X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

restaurant worker or owner
Apps & Tools

5 aplicativos e plataformas digitais para PMEs


Um estudo do Sebrae realizado em 2010 apontou que 27% das empresas paulistas fecham antes de completar um ano. Os números agravam até o sexto ano, quando atingem 64% de mortalidade, sendo que as pequenas e microempresas representam 96% desse universo.

No entanto, o levantamento aponta ainda a importância das MPEs comerciais e de serviços na geração de postos de trabalho e renda, sendo que estes setores cobrem 80% da atividade total das MPEs, tanto em termos da receita gerada como das pessoas neles ocupadas, servindo como um “colchão amortecedor” do desemprego.

A tecnologia tem sido uma forte aliada das MPEs. Em pesquisa encomendada pela Microsoft e realizada pelo The Boston Consulting Group (BCG), foi constatado que as pequenas e médias empresas líderes na adoção das mais recentes tecnologias da informação superam muito seus concorrentes no mercado. No Brasil, as empresas analisadas aumentaram sua receita anual em 16% e criaram novos empregos 11% mais rápido que empresas com níveis menores de adoção de tecnologia entre 2010 a 2012. No caso do Brasil, as PMEs são responsáveis por 40% do PIB e 53% da taxa de emprego.

O relatório do BCG também aponta que a mais recente onda de avanço tecnológico aumenta as possibilidades de maior inovação e crescimento para os negócios, que passam a ter nestas tecnologias um motor para seu avanço no mercado. A pesquisa revelou que as PMEs líderes em tecnologia melhoraram sua produtividade, conectam-se com novos clientes e mercados, inclusive de diferentes regiões ou países, e tornam-se mais competitivas.

O brasileiro é um povo muito criativo e com a ajuda da tecnologia, tem superado a crise com a criação de modelos de negócios inovadores e bem sucedidos, que ajudam, inclusive, outras MPEs a impulsionar seus negócios.

Conheça alguns exemplos:

Rapiddo – Criado em 2014, o aplicativo para chamada de motoboys para entregas expressas, no mesmo dia, permite que o profissional aumente sua renda em mais de 40%. A geolocalização da solicitação da a possibilidade do motoboy atender a mais próxima, sem a necessidade dele percorrer grandes distâncias. Além disso, enquanto as tradicionais agências ficavam com a maior parte do pagamento das entregas, sem levar em conta os custos dos motoboys com combustível e manutenção das motos, por exemplo, usando o aplicativo Rapiddo, o motoboy fica com 80% do valor da corrida. Já para as empresas, o Rapiddo gera uma economia  de mais de 30% nos processos de entregas, com a possibilidade de acompanhamento em tempo real o percurso do motoboy, além da geração de um relatório online para checar as solicitações feitas, permitindo um controle administrativo eficaz.

IguanaFix – A empresa argentina chegou ao Brasil em 2014 com a proposta de oferecer em sua plataforma a possibilidade da contratação de pintores, pedreiros, eletricistas e encanadores, por exemplo. Quem procura por esses serviços recebe de forma prática, segura e gratuita, propostas rápidas de orçamentos. Por outro lado, os profissionais aumentam consideravelmente a forma de oferecer os seus serviços, geralmente feitos no tradicional boca a boca, ganhando abrangência e escalabilidade.

GetHelp – O aplicativo/plataforma lançado há um mês busca atender as necessidades e urgências dos motoristas que usam as rodovias brasileiras. Por meio do GetHelp, além de informações detalhadas das concessionárias, como por exemplo, a malha viária atendida por cada uma delas e telefones de emergências, o motoristas pode solicitar serviços médico e mecânico, guincho, chaveiro, borracheiro etc. O aplicativo permite a esses profissionais atingir um público até então não atendido, direto nas rodovias, ampliando sua área de atuação e colocando-os em contato com a tecnologia, ferramenta ainda pouco explorada por eles.

Holipet – Marketplace para pets, o Holipet, traz maior eficiência no processo de contratação de serviços e no mercado de consumo de produtos para animais de estimação. A ideia é oferecer uma plataforma que possibilite aos prestadores de serviços e estabelecimentos pets ampliarem o seu negócio de maneira sustentável; facilitar a comunicação com os donos de pets que possuem necessidades semelhantes, mas muitas vezes específicas; e apoiar causas de proteção animal. Com o Holipet, profissionais veterinários, adestradores, dog walkers, Pet Sitters, além de estabelecimentos petfriendly, banho e tosa e hotéis, têm a possibilidade de oferecer seus serviços num portal segmentado para pets, tornando-se uma vitrine e um canal completo para quem busca cuidados completos para os bichos de estimação.

Contabilizei – O escritório de contabilidade oferece atendimento online e por meio de uma plataforma inteligente, traz mais facilidade, economia e transparência na organização e regularização dos compromissos contábeis de micro e pequenas empresas prestadoras de serviços das mais variadas áreas e de todo o país. Ao automatizar as operações contábeis, o serviço gera uma economia de até 90% dos valores que seriam gastos com o modelo tradicional.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot