X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

3 dicas para construir um networking de verdade

dicasparaconstruirumnetworkingdeverdade

O seu networking pode ajudar você a construir o seu sucesso. Aqui estão algumas dicas para construir um networking de verdade


O seu networking pode ajudar você a construir o seu sucesso. Aqui estão algumas dicas para construir um networking de verdade

Como qualquer empreendedor irá dizer, há poucas coisas no mundo dos negócios que são mais valiosas do que um bom networking.

Afinal, você é apenas tão bom quanto o seu elo mais fraco. Quando chega a hora de começar um novo empreendimento, expandir uma empresa, angariar fundos, ou até mesmo encontrar um sócio, você vai estar contando com o seu networking para ajudá-lo nessas etapas.

Dê uma olhada nesses 3 passos para certificar que você tem o networking mais forte possível quando chega a hora em que você vai precisar dele.

O caminho para o networking passa pelo empreendedorismo.

O caminho para o networking passa pelo empreendedorismo.

#1. Sinta-se desconfortável

Isso não significa que você deve abusar do mau gosto. Isso significa que você vai precisar se colocar lá fora.

A menos que você seja uma daquelas raras pessoas que pode conhecer um estranho, por acaso na rua, iniciar uma conversa e receber sua história de vida dentro de 30 segundos, se aproximar de alguém que você nunca conheceu antes pode ser desesperador.

Mas se você quer construir um grande networking, você precisa fazer isso, muitas e muitas vezes.

Quanto mais você fizer isso, você receberá o melhor. Tenha como objetivo fazer as pessoas falarem sobre si mesmas, ao escutar verdadeiramente o que estão dizendo.

Se você fingir, eles irão reconhecer isso e você vai ter estragado uma conexão potencialmente valiosa. O livro clássico de Dale Carnegie, “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, é um recurso incrível, construído em grande parte sobre essa ideia.

Se você ainda não leu, seria bom ler. Então leia novamente pelo menos 1 vez por ano como uma reciclagem.

Da próxima vez que você conhecer alguém novo, sorria, se apresente e faça uma pergunta simples, como “de onde você vem?”. Prossiga com algumas perguntas brilhantes. Você vai vê-los conversando longamente e aquecendo-se naturalmente com você.

É básico, mas funciona.

#2. Construa seu networking antes de precisar dele

Muitas vezes, aspirantes a empreendedores chegam a um ponto em seus negócios quando precisam de conselhos, mas não têm ideia de quem pedir a direção.

Esse pode ser chamado de “dilema não sei por onde começar”. Este é o resultado de um simples fato: eles não têm networking.

Você tem que dedicar tempo necessário para construir relações genuínas com as pessoas certas. Pessoas bem sucedidas sempre estão ligadas a outras pessoas de sucesso. Junte-se a grupos de networking, ou associações e mergulhe em salas cheias de pessoas bem sucedidas e conectadas.

A realidade é que, se você quer ser um milionário, você precisa se cercar de milionários. Isto pode parecer ridículo, mas é verdade. Você é quem você rodeia.

Lembre-se: você precisa ter um networking antes de precisar dele.

Lembre-se: você precisa ter um networking antes de precisar dele.

#3. Faça follow-up, todas as vezes

Sabe aquela pessoa que diz que vão fazer alguma coisa, então não fazem? Você não quer ser essa pessoa.

Na verdade, você quer ser o oposto dessa pessoa. Quando você conhece alguém, mesmo se você não acha que pode ajudá-lo diretamente, pergunte se você pode manter contato. Envie um simples e-mail de follow-up no dia seguinte dizendo que foi um prazer conhecê-lo e que você espera ficar em contato.

Então fique em contato. Só porque você não acha que eles podem caber em sua ideia de uma conexão importante não significa que eles não conhecem outras 10 pessoas que são perfeitas para o que você pode tentar realizar no próximo mês ou ano.

Este último ponto é que um grande networking trata. Networking não é apenas sobre as pessoas com quem você está diretamente conectado, tem a ver com essas pessoas que mexem em suas redes em seu nome quando você mais precisar disso.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Build a Network That Will Be There When You Nedd It With These 3 Tips”, da Entrepreneur.

Comente este artigo

Populares

Topo