Do casamento do varejo com a tecnologia nasceu o comércio eletrônico. A tecnologia possibilitou que o varejo físico se expandisse para o ambiente digital, trazendo comodidade e facilidade na hora das compras. Esse quadro, a princípio, ainda assusta alguns lojistas tradicionais, que enxergaram competição onde, na verdade, há oportunidades.
É que a mesma tecnologia que digitaliza o comércio também traz inovação para o canal de vendas offline ao oferecer uma série de soluções que ampliam a experiência de compra para o consumidor e possibilitam um melhor acompanhamento das vendas pelos lojistas. Se o físico se amplia para o canal digital, o digital também se amplia para o físico.
Nesse contexto, as lojas físicas começam a adquirir cada vez mais aspectos de lojas digitais, colocando a vitrine na tela do smartphone, mensurando os hábitos de compras de seus clientes, otimizando as formas de pagamento e entregando o produto final com qualidade.
De olho nesse cenário, selecionamos cinco soluções tecnológicas
1. Atendimento personalizado
A JET e-business, empresa pioneira de tecnologia que oferece soluções para negócios em comércio eletrônico, usou sua expertise para desenvolver o aplicativo Inteligência no Ponto de Venda (iPDV), que traz a experiência de vendas do canal online para a loja física. O app, que funciona na nuvem, é baixado no tablet ou smartphone dos funcionários da loja. A ferramenta disponibiliza uma série de recursos que oferecem uma experiência de venda mais personalizada, incluindo acesso ao histórico dos clientes, recomendação de itens relacionados com o interesse do consumidor, aplicação de descontos promocionais, entre outros. Ainda permite que o lojista faça o monitoramento e controle de vendas, o que auxilia nas tomadas de decisões.
2. Comportamento de compra
A Seed é uma empresa de inteligência de dados e métricas de consumo no mercado devarejo tradicional. Por meio de tecnologia própria, a empresa busca fornecer dados precisos de hábitos de consumo que possibilitam o cruzamento de informações para a tomada de decisões estratégicas e mensuração da eficiência do investimento em comunicação. Atecnologia da empresa conta com sensores de contagem de pessoas nas entradas dos estabelecimentos, o que permite uma série de análises baseadas na contagem de pessoas que entram nas lojas. A ferramenta calcula informações como número de visitantes por hora, horários de pico e baixa e faz a comparação de fluxo analisando os períodos.
3. Contabilidade na nuvem
A Contabilizei, escritório de contabilidade online, ajuda o empresário varejista a não perder mais tempo e dinheiro na hora de lidar com compromissos fiscais e contábeis do dia a dia. Segundo pesquisa com seus clientes, a empresa oferece uma economia de até 90% nos gastos anuais com contabilidade, graças a sua tecnologia. Por meio de uma plataforma na nuvem, a ferramenta automatiza as operações contábeis, resolvendo pendências comuns como emissão de nota fiscal eletrônica, controle de resultados e guias on-line de impostos.
4. Pagamento descomplicado
A KiiK é uma plataforma de adquirência com base mobile, que também permite realizar pagamentos por meio de seu aplicativo, disponível para Android e iOS. A KiiK oferece para os estabelecimentos diversas vantagens como a possibilidade de eliminar as máquinas de cartão, compensação em 2 dias, taxas flexíveis e competitivas, sem contar que não possui custo de ativação, aluguel, manutenção e treinamento, além de permitir o acompanhamento em tempo real das transações. A KiiK pode ser uma opção de pagamento tanto em lojas físicas, como no delivery e e-commerces.
5. Entregas no mesmo dia
O Rapiddo, serviço online sob demanda para entregas expressas por meio de motoboys, motoristas e bikers, apresenta entre os seus principais diferenciais o preço competitivo em relação às demais empresas do mercado, gerando uma economia que pode ultrapassar 30%. Sua inteligência no processo de entrega permite ao cliente o total acompanhamento do transporte de seu produto, desde o local de saída até o destino final, simplificando o dia a dia da empresa que solicita o serviço. A eficiência da logística de última milha – última etapa do ciclo de entregas – do Rapiddo permite que as encomendas sejam roteirizadas e realizadas em ampla área geográfica.