X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Colaborativo

O problema está em você


Reflexão enviada pela leitora Andrea Feliconio.

Se você tem um chefe crítico e impossível de contentar, olhe para dentro de si mesmo. Seu comportamento, em algum nível, é igual ao dele ou então você tem uma crença do tipo: “Chefes vivem criticando e são impossíveis de agradar”.

Se você tem um empregado que não obedece ou não trabalha a contento, procure no seu interior para ver onde você age da mesma maneira. Lembre-se de que despedir alguém é fácil demais e não “eliminará” esse padrão de comportamento em você.

Se você tem um amigo desleal, que sempre o deixa na mão, olhe para dentro. Onde, em sua vida, você é desleal, e quando você costuma falhar com os outros?

Se você tem um cônjuge que está sempre reclamando e pouco o apoia, olhe de novo para suas experiências de infância. Um dos seus pais estava sempre reclamando e não dava apoio à família? Você é assim?

Se você tem um filho com hábitos que o irritam, garanto-lhe que são os seus próprios hábitos refletidos nele. As crianças aprendem imitando os adultos que as rodeiam. Ao tomar consciência sobre o que existe no seu interior, você descobrirá seu filho mudando automaticamente.

Pode parecer senso comum, e realmente é. Mas também é verdade. Este é o único modo de mudar os outros: mudando você mesmo. Tome consciência dos seus padrões de comportamentos e descobrirá que o mundo também estará diferente.

Tudo à sua volta muda a partir do momento que você tira a responsabilidade do outro e assume quais mudanças dependem somente de você.

Comente este artigo

Populares

Topo