-se das formas não-financeiras de valor. Para um indivíduo: o que é importante para você, quem você quer ser, e o que você quer construir por si mesmo?
Pensando sobre o valor intrínseco financeiro entende-se que este é difícil de se criar, mas é conceitualmente claro – nós sabemos o que é sua unidade de valor: dinheiro. Enquanto isso, o valor intrínseco não-financeiro é um conceito real, mas intangível. O valor agregado real é inclusivo tanto para o valor financeiro quanto para o não financeiro.
Para construir valor intrínseco não financeiro, há um (não-trivial) passo extra: primeiro precisamos determinar qual é a unidade de valor. Como exemplo, talvez seja o quanto você ajuda os outros, quanto divertimento você pode trazer ou quantas culturas você pode experimentar. Isto é difícil. Isso leva tempo e longas sessões de ponderação. Isso pode levar anos ou mesmo décadas e, geralmente, não há atalhos em torno das inúmeras iterações de experiência e reflexão. É importante não ignorá-lo, porém, como, para um indivíduo, o valor não financeiro pode muitas vezes superar valor financeiro.
Na busca da grandeza, tenha a coragem de construir valor intrínseco.
A conclusão é fácil, a execução é incrivelmente difícil. Esta é a coisa mais difícil e mais importante que você pode fazer por si mesmo ou sua empresa. Você precisa definir o valor, identificar suas competências essenciais inerentes e vantagens competitivas, desenvolvê-las e protegê-las. Em seguida, enxaguar e repetir continuamente, e adicionar mais vantagens e diferenciais. Enquanto isso tenha a coragem de ignorar a imprensa, o mercado e todas as suas falsas percepções de valor.
As melhores e mais valiosas empresas no longo prazo não desperdiçam esforço em entrar em compasso com o mercado. Eles resistem passando pelos ciclos econômicos e seus altos e baixos. Eles estão cavando trincheiras, enquanto todo mundo está perseguindo unicórnios.
Em última análise:
- Compreenda melhor que os estranhos e os investidores externos fazem. Defina o seu framework pensando para agregar valor.
- Tenha clareza para ignorar as especulações negativas E positivas.
- Seja como um indivíduo ou uma empresa, tenha coragem de desenvolver valor intrínseco.
O resto é ruído.
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Brian Q. Pham em Medium